Todo aprendiz da reparação automotiva sempre ouviu a orientação dos profissionais mais experientes que qualquer substituição no sistema de suspensão deve ser feita em ambos os lados do veículo. Mas qual a razão dessa recomendação? Isso é uma verdade ou apenas um mito para vender peças? Dana Informa esclarece!
Quando os componentes da suspensão do carro estão em más condições, o veículo vai balançar mais, a dirigibilidade e o conforto podem ficar comprometidos e algumas manobras podem se tornar uma verdadeira sessão de exercícios, seja pelo esforço do motorista, seja pela dificuldade em manter a estabilidade do veículo.
Quando o cliente reclama desses sintomas no comportamento do carro é um indicativo que está na hora de avaliar o estado dos componentes da suspensão, principalmente, braços de suspensão, braços oscilantes, buchas, pivôs e coxins.
Mas como explicar ao cliente que é melhor fazer a substituição nos dois lados do veículo? Vamos às argumentações técnicas para a substituição sempre aos pares.
Suponha que um dos componentes, como, por exemplo, o braço de suspensão dianteiro direito, ou seja, do lado do passageiro, apresente problemas e o cliente reclame de barulhos na suspensão e dificuldade ao fazer curvas ou manobras.
Os braços integram o sistema de suspensão do veículo e são instalados aos pares no eixo dianteiro e no eixo traseiro, fazendo a ligação entre o chassis a às rodas, com influência significativa nas condições de condução do veículo.
Ao fazer uma minuciosa inspeção em toda a suspensão, o profissional da reparação automotiva identifica um desgaste acentuado no respectivo braço da suspensão e nota que as buchas estão praticamente destruídas.
Ele poderia substituir somente os itens danificados e instalar um novo kit de braço da suspensão e bucha na parte dianteira direita, mas isso iria causar um desequilíbrio entre os dois lados do veículo, pois um lado teria componentes novos e no outro um conjunto de itens já com algum desgaste.
Essa diferença entre os dois lados poderiam em um curto espaço de tempo, gerar alguns problemas, tais como:
- Diferença de capacidade de absorção e reação entre os componentes de ambos lados.
- Maior solicitação e desgaste de um dos lados (em geral, o que não teve itens substituídos).
- Comprometimento de outros itens da suspensão.
- Menor vida útil dos componentes novos.
Além de ajudarem no controle e dirigibilidade do veículo, os braços de suspensão tem a função de absorver os movimentos e as forças laterais gerados durante o arranque e a frenagem do veículo.
Eles são projetados para ajudar no controle da geometria da suspensão à medida que ela sobe e desce. As buchas dentro dos braços de controle ajudam a isolar os passageiros dentro do veículo do ruído, vibração e aspereza, que são causados por superfícies duras da estrada, solavancos, buracos e outras irregularidades do pavimento.
Outro problema gerado pelo desequilíbrio entre os dois lados é que os pneus podem se desgastar prematuramente, pois a geometria da suspensão será mantida.
Os braços de suspensão são muito resistentes e podem aguentar solicitações severas, no entanto, as buchas de borracha dentro deles sofrem desgaste e danos. Com o tempo, a borracha dentro das buchas pode se deteriorar, apodrecer, rasgar ou rachar. Quando isso acontece, a bucha não segura o braço no lugar corretamente e os clientes podem observar um desgaste anormal dos pneus, ruídos e vibrações excessivos ou sensação de que o volante está desalinhado enquanto o veículo roda em linha reta.
Buchas gastas ou rasgadas são as razões mais prováveis para substituir um braço de suspensão e, por precaução e economia de tempo e dinheiro, é recomendável fazê-lo em ambos os lados do carro.
Se o braço de suspensão direito estiver desgastado ou a bucha estiver rasgada e fazendo barulho, é mais seguro trocar as buchas do esquerdo também, pois estas podem estar danificadas ou apresentar desgaste em breve.
Como você imagina que seu cliente se sentirá se ele ouvir o mesmo barulho vindo do veículo um ou dois meses depois ter deixado (e pago) para consertá-lo? Imagine como ele ficará satisfeito ao receber um orçamento novamente com as despesas para os serviços de alinhamento dos pneus? Sim , pois toda vez que substituir o braço da suspensão será necessário realizar um alinhamento no veículo. Aposto que seu cliente não vai querer pagar por dois alinhamentos, então substitua os dois braços ao mesmo tempo.
Então, agora, se um cliente entrar em sua loja e perguntar por que trocar os componentes da suspensão dos dois lados, você está preparado para explicar a eles por que é melhor sempre substituí-los em pares?
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