De repente, as marchas não engatam ou o câmbio trepida ao fazer as mudanças na caixa automática. E agora, o que fazer? Será que dá para resolver? Vai ficar muito caro? Nesta matéria, Dana apresenta os problemas mais comuns em sistemas de transmissão automática. Confira.
A transmissão automática é um sistema crítico e delicado do veículo e precisa de cuidados e atenção adequados para garantir uma operação duradoura e sem problemas. Esses cuidados são importantes, pois um serviço de reparo pode custar caro e, dependendo do modelo e ano de fabricação do veículo, pode até superar o valor do próprio carro, caminhão ou ônibus.
Se o cliente reclamar de qualquer dos sintomas a seguir, oriente-o para buscar os serviços de sua empresa ou de uma empresa especializada em câmbio automático para evitar danos mais sérios e despesas mais elevadas com os serviços de reparação.
- Sensação de ranger ou tremer na engrenagem.
- O carro não engata ou não responde quando engatado.
- Faz barulhos mesmo na posição “N” – Neutro.
- Exala cheiro de queimado.
- Engrenagens escorregam ou desengatam.
- Fluido baixo ou vazando.
- Luz espia do motor acesa no painel.
Esses sintomas da transmissão automática estão dizendo para prestar atenção e buscar a ajuda de um profissional especializado o quanto antes.
A transmissão automática é um sistema mecânico muito complexo e controlado por computador. Assim, a transmissão automática pode ser mais cara para consertar do os serviços no motor (dependendo do seu carro).
- Sensação de ranger ou tremer na engrenagem
A transmissão automática, normalmente, funciona de forma suave ao mudar de marcha e foi projetada para o motorista não sentir nenhuma sensação de ranger, escorregar ou tremer quando o carro muda de marcha.
Quando a transmissão está começando a apresentar problemas, esses sintomas podem parecer insignificantes. Mas, é melhor prestar atenção neste ponto porque provavelmente vai piorar com o uso. Quando a transmissão automática tem engrenagens danificadas, elas pioram progressivamente.
- O carro não engata ou não responde quando engatado
Quando colocamos o carro em movimento ou marcha à ré, ele responde imediatamente ou há um atraso? A transmissão do carro não engata quando colocamos em movimento ou marcha à ré? Esses são os dois problemas que podem sinalizar um problema. Isso pode indicar um problema com o fluido. Esse é um problema que pode ser simples de resolver, pois é provável que o fluído esteja degradado e se tornado mais espesso. Neste caso, uma boa troca de fluidos pode ajudá-lo.
Outra hipótese é que exista um problema no sistema do computador. Às vezes, fazer uma varredura no computador do carro também pode resolver o problema. Se nenhuma das ações resolver o problema, é hora de deixar um mecânico de transmissão qualificado dar uma olhada.
- Faz barulhos mesmo na posição “N” – Neutro.
Se de repente o cliente começar a ouvir um barulho de zumbido ou estalo sob o carro como nunca ouviu antes, pode haver problemas de transmissão. Esse problema provavelmente pode ser menor, mas pode sinalizar algo pior.
Alguns ruídos que vêm da sua transmissão podem ser causados pela queda do nível do fluido da transmissão automática ou perda de sua eficiência lubrificante. Este fluido tem o trabalho pesado de manter uma incrível quantidade de engrenagens e componentes mecânicos lubrificados. Com o tempo e o uso, esse fluido perde suas propriedades protetoras e não impede esse atrito. O atrito é o que danifica esse complexo sistema de transmissão automática.
Se você ouvir ruídos de estalo e suspeitar que está vindo da transmissão, a transmissão pode já ter uma parte interna falhando. Se for esse o caso, é importante que a transmissão automática seja examinada imediatamente.
- Cheira a queimado
Carro não é churrasqueira e não deve ter cheiro de queimado e isso é algo para se preocupar. Uma das causas mais comuns de cheiro de queimado da transmissão é o fluido superaquecido. O fluido da sua transmissão tem um papel super importante na proteção desse sistema caro e complexo funcionando corretamente. Principalmente é lubrificação.
Quando as habilidades lubrificantes do fluido de transmissão diminuem, como acontece com o tempo e a quilometragem, ele permite um atrito prejudicial entre todas as peças. O atrito provoca a quebra de peças e acúmulo de detritos e formação de borra é bastante provável. Todos esses problemas juntos eventualmente levam a uma falha completa na transmissão. Isso é caro e bastante inconveniente.
Às vezes, a causa é simplesmente o baixo nível do fluido da transmissão. Isso geralmente é causado por um vazamento porque na maioria dos carros, ao contrário do óleo do motor, o fluido da transmissão não diminui com o tempo. Além disso, isso pode acontecer com o tipo errado de fluido adicionado ao seu veículo específico.
- Engrenagens escorregam ou desengatam.
Se a transmissão está entrando e saindo das marchas quando o veículo está em movimento independente da alteração de velocidade ou solicitação de torque do motor, isso pode ser um problema.
O computador do carro define para a transmissão quando mudar entre uma marcha e outra. Ele diz ao carro quando enviar energia para as rodas. Se algo estiver com defeito aqui, o sinal não está sendo enviado corretamente.
A patinação das marchas é um problema sério de segurança. Se a transmissão automática do carro estiver patinando e trocando marchas, oriente o cliente para que passe na oficina imediatamente – com segurança. Se perceber que não é seguro dirigir o carro, providencie um reboque para buscar o carro o cliente.
- Fluido de transmissão baixo ou com vazamento
O cliente liga para você e avisa que já viu um fluido vermelho brilhante ou possivelmente vermelho escuro sujo no chão da garagem. Alta probabilidade de que ela está vendo fluido de transmissão automática sob o veículo. Como o fluido da transmissão nunca deve vazar, isso pode levar a uma quebra muito séria e completa da transmissão – o que é muito inconveniente e caro.
Ao contrário do óleo do motor, o fluido da transmissão normalmente não diminui devido ao tempo e à quilometragem. Então, se ele viu um pouco fluido de transmissão, então há um vazamento em algum lugar. Fluido com nível baixo pode criar grande atrito na transmissão, o que danificará as peças internas e, eventualmente, levará a uma quebra completa da transmissão.
Se nada for feito, isso se tornará um problema muito sério. Mas, não precisa ser assim. Às vezes, um vazamento é um serviço de baixo custo, necessitando apenas substituir uma junta com vazamento ou uma mangueira. Apenas lembre-se, não negligencie um pequeno problema na transmissão, para não ter um grande problema mais tarde.
- Verifique se a luz do motor está acesa
A luz “Check Engine” está lá para ajudá-lo a saber que há um problema atual ou futuro no carro. Essa luz pode indicar um problema em vários sistemas diferentes do carro, inclusive na transmissão.
A transmissão contém vários sensores que podem captar qualquer coisa incomum na transmissão. Esses sensores enviam sinais ao seu computador de que algo está errado. Então, a luz do mecanismo de verificação passa essa mensagem de que algo está errado.
Muitos problemas na transmissão começam pequenos. Ignorar os sinais como os sintomas listados acima geralmente leva a reparos super caros. Alguns reparos são pequenos e acessíveis e podem evitar uma conta enorme mais tarde.