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Troca da cruzeta Spicer nos caminhões Mercedes Benz modelos 1524, 1938, 2325 e outros

1 novembro, 2023

Spicer explica como fazer uma substituição segura e sem retrabalho. Confira o passo-a-passo da desmontagem, inspeção, montagem e lubrificação desse componente do sistema de transmissão.

Trocar uma cruzeta Spicer Série 10 é bem simples, e envolve 3 atividades:

  • Retirar a cruzeta antiga e analisar a cruzeta e o cardan.
  • Instalar a cruzeta nova, avaliando novamente o conjunto do cardan.
  • E, por fim, lubrificar.

Ferramentas

  • Engraxadeira.
  • Chave Fixa (“boca”) 8.
  • Martelo de Poliuretano.
  • Torno de mesa (Morsa).
  • Prensa Hidráulica.
  • Calços diversos.
  • Suporte para o cardan.

Peças

Cruzeta Spicer série 10, modelo 5-12932XS – este item atende diversos modelos de caminhões Mercedes-Benz, como os MB 1524, MB 1525, MB 1625, MB 1630, MB 1633, MB 1924, MB 1929, MB 1932, MB 1933, MB 1934, MB 1935, MB 1938 e MB 2325.

Desmontagem

Utilize um alicate extrator para remover os anéis trava das capas (foto 1).

Utilizando uma prensa (foto 2), pressione as capas até que o corpo da cruzeta encoste na parte interna do olhal. Atenção ao nivelamento e alinhamento da prensa para não prejudicar a luva, flange ou terminal, utilize um apoio que permita a passagem da capa.

As vedações da capa podem impedir que elas se soltem facilmente, após a prensagem, utilize um alicate para removê-las.

Repita a operação do lado oposto (foto 3).

Ao remover as capas, observe se contém todos os roletes, examine o corpo da cruzeta, se não há marcas ou desgaste excessivo. Esses sinais indicam outros problemas no Cardan, como desalinhamento ou falta de lubrificação.

Montagem

Não reutilize as capas nem os anéis trava. O Kit Spicer fornece todos os acessórios necessários. Verifique se não há impurezas ou oxidações nos olhais de fixação das luvas, flanges ou terminais. Remova as capas da cruzeta com cuidado para não desalinhar ou remover os roletes.

Posicione a cruzeta com a graxeira voltada para o tubo e as pontas da graxeira voltadas para as laterais, nunca para olhal (foto 4).

Posicione a capa no olhal de baixo de forma perpendicular, não utilize óleo ou graxa nos olhais.

Com a capa pré-encaixada, utilize calços para pressionar as capas até que o canal esteja livre para a colocação do anel trava. Neste processo, assim como na desmontagem, é fundamental a atenção ao nivelamento e alinhamento do conjunto (foto 6).

Antes de montar a capa do lado oposto, verifique se o anel trava está corretamente posicionado;

Confira se a cruzeta se movimenta livremente e sem ruídos.

Verificações Finais

Antes de remover o cardan, faça marcações para garantir o alinhamento (foto 7).

A maior causa de problemas em cruzetas e juntas deslizantes é a aplicação de graxas erradas.

A graxa precisa unir três propriedades:

1 – Ser à base de sabão de lítio.

2 – Conter aditivos para extrema pressão (EP).

3 – Ter o grau de consistência NLGI 2.

Não tente economizar usando outro tipo de graxa. O prejuízo com o cardan será bem maior.

Lubrificação das cruzetas Série 10

Respeite os Prazos: O primeiro cuidado é respeitar os intervalos de lubrificação. Verifique qual a frequência de lubrificação de acordo com o uso do veículo e use a graxa certa.

 

Com tudo em ordem, lubrificar uma cruzeta Spicer 5-12932XS é muito fácil. Mas um cuidado é fundamental: aplique a graxa nova até que a graxa velha saia completamente das quatro capas da cruzeta. Clique na imagem a seguir e assista o vídeo com o passo a passo detalhado.

Siga aplicando até que a graxa nova saia de forma contínua das capas, sem falhas ou bolhas de ar.

Se der tudo certo, limpe a cruzeta e o serviço estará pronto.

Se alguma das capas não purgar a graxa velha, você precisa resolver o problema:

Primeiro, bata na capa com um martelo de poliuretano e tente lubrificar.

Se não resolver, solte as abas de fixação e desmonte a cruzeta na prensa.

Veja se os canais internos de lubrificação da peça não estão entupidos.

Remonte a cruzeta e, com um Torquímetro, aperte as abas com um torque de 40 Nm. Refaça o procedimento de lubrificação.

Se mesmo assim a capa não purgar, a única saída será trocar a cruzeta.

Segurança é o resultado do trabalho de todos nós

Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.

Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.

Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.

A lubrificação inadequada ou o reaproveitamento das peças de acoplamento ou parafusos podem causar a falha do cardan ou até a separação do cardan do veículo. Um cardan separado do veículo pode causar acidente e até mesmo mortes. Não arrisque com a segurança.

Respeite o Meio Ambiente

  • Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.
  • Saiba mais em http://www.spicer.com.br/danatureza

Esta e outras Dicas Técnicas estão disponíveis no site Spicer. Clique na imagem a seguir e acesse dezenas de procedimentos preparados pela equipe técnica Dana.

 

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