A Dana firmou um contrato de longo prazo para fornecer um novo dispositivo de acoplamento projetado para ser usado com as novas tubulações de freio, que são mais resistentes à corrosão. Este dispositivo, chamado de trava mecânica, será usado nas tubulações de freio das minivans Dodge Caravan e Chrysler Town & Country, reprojetadas recentemente.
A trava mecânica patenteada pela Dana foi desenvolvida para resolver problemas de montagem das novas tubulações de freio, que são mais resistentes à corrosão, porém mais difíceis de soldar.
O novo dispositivo de acoplamento permite que os tubos revestidos, com Nygal e Galfan, por exemplo, possam ser unidos sem os custos e componentes adicionais que normalmente seriam necessários. O resultado é um processo de montagem mais robusto que elimina a preocupação com torque excedente ou insuficiente, reduz problemas de alinhamento e aumenta o poder de vedação.
“Esta trava mecânica é outro exemplo de inovação da Dana que agrega valor para nossos clientes”, diz Bill Carroll, presidente interino do grupo. “Podemos oferecer desempenho superior de acoplamento com tubulações mais duráveis e preço competitivo”, completa.
Produzida na unidade da Dana em Pensacola, Flórida (EUA), a trava mecânica incorpora um novo design que substitui a porca do tubo por um cartucho projetado cuidadosamente para “fechar mecanicamente” o tubo no lugar. O dispositivo também é aplicável na direção hidráulica e no ar-condicionado.
“A Dana tem tradição de 100 anos de inovação em produtos e processos”, diz Mike Laisure, presidente do Grupo de Motor e Gerenciamento de Fluidos da Dana. “Diversas vezes, a inovação de processo é como a chave para introduzir novos produtos no mercado. A nova trava mecânica da Dana é um exemplo desse tipo de inovação”, finaliza o executivo.