História
A Dana Incorporated vem transformando a indústria de mobilidade desde a sua fundação em 1904.
Desde a invenção da cruzeta, a junta universal, que literalmente libertou a indústria eliminando rodas dentadas e correntes, até o desenvolvimento de sistemas de propulsão totalmente integrados para os sistemas de acionamento eletrificados mais complexos da atualidade, a Dana continua sendo líder na revolução do transporte de energia.
Ao longo dos anos, os nossos produtos ajudaram a impulsionar os maiores veículos da história – do Modelo T e o Jeep da Segunda Guerra Mundial, a um dos primeiros veículos elétricos a bateria produzidos em massa. Nossos produtos são encontrados em plataformas de 18 rodas, máquinas gigantes de terraplanagem e alguns dos carros esportivos de alto desempenho mais rápidos do mercado.
Nos orgulhamos em dizer que somos uma das únicas 52 empresas incluídas na lista Fortune 500 todos os anos desde a sua primeira publicação em 1955 e continuamos sendo uma das empresas há mais tempo com ações registradas na Bolsa de Valores de Nova Iorque.
Clarence Spicer inicia sua empresa baseado em sua invenção patenteada da junta universal encapsulada, em Plainfield, Nova Jersey, nos EUA.
Ver linha do tempo visualA Dana realiza experimentos de conceitos de transmissão para veículos elétricos, décadas antes da produção dos carros elétricos e híbridos.
Ver linha do tempo visualConclusão da aquisição dos negócios de transmissão de força e sistemas hidráulicos do Brevini Group, S.p.A. para aplicações fora-de-estrada.
Ver linha do tempo visual- 1900
- 1910
- 1920
- 1930
- 1940
- 1950
- 1960
- 1970
- 1980
- 1990
- 2000
- 2010
- 2020
Clarence Spicer abre sua empresa em 1º de abril, com base em sua invenção patenteada da junta universal encerrada, em Plainfield, New Jersey.
As primeiras cruzetas / juntas universais C.W. Spicer são enviadas para a Corbin Motor Company em Connecticut.
A empresa de Clarence Spicer muda de nome para Spicer Manufacturing Company.
O advogado Charles Dana adquire o controle acionário da Spicer Manufacturing Company. Décadas depois, em 1955, ele diz: "Não sei o que teria acontecido se eu não tivesse entrado na empresa Spicer. O Sr. Spicer tinha um eixo cardan que era muito procurado pelos fabricantes de automóveis e caminhões. Se tivesse ido fora do mercado, às vezes me pergunto o que teria acontecido com a indústria automotiva."
Charles Dana se torna presidente e tesoureiro.
De olho no crescimento além das cruzetas e eixos cardans, Charles Dana completa três grandes aquisições de fabricantes de chassis, transmissão e eixos. Uma dessas empresas, a Salisbury Axle, mais tarde se tornará a Spicer Axle Division da Dana.
Spicer é listada na Bolsa de Valores de Nova York.
Os lucros aumentam consideravelmente devido ao aumento da produção de automóveis com preços abaixo de US $ 1.000 e à demanda de caminhões pelo governo dos EUA.
Spicer inicia operações internacionais na Inglaterra.
Spicer muda sua sede e a maioria das operações para Toledo, Ohio, mais perto de Detroit, o centro do mundo automotivo.
A Grande Depressão e os menores volumes de produção de veículos afetaram as vendas e os lucros de Spicer. A empresa retorna à lucratividade em 1933.
A última das 40 patentes americanas e francesas de Clarence Spicer foi emitida em 20 de dezembro, menos de um ano antes de sua morte.
As vendas de carros, caminhões e ônibus atingiram seu ponto mais baixo na era da Depressão, mas a Spicer continua lucrativa.
À medida que os EUA começam a mobilização para a guerra, a empresa se reequipa para a produção de veículos militares e outros materiais de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.
A Spicer Manufacturing Corporation foi renomeada para Dana Corporation em reconhecimento aos 32 anos de liderança de Charles Dana. Spicer torna-se a marca registrada dos produtos de transmissão da empresa.
A Albarus é fundada em Porto Alegre, RS pelo imigrante alemão Ricardo Bruno Albarus
Em seu 50º aniversário, a Dana emprega 3.500 pessoas.
A Albarus firma acordo técnico com a então Spicer Manufacturing nos EUA para fabricar cruzetas para o mercado de reposição.
Dana expande operações internacionais para a América do Sul.
O New York Times declara que o diferencial do Powr-Lok® da Dana está "entre as melhorias de engenharia mais significativas" da história automotiva.
A empresa apresenta o primeiro controle de cruzeiro nos modelos 1958 da Chrysler.
Expande os negócios para os mercados de caminhões pesados, off-road e equipamentos agrícolas.
Dana passa a ser acionista da Albarus no Brasil.
As operações globais agora estão localizadas na Argentina, México, Japão, Suécia, África do Sul e Espanha.
O concurso "Spicer Search" busca a transmissão mais antiga da empresa ainda em operação. Uma transmissão Brown-Lipe Modelo 50 1919, ainda em serviço em um caminhão, leva o grande prêmio.
A Dana adquire a Victor Gasket Manufacturing Company.
Charles Dana se aposenta como Presidente e CEO após 53 anos de serviço contínuo.
A Dana conduz experimentos de conceitos de transmissão para veículos elétricos, décadas antes da produção de carros híbridos e elétricos.
Dana passa a ser controladora da Albarus no Brasil.
A Dana exporta produtos para 123 países.
Dana quebra a barreira de vendas de US $ 1 bilhão.
É colocada a pedra fundamental do Complexo Industrial em Gravataí.
Charles Dana é introduzido no Automotive Hall of Fame.
Iniciamos a produção em Gravataí, com a operação de cruzetas para os cardans.
A Dana comemora 75 anos.
Dana cresce rapidamente nos campos da energia eletrônica, mecânica e fluida.
A divisão de eixo de transmissão Spicer desenvolve o primeiro eixo de transmissão todo em alumínio do setor.
A Dana supera US $ 4 bilhões em vendas anuais.
A Dana adquire a Reinz Company e forma a nova marca Victor Reinz para juntas de motor, produtos de vedação e protetores termo-acústicos.
Clarence Spicer passa a ser membro do Automotive Hall of Fame.
A Dana tem 3.500 funcionários na Ásia; só os negócios com fabricantes japoneses crescem para US$ 240 milhões.
A Dana adquire a Plumley Rubber Company em Paris, Tennessee, nos EUA, para reforçar seu portfólio de produtos de vedação.
A Dana faz sua maior aquisição até então, comprando as operações da Clark-Hurth da Ingersoll-Rand para criar o Grupo de Componentes Fora-de-Estrada.
A Dana adquire a Long Manufacturing (fundada em 1903), adicionando extensas capacidades de gerenciamento térmico.
Início de produção do Rolling Chassis, conceito inovador para a picape Chrysler Dakota produzido em Campo Largo, no Paraná.
A Divisão de Eixo de Transmissão Spicer ganha o Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige.
A Dana recebe o Prêmio de Cidadania da Ford Motor Company em reconhecimento aos esforços de desenvolvimento de minorias, apoio da comunidade e iniciativas ambientais.
A Ford homenageia a Dana com um Prêmio de Excelência Mundial como um dos principais fornecedores da empresa em 2002.
A Volvo homenageia a Dana com o Prêmio de Excelência.
A GM homenageia a Dana como Fornecedor do Ano em 2002 por sua tecnologia de célula de combustível.
A Dana celebra seu 100º aniversário.
Um centro de engenharia de 180.000 pés quadrados é inaugurado em Toledo, Ohio.
A Dana amplia sua posição de liderança no mercado de sistemas de transmissão de veículos comerciais com uma participação de 50 por cento na Dongfeng Dana Axle Co., Ltd., sua joint venture na China.
Conclui acordo estratégico com a SIFCO S.A., tornando a Dana o fornecedor líder de sistemas de transmissão completos na América do Sul.
A Dana apresenta os eixos diferenciais tandem Spicer® Pro-40 ™ com peso reduzido (50 kgs) e densidade de potência aprimorada para caminhões pesados.
Faz parceria com a Bosch Rexroth AG para desenvolver uma transmissão hidromecânica variável para reduzir o consumo de combustível em veículos fora de estrada em até 20 por cento.
Dana firma parceria estratégica com a SIFCO, crescendo suas vendas em 35% no Brasil e se estabelecendo como Full Driveline Supplier no País.
Homenageado com o Prêmio Frost & Sullivan de Melhores Práticas para Inovação Tecnológica pelo processo proprietário por trás dos eixos de transmissão da série Spicer® Diamond ™.
Dana e Ford são homenageados com o prêmio Automotive News PACE Innovative Partnership por trazer ao mercado uma tecnologia térmica que melhora a eficiência de combustível em até 4 por cento.
Início da produção em Gravataí, no Brasil das maiores juntas homocinéticas para terminação de eixos cardans para picapes pesadas, 100% exportadas
O Centro de Tecnologia em Wuxi, na província de Jiangsu Provence na China, uma instalação de 12 mil metros quadrados, é inaugurado.
Início da produção dos eixos pesados S130 em Sorocaba, no Brasil
Dana incluída na lista da Forbes das 100 empresas mais confiáveis da América em 2014.
A Dana e a Audi recebem o prêmio Pace Innovation Partnership Award de 2015 pelo desenvolvimento de placas separadoras de corpo de válvula de aço multicamadas parcialmente revestidas de Victor Reinz.
A Dana abre seu 16º centro de tecnologia em Cedar Park, Texas e a fábrica de engrenagens Dana Spicer Tailândia.
James K. Kamsickas é nomeado presidente e CEO.
Dana Holding Corporation muda o nome para Dana Incorporated.
Dana incluída na lista da Forbes das 100 empresas mais confiáveis da América em 2016.
Dana finaliza a aquisição das operações de forjaria e usinagem da SIFCO em Campinas e Jundiaí, movimento alinhado com sua estrutura verticalizada de produção no Brasil.
Dana recebe pela 4ª vez o Prêmio Interação da Mercedes Benz do Brasil.
Aquisição concluída do Grupo Brevini, negócios de transmissão de energia e energia fluida S.p.A.
A Dana inova em uma nova fábrica de engrenagens na Europa.
A Dana inaugura novas instalações de produção em Toledo, Ohio, que já abrigou a fábrica original da Jeep®.
A Dana ganha o prêmio Automotive News PACE pela junta da bomba de transmissão de aço multicamadas.
A Dana abre sua 16ª instalação chinesa em Yancheng, produzindo soluções de gerenciamento térmico e energia nova.
A Dana e a Hydro-Quebec anunciam uma joint venture estratégica, posicionando a Dana como líder em geração e transporte de energia para veículos eletrificados.
Relançamento da marca Albarus no mercado de reposição brasileiro.
Dana ganha o prêmio Automotive News PACE pelo sistema de eixo Spicer® AdvanTEK® Ultra ™.
A Dana conclui a compra do segmento de sistemas de acionamento do Grupo Oerlikon. Inclui as marcas Graziano e Fairfield, bem como Vocis, Ltd. e Ashwoods Electric Motors.
Dana adquire a Nordresa.
Dana é reconhecida pela General Motors como Fornecedor do Ano de 2019 para Tecnologias de Driveline e Fornecedor do Ano da FCA pela Otimização de Valor.
Dana recebe o 1º lugar no Prêmio Benchmarking Brasil pelo case de Reciclagem de 100% de resíduos de borracha em Gravataí.
Dana recebe o Prêmio de Melhor Empresa para PCD Trabalhar por seu case de inclusão social em Gravataí.
Dana é reconhecida pelo segundo ano consecutivo pela Mercedes Benz do México com o Prêmio Masters of Quality.
Dana é reconhecida pela 12ª vez com o Prêmio ADVB/RS de Exportação categoria Diamante, por sua vocação exportadora.