Se ao acionar o freio o veículo trepida, geralmente, condenamos pastilhas e discos. Mas saiba que esse pode ser um sintoma de falha na trizeta. Veja como identificar e resolver essa falha.
Com certeza algum cliente já chegou em sua oficina reclamando que o volante do carro trepida ao acionar o pedal de freio. Por associação de sintomas e situação em que o problema se manifesta, sem outras inspeções, alguns reparadores já providenciam a substituição das pastilhas e discos de freios, e se surpreendem ao perceber que apesar de seus esforços o problema persiste.
Essa vibração no volante ao pisar no freio. Pode ser a trizeta, e para entender como isso acontece é preciso saber qual a função desse componente.
A trizeta (também chamada de junta tripóide ou tripeça) atua junto com o semieixo e faz parte dos itens que compõem o sistema de transmissão fazem parte do sistema de transmissão e, juntamente à tulipa, cumprem a função da junta deslizante em alguns modelos de veículos.
Os semieixos são aquelas hastes responsáveis por ligar a caixa de câmbio às rodas dianteiras do veículo e são compostos pela junta homocinética fixa, a trizeta e a tulipa. A função do semieixo é transmitir a força de torque do câmbio para o eixo homocinético, que recebe a força do motor para transferir às rodas.
A trizeta pode ser considerada a peça mais importante do semieixo, pois é ela quem passa a força do torque do câmbio para o eixo homocinético. Quando o câmbio engata uma marcha, é a trizeta que, acoplada na tulipa, recebe a força que movimenta as rodas.
Se qualquer uma delas (trizeta ou tulipa) apresentar falhas, isso pode prejudicar o funcionamento de todo o sistema de transmissão.
O procedimento recomendado para o diagnóstico é verificar o estado dos discos e pastilhas e antes de substituí-los, verificar o estado da trizeta, tulipa e junta homocinética. Se a coifa estiver rasgada, por exemplo, isso permitirá que a graxa seja expelida de dentro da tulipa, que é o componente onde a trizeta se encaixa, deixando o conjunto sem graxa, ou seja, sem lubrificação.
O atrito com a tulipa irá gerar a vibração no volante e na carroceria.
A solução para o problema é inspecionar o estado da trizeta e da tulipa, verificar demais itens do sistema de transmissão e substituir a coifa rasgada, com a aplicação da graxa na quantidade e especificação recomendada pelo fabricante.
Se qualquer dos componentes apresentar desgaste ou folga, é importante substituí-lo, tomando o cuidado de aplicar as peças corretamente e instalar somente itens de boa qualidade e procedência.
Use somente componentes Spicer e Albarus, é claro!