Carro carregado com malas e a família, pistas esburacadas, trajetos fora de estrada, sem falar nas pedras, poeira, terra, areia e outros elementos agressivos aos quais o veículo foi exposto. Mais do que lavar e remover a sujeira, é recomendável fazer uma revisão no sistema de suspensão e prestar muita atenção nos amortecedores do veículo de seu cliente. E se tiver que trocar, pode contar com os amortecedores e kits de reparo AlbarusShocks.
A suspensão é um dos conjuntos de maior importância nos veículos e, com certeza, o amortecedor é peça fundamental para o bom funcionamento de todo o sistema. Ele é responsável por controlar a movimentação das molas e manter os pneus em contato direto com o solo.
Assim, a revisão periódica dos amortecedores é muito importante por se tratar de um componente essencial para a segurança dos ocupantes do veículo e deve ser inspecionado com atenção, principalmente após ser severamente exigido em viagens de férias.
Quando a peça está desgastada, o motorista pode sentir dificuldades na condução do automóvel, como perda de estabilidade, trepidações e impactos, além de tornar a direção desconfortável.
Outro fator a ser considerado é que diversos sistemas de eletrônicos de segurança, como ABS, controle de tração e estabilidade, só irão fazer as corretas leituras de parâmetros, registros e acionamento de atuadores se os amortecedores do veículo estiverem em perfeito funcionamento.
Riscos de um amortecedor desgastado
- Pode haver aquaplanagem em pistas molhadas.
- Perda de eficiência no sistema de freios.
- Dificuldades em manobras e conversões, devido à estabilidade reduzida.
- Dificuldades para conduzir nas curvas e em vias de pavimentação irregular.
- Balanço excessivo do veículo.
- Direção desconfortável.
- Perda de foco na iluminação. O feixe de luz dos faróis poderá ser desviado devido ao balanço excessivo ou alteração na altura do veículo.
Oriente seu cliente para manter os amortecedores com a revisão em dia. Isso contribuirá para o conforto e segurança dos passageiros, além de evitar que os pneus se desgastem prematuramente e que outros componentes da suspensão venham a apresentar defeito.
A quilometragem exata para a substituição dos amortecedores pode variar em função de fatores como tipo de veículo, forma de uso e, principalmente, cuidados do motorista no trânsito. No entanto, é recomendável uma inspeção detalhada de todo o sistema de suspensão a cada 10 mil quilômetros ou sempre que o cliente reclamar de qualquer irregularidade ou ruído.
Lembre-se de sempre de trocar os amortecedores em pares, para evitar que uma peça já desgastada diminua a vida útil do novo componente, e substitua, também, coifas, rolamentos, batentes e buchas. Refazer o serviço de alinhamento pode ser necessário após mexer na suspensão.
O processo de instalação é simples e requer apenas algumas ferramentas. Acompanhe:
- Levante o veículo e remova as rodas dianteiras. Antes de remover o amortecedor, apoie o eixo sobre cavaletes ou um macaco hidráulico, para facilitar a desmontagem.
- Remova a porca do amortecedor superior. Em alguns modelos, a porca pode ser acessada por baixo do capô. Em outros, o acesso à porca é bloqueado pelo modulo do ABS. Você terá que acessar a porca através região da roda.
- Remova a porca inferior e o parafuso do amortecedor. Remova o amortecedor de seu alojamento no veículo.
- Instale o novo amortecedor. Certifique-se de instalar as novas buchas e arruelas no pino superior.
- Insira o parafuso na parte inferior e prenda com a porca. Aperte a porca superior o parafuso inferior com o torque recomendado.
- Instale as rodas.
Recomendações AlbarusShocks
- Verifique a condição dos demais componentes de suspensão, se estiverem em mau estado ou com funcionamento limitado podem comprometer a vida útil do amortecedor.
- Monte o amortecedor na vertical, com a haste para cima.
- Não segure, em hipótese alguma, a haste do amortecedor com alicate ou qualquer outra ferramenta, sob risco de danificar a haste. Qualquer risco na haste faz com que o selo retentor falhe, ocasionando vazamento e inutilizando o produto.
- Não fixe os amortecedores em dispositivos que possam amassar o tubo reservatório.
- Siga as instruções de montagem (apertos, folgas e sequência de montagem dos componentes) conforme indicado pelo fabricante do veículo.
- Amortecedores com fixação por porca na ponta da haste: utilize sempre a porca nova que acompanha o produto.
- O aperto final deve ser feito com veículo já apoiado no solo.
Se não encontrar AlbarusShocks no seu comércio de autopeças favorito, entre em contato pelos nossos Canais de Atendimento. Fale gratuitamente com o nosso Serviço de Atendimento no 0800-727-7012, pelo Whatsapp no +55-51-99839-1377 ou envie um e-mail para sac@albarus.com.br.