Os técnicos Dana explicam como fazer a correta substituição desta cruzeta usada em caminhões Scania e ônibus e caminhões Volvo. Estas cruzetas tem uma vasta gama de modelos para aplicação, com veículos fabricados desde o final dos anos 70 até início dos anos 2000
Neste vídeo da série Spicer Sem Segredo, apresentamos os procedimentos para a troca e instalação de cruzetas da série 10, modelo 5-12278XS. Estas cruzetas são aplicadas em diversos veículos pesados, como os modelos Scania L101-110-111- B111-T112 – R112 – L113 – T113 – LK140 – LK141 – R142 – T142 ou os veículos Volvo B7R – B10 – B12 – B58 – N10
Ao final destas instruções não se esqueça de assistir também o vídeo com as instruções de lubrificação de cruzetas da série 10, que completam o serviço.
Mas antes de iniciar o serviço de reparação, vamos ver algumas recomendações de segurança:
- Nunca tente realizar um reparo ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possuir as ferramentas e equipamentos para o serviço;
- Sempre use óculos de segurança;
- Tenha muito cuidado ao trabalhar com produtos ou ferramentas que tenham ponta afiada;
- A lubrificação inadequada ou reaproveitamento das peças de acoplamento ou parafusos podem causar falha do cardan ou até a separação do cardan do veículo.
Lembre-se: Segurança é o resultado do trabalho de todos nós.
Primeiro veremos quais as ferramentas necessárias:
- Calços – de vários tamanhos. Estes calços serão utilizados na remoção das capas e devem ser um pouco menores do que a largura de cada capa. Importante: se não tiver calços, use soquetes de metal;
- Prensa hidráulica – será usada para soltar e reposicionar as capas;
- Torno de bancada ou morsa será necessário para auxiliar no processo;
- Alicate específico (modelo bomba d´água) para soltar os anéis trava de fixação;
- Chave de boca nº 10 para a graxeira;
- Martelo (preferencialmente de poliuretano) para soltar a capa do corpo do cardan.
DESMONTAGEM (1)
Remova os anéis trava e retire as capas com o auxílio da prensa (2 e 3).
Prense aos poucos até o corpo da cruzeta encostar na outra peça, garfo, luva, flange e demais componentes.
Se ao final da prensagem a capa não sair, use um alicate modelo bomba d´água para retirá-la.
Fique sempre atento ao alinhamento das peças.
Se uma capa travar, não force. Evite aumentar a força da prensa. É perigoso. Se necessário, procure descobrir as causas do travamento.
Dica: Após a desmontagem das capas, verifique se todos os roletes estão devidamente posicionados nas capas e examine o corpo da cruzeta, procurando por marcas ou desgaste excessivo. Estas podem ser indicações de outros problemas no cardan.
A cruzeta pode ser considerada como um fusível do cardan.
O desgaste anormal ou prematuro indica outros problemas, tais como desalinhamento ou falta de lubrificação.
Descarte apropriadamente as capas e roletes usados, que nunca devem ser reutilizados ou reaproveitados (4).
MONTAGEM
Na hora de montar a cruzeta nova é importante tomar alguns cuidados.
Veja se a graxeira está na posição certa, com fácil acesso e sem travar o movimento da junta (1).
Na hora de prensar a cruzeta, confira se o cardan está bem nivelado e alinhado.
Não aplique óleo ou graxa nos olhais. Pode provocar a rotação das capas.
Nunca apoie o cilindro da prensa direto nas capas. Use um apoio de metal (2).
Antes de instalar, tome cuidado ao remover as capas das cruzetas para que os roletes não caiam. Se algum cair reposicione com atenção.
Prense aos poucos e confira se a capa desceu o suficiente para colocação do anel trava.
Instale o anel trava na capa prensada antes de começar a prensar a próxima capa (3).
Depois de fixar as capas, confira se a junta universal se movimenta livremente. Ela não pode ficar bloqueada, nem com ruídos (4).
Por fim, realize a lubrificação da cruzeta. Se tiver dúvidas, confira as rotinas de lubrificação das cruzetas Spicer Série 10 em nosso Canal no Youtube ou clique na imagem abaixo para assistir o vídeo.
Confira esta e outras dicas na Playlist da série Spicer Sem Segredos no Canal Spicer Brasil no Youtube,