A exposição “Lendas Brasileiras” poderá ser vista entre hoje (3) e 24 de agosto no recém-reformado Centro Cultural de Diadema (teatro Clara Nunes), dentro do espaço Cândido Portinari. Com 20 painéis que ilustram as diversas estórias do folclore nacional, a mostra gratuita é a primeira de uma série de ações culturais que serão promovidas pela prefeitura de Diadema em parceria com a fabricante de sistemas e componentes automotivos Dana, que possui um complexo industrial na cidade.
O projeto de incentivo cultural será voltado principalmente às crianças da rede municipal de ensino de Diadema. O objetivo é apresentar à nova geração os seres fantásticos que povoam o vastíssimo repertório de lendas no Brasil. “Pouco espaço tem sobrado para o Curupira, o Saci ou a Iara, que já foram poderosos senhores das florestas. Eles têm sido sistematicamente derrotados pelos heróis fantásticos dos modernos desenhos animados ou séries televisivas em suas aventuras rápidas, rasteiras e pasteurizadas”, declara Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana.
Para a exposição, foram recolhidos quase uma centena de relatos de várias regiões do Brasil. São estórias de duendes, animais inteligentes, seres poderosos ou lições moralistas que têm suas raízes fincadas nas várias culturas que formaram o País: os índios, os europeus e os africanos. O objetivo do trabalho é registrar algumas das estórias mais populares que formam o patrimônio cultural do povo brasileiro. Os critérios de seleção para as lendas incluídas na exposição foram o grau de conhecimento de cada uma, a disponibilidade de fontes de consulta, as origens e o caráter fantástico de cada situação ou personagem.
O contato com a arte de qualidade desperta nas crianças o senso crítico e a capacidade de discernimento sobre o que é importante e necessário para o bom desenvolvimento intelectual. “Nossa maior recompensa tem sido observar o interesse das crianças diante de ilustrações como a do Negrinho do Pastoreio, do Saci, da Bruxa Nicácia e das outras lendas expostas. Se daqui a alguns anos estas crianças puderem lembrar-se do impacto destas imagens e da beleza destas estórias, transmitindo às novas gerações um pouco da cultura do povo brasileiro, nosso objetivo terá sido atingido”, finaliza Luciano Pires.
De acordo com o protocolo de intenções firmado com a Dana, assinado no mês passado pelo prefeito de Diadema, José Filippi Junior, e pelo secretário da Cultura da cidade, Gilson Menezes, a prefeitura será responsável pelo transporte das crianças das escolas até os locais das exposições. Além do “Lendas Brasileiras”, nos próximos meses, a parceria prevê a realização de outras atrações do projeto Dana Cultural, como as exposições Lampião: uma viagem pelo cangaço, Brasil: terra à vista, Janela Mágica: a história da televisão brasileira e Revivendo um ícone – a saga Fittipaldi, além da exibição do filme EcoQuest – uma incrível jornada ecológica em 3D.
Serviço
O que: Exposição Lendas Brasileiras
Onde: Centro Cultural Diadema (Teatro Clara Nunes), no Espaço Cândido Portinari.
Rua Graciosa, 300 – Centro – Tel.: 11 4043-3983
Quando: de 3 a 24 de agosto
Horário: das 13h às 20h
Quanto: gratuito