Diversos executivos e engenheiros da Dana vão debater as tecnologias emergentes e os desafios enfrentados pela indústria automotiva no Congresso Mundial SAE 2005, que acontece em Detroit (EUA), até amanhã (14/4).
Chuck Heine, presidente de desenvolvimento de tecnologia da Dana, participará de um painel que discutirá o papel da indústria automotiva em gerar oportunidades com o exército americano. Heine vai apresentar o trabalho da Dana com as forças armadas e outros para incorporar a tecnologia RDS™ da Permo-Drive Pty Ltd. no sistema Intelligent Hydraulic Drive™ da Dana, para a família de veículos táticos médios do exército americano.
“A indústria automotiva civil e a militar têm se beneficiado há bastante tempo por trabalharem juntas. Ambas são focadas em criar tecnologias seguras para veículos, de forma rápida, e o compartilhamento de informações resultou em diversas inovações ao longo dos anos”, diz Heine. “É imperativo que a indústria automotiva e governo dos Estados Unidos continuem colaborando para o avanço do transporte”, complementa.
Robert Leonardi, diretor de propriedade intelectual da Dana, participará de um painel para debater as vantagens de se licenciar a tecnologia tanto da perspectiva do criador quanto do cliente.
“Com as empresas direcionando suas verbas de pesquisa para seus produtos ou áreas principais, é preciso considerar os benefícios de se licenciar tecnologia ou outra propriedade intelectual interna e externamente”, disse Leonardi.
Além das discussões dos painéis, os cientistas e engenheiros da Dana apresentarão 13 trabalhos técnicos que destacam uma série de tecnologias, incluindo:
– A nova tecnologia de tratamento por calor AtmoPlas™ da Dana e sua utilização nos campos de sinterização e de carburização. O AtmoPlas utiliza o plasma que é gerado e sustentado na pressão atmosférica para aproveitar a energia de microondas, que rapidamente processa metais por meio de calor e permite processos e materiais que antes não eram possíveis.
– O projeto, o desenvolvimento e a fabricação do novo “spaceframe” da Dana, todo em alumínio, que foi especialmente projetado para o Chevrolet Corvette Z06 2006, lançado esse ano no Salão Internacional do Automóvel. Os engenheiros da Dana reduziram a massa (em kg) do “spaceframe” em mais de 30%, se comparado ao projeto original em aço.