Quando devemos usar cada uma delas? Quais cuidados na aplicação de cada uma? Podem ser usadas conjuntamente? Tire suas dúvidas sobre a utilização das juntas de motor Victor Reinz e da junta de silicone Reinzosil.
Tanto as juntas feitas em metal e outros materiais quanto os selantes químicos executam as mesmas funções, ou seja, a perfeita vedação do cabeçote do motor e de outros componentes do veículo, como transmissão e diferencial, evitando fuga de líquidos ou gases.
No entanto, cada uma delas possui características específicas e aplicações apropriadas que devem ser observadas rigorosamente pelo profissional da reparação automotiva na hora da substituição.
Para os serviços de vedação entre componentes do motor existem dois tipos de juntas no mercado:
Juntas de vedação sólidas – Produzidas a partir de metais e outros matériais como papelão hidráulico, borracha e cortiça, ou pela combinação destes e outros materiais. Quando aplicadas, formam um elemento mecânico no mesmo formato de contorno das superfícies a serem unidas.
Juntas líquidas – Também chamadas de cola ou trava química, têm como base ingredientes como o silicone, elastômeros e flúor, são aplicadas em filetes do produto e formam uma camada que se espalha ao serem comprimidas, unindo as superfícies das partes.
Ambas são utilizadas na vedação e junção das partes do motor e da transmissão, sendo que a principal diferença entre as juntas é a maneira na qual executam a vedação.
As sólidas realizam a junção das partes pelo efeito de esmagamento ou compressão do produto entre as superfícies e contato. Já as líquidas por adesão, ou seja, o produto se espalha sobre a superfícies de contato criando uma camada que gruda e elimina os possíveis espaços vazios entre as partes.
A aplicação correta de cada um dos tipos de juntas mecânicas ou da líquida depende dos materiais de fabricação das peças envolvidas e da estrutura do sistema onde atuam. Isso é definido durante a elaboração do projeto da montadora ou do sistemista.
Isso explica porque alguns veículos novos saem da linha de montagem com a junta líquida em determinadas partes, enquanto modelos mais antigos em circulação somente utilizam juntas sólidas.
A regra geral é seguir as especificações da montadora ou fabricante do produto, nunca substituindo uma pela outra sem que haja a instrução explicita do fabricante e observando as recomendações de instalação, principalmente no tocante a forma de limpeza das superfícies envolvidas, aplicação e torque dos parafusos de fixação.
Desmontou, usa junta, então coloque uma nova
As principais circunstâncias em que as juntas precisam ser substituídas são quando o componente é desmontado em casos de irregularidade no funcionamento ou problemas que provoquem danos ou vazamentos, como superaquecimento (imagem), quebra de parafusos ou prisioneiros, falta de estanqueidade e outras situações.
A aplicação de produtos incorretos pode trazer sérios problemas para o conjunto, inclusive a perda total. Inicialmente ocorre vazamento de fluidos (água, óleo ou gases de combustão) para dentro ou fora do sistema.
Embora as juntas tenham longa durabilidade – uma junta de cabeçote pode durar mais 100 mil km em condições normais de trabalho -, fatores externos, como danos ou rachaduras na carcaça dos componentes, tipo do combustível e do lubrificante utilizados, condições do líquido de refrigeração ou falta de manutenção preventiva podem comprometer a junta e prejudicar a vedação.
Juntas sólidas
Sempre seguir as instruções de montagem, com especial atenção na planicidade ou rugosidade das partes a serem unidas, limpeza das superfícies de contato com a junta, além de observar o torque e sequência de aperto dos parafusos estabelecidos pelo fabricante.
Outras recomendações para as juntas mecânicas são:
- Não reaproveitar juntas usadas.
- Nunca montar a junta com o motor quente. Espere o motor esfriar antes de iniciar a desmontagem para evitar empenamento do cabeçote.
- Na junta e cabeçote, nunca aplique qualquer tipo de produto sobre as superfícies.
- Não aplique graxa na junta automotiva.
Passo a passo para troca da junta
- Troque os parafusos por novos e realize a lubrificação dos novos parafusos.
- Limpe a superfície do bloco do motor com auxílio de uma espátula, tomando cuidado para não alterar a rugosidade do bloco e afetar a vedação correta.
- Retire as impurezas do bloco do motor com uso de ar comprimido.
- Verifique o serviço da retífica, se for feito, quando a planicidade e rugosidade da superfície da peça.
- Atenção na montagem da junta do cabeçote para garantir o alinhamento dos furos de fixação dos parafusos.
- Aperte os parafusos seguindo as especificações do fabricante (torque medido e o torque angular).
Para serviços em veículos pesados e utilitários o reparador conta com as vantagens e segurança das juntas de motor Victor Reinz, que são submetidas a testes em condições severas e longas e fabricadas com tecnologia de ponta alemã. As juntas de motor Victor Reinz oferecem alta confiabilidade e durabilidade, materiais de alta qualidade e melhor performance com menos emissões e mais eficiência.
Junta líquida (vedação em silicone)
É um adesivo/vedante que vulcaniza com a temperatura ambiente, formando uma junta de borracha de silicone, flexível e resistente.
Aplicação:
- Remova todo o resíduo da junta antiga com um removedor de juntas.
- Aplique um filete contínuo de cola, com espessura entre 3 e 6 mm, na superfície da peça, contornando os furos dos parafusos passantes. Não coloque muito produto, pois o excesso pode penetrar dentro do conjunto e comprometê-lo.
- Aplique uma peça sobre a outra enquanto o silicone ainda estiver líquido. Como é uma substância que precisa do ar atmosférico para endurecer, espere uma hora antes de funcionar o motor.
Dana oferece o Victor Reinz® Reinzosil®, um selante universal para vedação de motores (junta líquida) para aplicações com espaço de vedação maior que 0,15 mm. Composto de silicone, permanentemente elástico, oferece excelente resistência a fluidos e temperaturas extremas (320 graus centigrados).
Não é recomendável substituir a junta sólida pela junta química ou vice-versa devido ao projeto estrutural do veículo. Se qualquer selante (ou adesivo) servisse para qualquer aplicação, as fabricantes de automóveis e motores não definiriam produtos diferentes para pontos diferentes do mesmo motor ou sistema.
A aplicação correta influencia diretamente na qualidade do reparo e nunca deve ser substituída ou aplicada simultaneamente, exceto se houver instruções ou orientações claras do fabricante sobre situações que permitam esse procedimento.
Se quiser saber mais sobre o assunto ou conhecer detalhes das juntas MLS Victor Reinz® e do selante universal Victor Reinz® Reinzosil® acesse o site site victorreinz.com.br. Se preferir, entre em contato conosco pelos nossos Canais de Atendimento.
Central de Atendimento Dana (SAC) – 0800 727 7012
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