Cliente reclamou que a van está com o motor falhando, sem potência e soltando uma fumaça branca pelo escapamento. Pode se preparar, isso é sintoma de junta de cabeçote queimada. A boa notícia que pode contar com as juntas Victor Reinz para este serviço. Acompanhe.
A junta do cabeçote é responsável por vedar a fixação entre o cabeçote e o bloco do motor, evitando que circule água, óleo ou combustível entre as galerias e o cilindro. Quando há problemas de aquecimento do motor, a junta de cabeçote pode sofrer avarias e começar a vazar.
Quando um cliente chega na oficina relatando que o veículo está falhando e existe uma fumaça branca saindo pelo escapamento, existe uma grande chance do problema ter origem na junta de cabeçote queimada.
A junta do cabeçote queimada indica que houve uma falha no sistema de arrefecimento do motor e isso desencadeou um processo de superaquecimento no motor, que também gerou a a perda de potencia.
No caso relatado pelo cliente para a Fiat Ducatto como motor 2.8 litros turbodiesel, que usa o mesmo motor das vans Peugeot Boxer, Citröen Jumper, Iveco Daily e Renault Master, a fumaça branca era causada pela contaminação do óleo lubrificante com o líquido do arrefecimento, o que reduzia a potência do veículo, provocava falhas e a emissão da fumaça esbranquiçada.
Esse problema cria um círculo desastroso, pois os problemas no próprio sistema de arrefecimento podem gerar o aquecimento do motor, que levam a queima da junta de cabeçote e aumentam a perda da solução de arrefecimento, baixando o nível do sistema e piorando o superaquecimento.
Além da fumaça branca, do aquecimento e da perda de potencia existem outros sintomas que indicam que a junta do cabeçote pode estar queimada:
- Presença de solução do sistema de arrefecimento (água + aditivo) no óleo lubrificante.
- Vela de ignição apresentando pontos de oxidação (ferrugem).
- Água sendo borrifada pelo escapamento.
- Baixa significativa no nível de solução no sistema de arrefecimento.
Para detectar uma junta queimada basta utilizar um testador de vazamento de compressão. Este aparelho detecta, através do uso de ar comprimido, vazamentos no motor. Caso aplique pressão nos cilindros, seguindo a orientação do fabricante, e aconteça movimentação no nível do reservatório do sistema de arrefecimento, é certo que há passagem entre a galeria de água e os cilindros.
Esse teste deve ser feito com o motor aquecido e desligado e o cilindro que será testado com o pistão no PMS (Ponto Morto Superior) e as válvulas de admissão e escape fechadas.
Durante a injeção do ar no cilindro, se a junta estiver queimada, haverá fuga da pressão e o mais comum é que essa pressão vá para o sistema de arrefecimento.
O que fazer para resolver o problema?
O primeiro passo é checar todo o sistema de arrefecimento – radiador, válvula termostática, reservatório do líquido de arrefecimento e tampa do reservatório, bomba d´água, ventoinha e todas as mangueiras, para assegurar que o superaquecimento não continue ocorrendo.
Após isso, desmontar o cabeçote do motor e, se necessário, enviar bloco (se necessário) e cabeçote para o serviço de retífica para recuperação da planicidade e rugosidade da superfície.
Após remover a peça danificada e separar uma nova junta de cabeçote troque todos os parafusos que estavam fixando o sistema por novos. A maioria dos motores modernos utilizam parafusos elásticos na fixação do cabeçote e o reaproveitamento deles não é indicado.
E se quiser realizar um trabalho com segurança e qualidade adquira as juntas e parafusos de cabeçote Victor Reinz.
Se não houver necessidade de retifica no bloco, é importante realizar uma limpeza detalhada do bloco do motor. Isso pode ser feito utilizando uma espátula plástica para remover os restos da junta e evitar riscos na superfície de vedação.
Efetue uma avaliação detalhada do cabeçote e do bloco, principalmente, na área de contato com a junta.
Na maioria das vezes é necessário fazer um processo de plaina do cabeçote para ter certeza que não haverá deformação, o que geraria novo vazamento após a finalização do processo.
A instalação da nova junta de cabeçote é essencial para que ela funcione corretamente e garanta a estanqueidade do sistema, evitando a perda de compressão, vazamento de líquido do arrefecimento ou lubrificante, pelos canais respectivos.
Finalizado o procedimento de limpeza e verificação da vedação, é importante analisar o resultado da retífica. Você deve observar, principalmente, a planicidade e rugosidade do local em que a nova junta de cabeçote será instalada.
Após fazer todas essas etapas, já é possível montar a junta de cabeçote, tomando o máximo de cuidado com o alinhamento perfeito.
A junta do cabeçote é responsável por unir o cabeçote com o bloco do motor de modo que fique plenamente vedado, permitindo a compressão da mistura (ar/combustível) nos cilindros, protegendo também ambas as partes metálicas do desgaste e do empenamento.
Preste atenção aos furos existentes no bloco do motor, alguns com rosca onde será feita a união entre o bloco e o cabeçote e outros destinados a circulação da solução de arrefecimento, responsável por manter a temperatuda adequada de funcionamento do motor e outros destinados ao processo de lubrificação, conhecidos como galerias de óleo, que são canais no bloco e cabeçote com a função de guiar o óleo, para que o mesmo chegue aos elementos móveis do motor.
Após a montagem, é importante apertar os parafusos na sequência e com o torque determinado no manual de manutenção do veículo.
E para assegurar que o veículo não torne a apresentar problemas com a junta de cabeçote, use sempre as juntas de cabeçote Victor Reinz.
Importadas da Alemanha, integram uma linha de que contempla veículos pesados e utilitários com motores eletrônicos a diesel, com jogos de juntas, juntas individuais (para cabeçote, tampa de válvula, coletor de admissão e escapamento, cárter e muito mais), além de retentores de motor e parafusos de cabeçote.
As juntas de motor Victor Reinz oferecem:
- Alta confiabilidade
- Alta durabilidade
- Maior vida útil
- Desenvolvida com materiais de alta qualidade
- Melhor performance com menos emissões e mais eficiência
- Produtos aprovados em laboratórios de testes
Visite https://www.victorreinz.com.br e conheça toda a linha de produtos para vedação Victor Reinz, e conte com os selantes REINZOSIL e REINZOPLAST, importados da Alemanha.