A Ford renovou o contrato de fornecimento com a Dana dos chassis completos para os utilitários-esportivos Ford Expedition e Lincoln Navigator 2007, bem como para os novos Expedition EL e Navigator L.
Os chassis serão produzidos com a tecnologia RoboClamp, patenteada pela Dana, que permite a manufatura de longarinas hidroformadas de até quatro metros de comprimento. Este é um tamanho significativo, considerando que a Expedition EL terá mais de 5,4 metros.
A longarina hidroformada consiste em uma peça única, de design tubular, que dispensa a estampagem, diminui o número de soldas e possibilita uma significativa redução de peso, em comparação ao processo tradicional de fabricação do chassi.
“O chassi da Dana é a base do veículo e define diversos aspectos de sua performance”, disse o presidente e CEO da Dana, Michael J. Burns. “Os chassis hidroformados permitem que Ford reduza a complexidade das peças, melhore a montagem e aumente a segurança dos veículos, além de garantir mais conforto aos passageiros.”
A Dana fornece os chassis para a Expedition e para o Navigator desde o lançamento desses veículos, em 1997. Dependendo da configuração do motor e da transmissão, fornece também o resfriador de óleo da transmissão, diversas juntas e produtos de transferência de fluidos.
Os modelos Ford Expedition e Lincoln Navigator receberam do governo americano a mais alta classificação em crash tests frontais.
A Dana foi nomeada para integrar a Família de Fornecedores Estratégicos da Ford, uma lista de elite com os fornecedores que fazem parte da Estrutura de Negócios Alinhada da montadora. O programa foi desenvolvido para garantir aos fornecedores selecionados contratos mais longos e volumes mais elevados de trabalho, a fim promover avanços tecnológicos. O processo de seleção incluiu pesquisa de qualidade do produto, tecnologia, desempenho de entrega, programa de gerenciamento de habilidades e capacidade de produzir na China e na região Ásia/Pacífico.