Motores eletrônicos são mais eficientes, econômicos e emitem menos poluentes, mas, também, são mais sofisticados e exigem componentes de alta tecnologia e qualidade. Nesta dica especial, mostramos como substituir a junta de cabeçote no propulsor OM 904 da Mercedes Benz com segurança e as juntas de motor Victor Reinz.
Os motores com gerenciamento eletrônico trabalham com pressão de combustão e temperaturas bastante elevadas, o que exige muito dos componentes de vedação para assegurar a estanqueidade e perfeita queima da mistura ar-combustível e baixa emissão de poluentes.
Para atender essas condições extremas, a vedação perfeita entre o bloco e o cabeçote é condição fundamental e que exige componentes aprimorados tecnologicamente e cuidados na aplicação em caso de substituição.
Além de um bom serviço de retífica e preparação para garantir as boas condições das superfícies do bloco e do cabeçote, a aplicação correta e a escolha da junta a ser utilizada é fundamental para assegurar as condições originais de funcionamento do motor e os padrões de potência e emissões de poluentes exigidos pelas normas ambientais.
Juntas de cabeçote não são itens de substituição preventiva, assim, somente são trocadas em situações de manutenção corretiva, tais como reparos no motor que exijam a desmontagem do cabeçote ou surgimento de indicadores de falha na própria junta, especialmente sintomas de motor superaquecendo ou vazamentos de óleo.
Para exemplificar o processo de substituição da junta de cabeçote em um motor eletrônico utilizaremos um veículo com motor MB OM 904 e as juntas de motor da marca Victor Reinz, a solução original dos veículos pesados e utilitários com motores eletrônicos a diesel.
Desmontagem
1) Retire a tampa lateral e a tampa de válvulas. Não esqueça de inspecionar os parafusos antes de reinstalar e sempre substitua as arruelas na montagem. Elas são produzidas em borracha e podem sofrer deformação, o que pode ser um ponto de vazamento de óleo.
2) Solte as conexões do respiro e, em seguida, remova da tampa de válvulas. Já é possível observar o estado da junta de cabeçote, que deverá ser obrigatoriamente substituída para evitar vazamento de óleo. Para isso tenha em mãos uma junta de tampa de válvula e a junta da tampa lateral do lado da admissão, ambas disponíveis no portfólio de juntas avulsas e kits de juntas Victor Reinz.
3) Solte o interruptor do sensor de pressão e temperatura do ar de admissão e, na sequência remova o coletor de admissão. Solte toda a regulagem da vareta de válvulas.
4) Remova os balancins das válvulas de admissão e das pastilhas adaptadoras das válvulas de escape.
5) Remova as hastes dos balancins e os cavaletes que prendem o suporte dos bicos injetores.
6) Retire a tubulação externa e interna de alta pressão antes de remover os bicos injetores. Será necessária uma chave de boca para desapertar os parafusos externos e uma ferramenta especial para a remoção dos tubos internos.
7) Retire os bicos injetores. Aqui também existe uma ferramenta especial para este serviço e será necessário a utilização de duas chaves de boca.
8) Retire a tubulação de entrada do Top Brake e os tubos de retorno de combustível.
9) Remova a tubulação do arrefecimento do compressor de ar. Use uma chave de boca para desapertar os parafusos. Solte os parafusos estriados de todo o sistema de coletor de escapamento e remova o conjunto.
10) Solte os parafusos de cabeçote de fora para dentro e de forma cruzada. Pronto, o cabeçote está pronto para ser removido.
Montagem
Antes de começar a montagem, faça a limpeza da superfície do bloco e do cabeçote, escovando e limpando bem as passagens de água e óleo. Use jato de ar comprimido para limpar os cavacos. Isso evitará entrada de detritos e perda de compressão após a montagem.
Não se esqueça de observar a rugosidade do bloco e do cabeçote. No manual da montadora estão especificados estes parâmetros. Confira após a retífica e cheque se está dentro dos parâmetros recomendados. Meça a altura do cabeçote e do bloco. Estas medidas, também, devem estar de acordo com as especificações da fabricante.
Substitua todos os parafusos de cabeçote por um conjunto novo. Estes itens trabalham com torque angular dentro de uma zona plástica determinada. Devido ao torque angular, os parafusos ultrapassam a fase elástica e entram em uma zona plástica, próxima do limite de deformação do material. Ao serem removidos, eles não voltam às dimensões originais e não devem ser reaproveitados.
1) Leia com atenção as instruções de montagem na embalagem da junta de cabeçote Victor Reinz. Com a junta posicionada e todas as furações previstas feitas no cabeçote e no bloco, faça a instalação do cabeçote de volta ao conjunto para fazer a montagem de todo o sistema.
2) Coloque os parafusos e siga a sequência e as fases de aperto de acordo com o manual do fabricante. Importante: lubrifique os parafusos antes de colocá-los de volta.
3) Sequencia de torque dos parafusos de cabeçote:
- 1ª fase: 10 Nm
- 2ª fase: 35 Nm
- 3ª fase: 60 Nm
- 4ª fase: 100 Nm
- 5ª fase: 150 Nm
- 6ª fase: 270 Nm
- 7ª fase: angular de 90º
- 8ª fase: angular de 90º
4) Reinstale o cabeçote e todos os componentes removidos na desmontagem. Observe a sequência de montagem e não esqueça de realizar a regulagem e o aperto definidos no manual do fabricante.
Por que Victor Reinz?
As juntas Victor Reinz são importadas da Alemanha e possuem um portfólio que contempla veículos pesados e utilitários com motores eletrônicos a diesel. São jogos de juntas, juntas individuais (para cabeçote, tampa de válvula, coletor de admissão e escapamento, cárter e muito mais), retentores de motor e parafusos de cabeçote.
Antes de chegar aos veículos, os produtos Victor Reinz passam por testes em condições severas e longas, atestando sua confiabilidade e tecnologia de ponta alemã, equipando veículos das mais exigentes e prestigiadas montadoras.
As juntas de motor Victor Reinz oferecem as seguintes vantagens e características:
- Alta confiabilidade e maior durabilidade.
- Vida útil estendida.
- Desenvolvida com materiais de alta qualidade.
- Melhor performance com menos emissões e mais eficiência.
- Produtos aprovados em laboratórios de testes.
Para conhecer a história centenária da marca e toda a linha de produtos de vedação acesse o site www.victorreinz.com.br.