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Veículo não dá alinhamento? Pode ser a barra de direção.

26 fevereiro, 2025

Barras de direção danificadas podem causar problemas significativos na dirigibilidade, acelerar o desgaste dos pneus e até influir na segurança geral do veículo, sem falar que será impossível alinhar a geometria da suspensão. Mas como saber quando é hora de substituí-las? Não se preocupe: Spicer explica tudo.

Problemas na suspensão, juntas esféricas danificadas ou com folga, peças desgastadas, problemas nos pneus – desgastados, com calibragem diferente entre os lados, fora do tamanho ou desenho da banda de rodagem diferente do recomendado pelo fabricante-, podem impedir que o alinhamento da suspensão seja realizado, indicando ângulos incorretos e tolerâncias erradas na leitura do cáster, cambagem e divergência/convergência.

O alinhamento corrige e ajusta os ângulos das rodas de acordo com as especificações da fabricante. Elas devem sempre estar alinhadas verticalmente em relação ao solo e paralelas entre si. Dessa maneira, o ângulo das rodas estará adequado e devidamente alinhado na posição de assento do motorista.

O alinhamento deve ser feito nas seguintes situações:

  • Quando a direção começa a puxar para um lado;
  • Após forte impacto em um buraco ou meio-fio;
  • A cada 10 mil km.

O alinhamento das rodas do veículo é feito com auxílio de um equipamento que calcula no mínimo três tipos de ângulos primários: a cambagem, a convergência/divergência e o cáster.

  • Cambagem: ângulo de inclinação das rodas na vertical, que pode apresentar sua parte superior mais para fora ou para dentro do veículo.
  • Convergência/Divergência: é a direção para a qual os pneus estão apontando.
  • Cáster: ângulo de inclinação do eixo de direção interligado à roda em relação à vertical.

Para evitar retrabalho e reclamações do cliente, antes de fazer o alinhamento, é preciso que o veículo esteja em condições ideais. Por isso, é importante verificar a suspensão e os pneus antes de levar o carro para o alinhamento.

Um dos componentes que pode falsear os ângulos na leitura do alinhamento é a barra de direção, uma haste que conecta a caixa da direção à manga de eixo ou torre da suspensão.

A barra de direção possui em uma de suas extremidades uma bucha e na outra o terminal de direção. Estes são os componentes responsáveis por permitir articulação ao movimento e as principais peças de desgaste na barra. Alguns terminais de direção são cravados na barra, de tal modo que ao apresentarem folga não podem ser trocados separadamente, sendo necessária a troca da barra.

Outra anomalia que também pode ocorrer na barra de direção é ela entortar em função de impactos severos na suspensão levando à impossibilidade de corrigir o alinhamento.

No caso de uma barra de direção torta, jamais tente recuperá-la endireitando-a novamente, pois a peça ficará fragilizada.

Outro tipo de barra de direção é a barra axial que tem a mesma finalidade, mas com uma construção diferente. A barra axial tem em uma das extremidades uma espécie de rótula roscada que fixa diretamente na caixa de direção e na outra extremidade o terminal de direção. Tanto folga na rótula quanto no terminal causam problemas no alinhamento do veículo.

As barras de direção são peças essenciais para o funcionamento do sistema de suspensão e direção do veículo, garantindo uma condução suave e controlada.

Se uma dessas barras estiver danificada, o equipamento que efetua a leitura dos ângulos da geometria da suspensão durante o alinhamento exibirá os valores lidos, mas o técnico não conseguirá corrigi-los.

Nesses casos será preciso interromper o serviço de alinhamento, identificar a peça danificada, fazer a substituição para somente depois iniciar novamente o alinhamento.

A rotina recomendada para evitar essa situação de retrabalho na oficina ou centro automotivo antes da realização dos serviços de alinhamento e balanceamento é:

  • Suspender o veículo para aliviar as juntas esféricas;
  • Verificar as juntas esféricas quanto ao movimento para cima e para baixo;
  • Checar barras de ligação direção e demais componentes quanto à folga, trincas, desgastes e deformações;
  • Conferir os pneus quanto à pressão, tamanho e desenho da banda de rodagem;
  • Realizar os reparos necessários.

E só então realizar o serviço de alinhamento, que deve ser feito sempre que o carro passar por uma revisão periódica ou a cada 10 mil quilômetros.

Acidentes de trânsito, mesmo aqueles que não resultam em danos visíveis ao veículo, podem causar danos ocultos à suspensão e à barra de direção. Impactos laterais, frontais ou traseiros podem distorcer ou danificá-la, bem como afetar buchas, hastes de conexão ou componentes de ligação. Pequenas colisões ou incidentes, como atingir meio-fio ou obstáculos na estrada, também podem causar danos à barra de direção e outros componentes da suspensão e direção .

A barra de direção pode ser danificada por impactos severos, colisões ou ao atingir obstáculos na estrada, como buracos, lombadas ou detritos. Esses impactos podem causar deformações na barra e danos aos componentes de ligação,  e até mesmo rupturas.

A vida útil de uma barra de direção pode variar dependendo de vários fatores, incluindo o tipo de condução, as condições de estrada, a qualidade dos componentes e a manutenção adequada.

Em geral, são projetadas para durar muitos anos e dezenas de milhares de quilômetros, mas eventualmente podem precisar de substituição devido ao desgaste normal ou danos.

E se for substituir conte com a linha completa de componentes de sistema de suspensão e direção Spicer. A mais completa e abrangente com Barras de ligação e laterais, Terminais de direção, Braços, Buchas, Pivôs e Tirantes.

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