A Dana é uma das empresas que apóiam a Expedição Agrale Marruá, que acontece de 4 a 19 de março, entre Caxias do Sul (RS) e Cuiabá (MT). Fabricante do sistema de controle antideslizante Trac-Lok™, dos eixos traseiros e dianteiros e dos cardans para os veículos Agrale Marruá, a Dana vai fornecer componentes sobressalentes para os participantes da prova.
Ao longo dos cerca de 3.500 km de estradas e trilhas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, os veículos Marruá vão enfrentar diversos trechos com lama, cascalho e dunas. Dessa forma, o sistema Trac Lok da Dana será de fundamental importância para a segurança dos pilotos e navegadores durante a expedição, pois vai proporcionar maior estabilidade aos veículos ao impedir que as rodas traseiras patinem e percam tração em situações extremas, como em pisos escorregadios ou irregulares.
Nos trechos mais difíceis, mesmo que uma roda do Marruá esteja sobre um piso sem atrito suficiente para tracionar e movimentar o veículo, o Trac-Lok da Dana é capaz de detectar qual das rodas está na iminência de patinar e o seu sistema de discos transfere o torque para a outra roda que está em condição de tração, impedindo a patinação. Com isso, o Marruá pode vencer situações e obstáculos intransponíveis para automóveis ou picapes com sistemas de tração convencionais. Nesses sistemas, o torque é distribuído igualmente entre as duas rodas. Por isso, quando uma roda patina, a outra, mesmo que esteja em piso com atrito e aderência suficientes, não recebe o torque necessário para mover o veículo.
Desenvolvido há alguns anos pela Dana, nos Estados Unidos, e fabricado em Sorocaba (SP), o Trac-Lok equipa outros veículos nacionais como as picapes Ford Ranger, GM S10 e Nissan Frontier, os jipes Troller e os utilitários-esportivos Nissan Xterra e GM Blazer.
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