O Fox, novo modelo da Volkswagen totalmente desenvolvido no Brasil, conta com tecnologia Dana no motor e no sistema de suspensão. Componentes como anéis de pistão (motor 1.0), juntas de cabeçote, bomba de óleo, válvula de partida a frio (versão Total Flex), coifas dos amortecedores, pivôs e tirantes da barra estabilizadora são produzidos por quatro diferentes divisões da Dana, localizadas em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
Os anéis de pistão dos motores 1.0 são fabricados pela divisão Perfect Circle, localizada no complexo industrial da Dana em Gravataí (RS). Produzidos com a tecnologia Riken, apresentam design otimizado que reduz o consumo de óleo e emissão de poluentes, além de proporcionar maior desempenho e durabilidade ao motor.
A divisão Fluid Systems fornecerá bombas de óleo para todas as motorizações do modelo. A unidade, localizada em Diadema (SP), será responsável também pelo fornecimento da válvula de partida a frio para as versões Total Flex.
As articulações (pivôs) do Fox, componentes de máxima segurança e responsáveis por parte da fixação da roda, são produzidos pela divisão Nakata – Componentes de Suspensão e Direção, também em Diadema, assim como os tirantes da barra estabilizadora, essenciais para o conforto e a estabilidade do veículo. Fixados nos amortecedores, os tirantes são os componentes que fazem a ligação entre a barra estabilizadora e os amortecedores.
As juntas de cabeçotes MLS (aço multicamada) e as coifas dos amortecedores das versões 1.0 e 1.6 do Fox são feitas pela divisão Victor Reinz Mercosul, em Gravataí. Com duas camadas de chapas de aço inox, revestidas por uma cobertura de elastômero especial, as juntas MLS são mais compactas, leves, dispensam a necessidade de reaperto do cabeçote e apresentam alto poder de vedação, mesmo em condições extremas de operação. As coifas do amortecedor, em material termoplástico, impedem a entrada de impurezas, aumentando a vida útil do componente.
Forte parceria
A Dana mantém estreita parceria com a Volkswagen. Prova disso foi a criação, em 1996, da SM Sistemas Modulares, operação exclusiva para atender a montadora. Resultado da associação da Dana com a TRW-Varga, a SM Sistemas Modulares já ultrapassou a marca de 9 milhões de módulos (de suspensão dianteira, do quadro do motor e do eixo traseiro) fornecidos à Volkswagen, que equipam mais de 2,2 milhões de veículos produzidos pela montadora no Brasil. Para a Volkswagen, a Dana fornece ainda um amplo pacote de soluções, como pivôs, barras de direção, juntas de motor, componentes de borracha, anéis de pistão, bombas de água e óleo, eixos cardan e diferenciais.