Começa hoje o “SAE World Congress”, Congresso SAE Internacional, um dos mais importantes eventos de engenharia do setor automotivo no mundo, que vai até quinta-feira (14), em Detroit (EUA). Hoje, os engenheiros que projetaram o Corvette Z06 fazem uma apresentação para descrever as tecnologias que tornam o recém-lançado veículo o mais rápido esportivo em produção em sua categoria. A equipe que projetou o Corvette usou alumínio e fibra de carbono para aperfeiçoar o design (mais leve e robusto), além de aumentar sua performance.
Os engenheiros da Dana tiveram grande participação no projeto e desenvolveram uma estrutura completa, chamada “spaceframe”, toda em alumínio, que proporciona extrema leveza ao Corvette Z06. A massa (em kg) da estrutura também foi reduzida em mais de 30% em comparação à geração anterior, que possuía estrutura em aço.
Além do “spaceframe”, a Dana fornece sistemas de vedação e anéis de pistão para o projeto do Corvette Z06. Duas “joint ventures” da Dana produzem conteúdos importantes para o veículo. A Tremec, com unidade no México, fabrica a transmissão e a Getrag, com sede na Alemanha, o diferencial traseiro.