De uma pequena oficina mecânica na capital gaúcha a uma das maiores fabricantes mundiais de autopeças e líder no mercado brasileiro de sistemas de transmissão e direção. É a Dana seguindo sua trilha de sucesso.
“O número sete é sagrado, perfeito e poderoso”, afirmou Pitágoras, matemático e pai da numerologia. Desde a antiguidade, o sete é cercado de magia e o mais importante dos números sagrados em diversas culturas.
O que dizer então do 77? Esse é o número que estaremos festejando no próximo 10 de julho, data de início das atividades da Dana no Brasil, ocorrida a 77 anos atrás.
Tudo começou com a Albarus, uma pequena oficina mecânica de precisão no Rio Grande do Sul, criada em 10 de julho de 1947 pelo imigrante alemão Ricardo Bruno Albarro, que ao entrar no Brasil teve seu nome adaptado para Albarus.
Pioneira e única fabricante brasileira de cruzetas, a Albarus sempre perseguiu o aprimoramento técnico e a elevação da qualidade de seus produtos, o que levou a empresa a buscar expertise através de parcerias internacionais.
Em 1955, a Albarus firmou um acordo de assistência técnica com a Spicer Manufacturing, uma divisão da Dana Corporation. Esse foi o marco do início da sinergia existente entre as duas empresas e da história de sucesso.
Em 1957, a Dana adquiriu ações da Albarus, sendo a primeira vez que a Dana realizava um aporte fora dos Estados Unidos. A empresa norte-americana adquire parte da Albarus e realiza transferência de tecnologia, além de investir em máquinas e equipamentos na fábrica brasileira.
Na década de 90, a Dana conclui a transição da Albarus para a holding e a marca ainda hoje permanece como uma das linhas de produtos para o aftermarket automotivo, junto com as linhas Spicer e Victor Reinz.
Atualmente, a Dana possui operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP), além de operações na Argentina, Colômbia e Equador. A Dana Brasil é parte de uma empresa global, que opera 139 fábricas em 33 países, com mais de 30.000 funcionários, e atende mais de 10.000 clientes em 142 países.
Mas a história com o Brasil continua evoluindo. Às vésperas dos 77 anos, as operações nacionais continuam abastecendo as linhas de montagem de praticamente todas as marcas de veículos pesados do país, além de importante participação no suprimento de componentes para os segmentos leves, agrícola, fora de estrada e industrial.
Fiéis a nossas origens, continuamos sendo um dos principais fornecedores para mercado da reposição, com produtos que são sinônimos de qualidade e tradição através das marcas Spicer, Victor Reinz e Albarus.
Atentos ao futuro, acompanhamos as mudanças do mercado automotivo, com foco na excelência e sustentabilidade de nossas operações e programas. A Dana lidera a transformação que já está ocorrendo no setor rumo à descarbonização e a veículos movidos a combustíveis renováveis e sustentáveis.
No 77º aniversário da Dana no Brasil queremos agradecer por juntos termos alcançado tantas vitórias, celebrar com cada um de vocês mais este marco e convidar a todos para continuarmos construindo o amanhã, que será sempre um momento mágico!