Problemas no cardan e no mancal podem ser identificados no momento em que você engata a marcha do veículo para colocá-lo em uma baia de serviço. Mas cuidado para confundir com outros componentes defeituosos e apresentar um diagnóstico precipitado.
O sistema de transmissão com algum componente danificado apresentará indicativos de falha já no momento em que você engata a marcha do veículo para puxá-lo para dentro da oficina ou colocá-lo em uma baia de serviço. Com informação adequada, ouvidos atentos e conhecimentos será fácil fazer o diagnóstico antes mesmo de desmontar qualquer peça do veículo.
À medida que a potência é repassada da transmissão para o eixo traseiro, a folga dos componentes desgastados ou danificados no cardan ou mancal ficam evidentes e provocam um estalo ou um barulho súbito e curto, soando como uma batida ou pancada rápida entre peças metálicas.
Mas, fique atento: durante um test-drive, outras peças, como tubos do sistema de escapamento, coxins, buchas e outros componentes da carroceria, podem produzir resultados enganosos.
Ouça com atenção
Quando o veículo estiver em movimento, será possível ouvir um som vindo do centro do veículo. Este ruído mudará à medida que a velocidade aumenta e pode mudar à medida que a energia é aplicada. Se o veículo for colocado em ponto morto, o som permanece o mesmo.
Esse ruído persistente pode ser indicativo de um problema no suporte do mancal central. Eles são usados se o sistema de transmissão tiver um cardan de dois tramos. O mancal central é um rolamento de esferas montado dentro de uma estrutura de borracha e envolvido por uma carcaça metálica que se fixa à carroceria.
Um rolamento de suporte central do eixo de transmissão pode falhar devido ao rolamento e ao isolador de borracha. Esse suporte de metal, borracha e o rolamento é que permitem o movimento vertical na transmissão e ajuda a isolar o veículo da vibração.
A falha prematura do rolamento do mancal central pode ser o resultado de um ângulo excessivo do eixo de transmissão, exposição prolongada a detritos, água e outros contaminantes ou carcaças de borracha danificadas. Além disso, a alta quilometragem e o desgaste dos rolamentos podem contribuir para o desgaste prematuro de todo o conjunto.
Em veículos com tração nas quatro rodas uma pequena quantidade de ruído é normal ao usar a tração 4X4 em uma superfície de baixa tração, como neve (em regiões mais frias), lama ou areia. Quando o veículo é operado na função 4X4 em um piso com pavimentação regular, o ruído gerado pode ser muito mais significativo.
Em uma superfície de alta tração é muito mais difícil para um pneu escorregar. Portanto, o 4X4 opera sob uma condição que exige menos da tração integral mesmo com o veículo com carga total, e o resultado é o ruído.
Os ruídos da linha de transmissão causados pelo carregamento em veículos com tração nas quatro rodas podem ser confundidos com o ruído da caixa de transferência ou do eixo dianteiro porque podem soar muito semelhantes, fique atento.
Atenção, informação atualizada e ouvidos bem atentos podem evitar um diagnóstico errado e evitar desconfianças sobre o serviçoi e mesmo a perda de confiança do cliente.
Se tiver que substituir o mancal central, use sempre peças de qualidade, como os componentes da linha Spicer. Não vale arriscar o bom nome da sua empresa e a confiança de seus clientes. Use peças com qualidade, garantia e tradição, seja Original, seja Spicer.
Se não encontrar Spicer no seu comércio de autopeças favorito, entre em contato pelos nossos Canais de Atendimento.
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