A frota de veículos com motores elétricos ou híbridos ainda é pequena se comparada ao total de modelos com motores a combustão interna, mas as empresas de reparação automotiva já devem se preparar para atender estes modelos também. Afinal, nunca se sabe quando um destes entrará em seu pátio. Veja alguns cuidados para atender veículos movidos a bateria.
A participação dos motores elétricos ou híbridos no Brasil ainda não chega 0,5% do total de veículos que circulam no território brasileiro. Em um mercado de mais de 50 milhões de unidades, pouco mais de 126.000 estão equipados com motores alimentados por baterias ou com motores a combustão interna combinado com outro alimentado por eletricidade.
Embora venha apresentando crescimento expressivo, esse resultado ainda está muito abaixo do potencial do mercado automotivo brasileiro e bem longe de outros países, como, por exemplo, os Estados Unidos que já conta com 5% da frota composta de veículos elétricos, ou a média 10% na Europa e 20% na China.
Isso significa que ainda demora muito para que as empresas de reparação automotiva recebam clientes com seus carros elétricos ou híbridos para execução de serviços de manutenção? Não é bem assim!
Embora a frota ainda seja pequena, existe uma oferta de cerca de 128 modelos de 34 montadoras diferentes, distribuídos entre BEV, PHEV, HEV Flex e HEV, que geram quase 20 mil novos emplacamentos no país a cada ano e esse número vem crescendo ano a ano.
Se sua empresa está instalada em regiões como Sul, Centro-Oeste e Sudeste, a probabilidade de receber um carro elétrico em sua oficina é bem grande, pois quase 50% estão nos estados de SP, MG, RJ e ES, outros 19% nos estados do Sul e mais 15% na região central do Brasil.
As oficinas mecânicas precisam se preparar e investir na capacitação e equipamentos para dar conta dessa demanda, já que é uma tendência que esses carros eletrificados se tornem cada vez mais populares no futuro e isso pode gerar um problema de mão de obra qualificada. Para você ter ideia, mesmo em países mais desenvolvidos, o mercado de carros elétricos e híbridos sofre com a falta de mecânicos especializados.
Antes de abrir o capô do veículo elétrico e começar a trabalhar, é importante ter conhecimento sobre a tecnologia destes modelos e saber os cuidados para a realização de serviços em um carro elétrico. Vamos conhecer o que são os modelos elétricos e alguns cuidados.
EV (Electric Vehicle) – A sigla em inglês para “Veículo Elétrico” – são os carros movidos apenas por um ou mais motores elétricos, que podem ser alimentados por baterias ou ter como fonte de energia uma célula de combustível.
BEV (Batery Electric Vehicle) – O “Veículo Elétrico a Bateria” é necessariamente um EV que possui um banco de baterias para alimentar os motores, demandando assim uma recarga externa em tomada ou carregadores rápidos.
HEV (Hybrid Electric Vehicle) – O “Veículo Elétrico Híbrido” combina um motor a combustão a uma ou mais unidades elétricas. Num veículo HEV, o propulsor movido a gasolina ou flex é responsável por tracionar as rodas, mas também realiza a função de gerar eletricidade para as baterias junto com as frenagens regenerativas, além de fornecer mais potência em determinadas situações, como arrancadas e ultrapassagens.
PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) – O “Veículo Híbrido Plugável” ou híbrido de recarga externa é similar ao HEV, com o diferencial de necessitar de recarga externa das baterias, em tomadas ou eletropontos, como se fosse um automóvel 100% elétrico.
A manutenção que é feita em carros elétricos e híbridos é a preventiva. Esses carros possuem características mais modernas e cada modelo tem particularidades e desafios na reparação. Por isso, é importante que os técnicos das oficinas mecânicas invistam em treinamentos especializados e aprimorem os conhecimentos e manuseio desses veículos.
Além do treinamento, é preciso adaptar as oficinas para que não aconteçam acidentes causados pelas baterias de alta tensão. Portanto, a empresa deve se preocupar com o local em que o automóvel será desmontado, que precisa ser isolado de água e demais condutores de energia.
Como os automóveis elétricos e híbridos possuem menos componentes, a manutenção é mais barata. Isso acontece porque os veículos elétricos e híbridos têm menos peças e acessórios. Dessa forma, o desgaste mecânico é menor e por isso, precisa de menos manutenção.
Mas cuidado: os motores elétricos são alimentados por baterias de alta tensão, que podem chegar a 600 volts, o que pode causar riscos de choques elétricos fatais ao operador quando não são seguidos procedimentos para desativação de bateria e demais componentes que são energizados.
Para realizar a manutenção nesses automóveis é importante usar os equipamentos de proteção individual (EPI) e ficar atento aos cabos laranja que o veículo possui. Esses cabos foram feitos para identificar os chicotes elétricos de alta tensão, o que facilita a visualização e a localização por parte do operador.
Evite o contato com esses cabos, a menos que a bateria de alta tensão na parte traseira do veículo tenha sido desconectada. Todas as baterias híbridas possuem um interruptor de segurança ou um mecanismo de desconexão para desconectar a bateria do sistema elétrico do veículo.
A localização do interruptor de segurança de desconexão da bateria e o procedimento de desconexão variam de um veículo para outro, portanto, consulte o manual do proprietário ou a literatura de serviço para obter detalhes específicos.
Outra precaução geralmente negligenciada é garantir que a ignição esteja desligada e a chave esteja afastada do veículo antes de ser reparado. Verifique se a luz “Ready” não está acesa.
Se a energia estiver ligada, o sistema de alta tensão está ativo e apresenta risco de choque se você entrar em contato direto com qualquer um de seus componentes elétricos não isolados (como o inversor sob o capô).
Outro cuidado recomendado pelos fabricantes é esperar 15 minutos antes de trabalhar no veículo após a bateria ter sido isolada ou desconectada. Os capacitores de alta tensão dentro do inversor precisam de tempo para esgotar a energia armazenada.
A maioria dos híbridos possui algum tipo de luz indicadora no painel para informar ao motorista quando o sistema híbrido está ligado. Portanto, sempre verifique se a luz está apagada, a ignição está desligada e a chave está fora do veículo antes de iniciar qualquer serviço ou reparo.
A maioria dos híbridos ou elétricos são projetados para isolar a bateria de alta tensão se o veículo se envolver em um acidente grave o suficiente para o acionamento dos airbags.
Muitos modelos possuem a bateria de alta tensão e os circuitos de fiação separados dos outros circuitos elétricos do veículo e não usam a estrutura ou o chassi como terra. Um sensor de falta de aterramento desconectará a bateria híbrida e acenderá uma luz de aviso (um ponto de exclamação dentro de um triângulo) se detectar algum vazamento de alta tensão no veículo.
Caminhões eletrificados: quais são os cuidados?
Confira nesta playlist especial no canal da marca Spicer no Youtube valiosas dicas sobre as características dos caminhões, cuidados de segurança e o que muda para fazer a manutenção e lubrifricação do cardan nestes veículos. Não dá para perder!
Agora que você já sabe que os carros elétricos e híbridos exigem mais cuidados na manutenção preventiva, que tal começar a se preparar e organizar sua empresa para receber estes clientes?
E tem mais uma boa notícia: embora a motorização seja inovadora e ainda pouco conhecida, alguns sistemas e componentes da tecnologia utilizada nos veículos com motores a combustão continuam sendo empregadas nos carros elétricos. Pode acreditar, ainda vai ter muito trabalho para sua empresa.