BEV, AC, DC, FCV, essas são algumas siglas novas que aparecem com muita frequência quando o assunto são os veículos eletrificados. Esclarecemos os principais termos para você começar a se familiarizar com essa nova tecnologia.
Saem os anéis, bielas, balancim, CV e octanagem e entram os BMS, DC, HEV e KW. Essa substituição de termos e siglas já está acontecendo no mundo automotivo com as novas tecnologias dos veículos híbridos e elétricos.
Isso não significa que precisamos esquecer o que aprendemos até aqui sobre o funcionamento dos motores a combustão interna, mas representa que temos que enriquecer um pouco mais nosso vocabulário, com a terminologia utilizada nos veículos eletrificados.
Como diz o ditado popular: “Conhecimento não ocupa espaço e quanto mais se divide mais se multiplica.” Vamos enriquecer nosso conhecimento:
AC – Corrente Alternada: O tipo de corrente elétrica que inverte periodicamente a direção.
ALM – Gerenciamento de Carga de Acessórios: Um recurso de carregamento inteligente. Utiliza um dispositivo de amperagem instalado na caixa de circuito que monitora a demanda e evita a ocorrência de sobrecarga ao tentar carregar um EV.
BEV – Veículo Elétrico a Bateria: Tipo de veículo elétrico movido exclusivamente por bateria, sem qualquer motor de combustão interna.
BMS – Battery Management System: Sistema que gerencia a carga e descarga de baterias para garantir uma operação segura e eficiente.
CAN – Controller Area Network: Um padrão de barramento de veículo projetado para permitir que micro controladores e dispositivos se comuniquem entre si.
CCS – Combined Charging System: Um tipo de sistema de carregamento rápido para veículos elétricos que combina carregamento AC e DC em um único conector.
CHAdeMO – Um padrão de carregamento rápido DC desenvolvido no Japão.
DC – Corrente Contínua: O tipo de corrente elétrica que flui em uma direção.
DLB – Balanceamento Dinâmico de Carga: Onde várias estações de carregamento estão localizadas, uma forma de configurar carregadores de nível 2 e 3 para distribuir a tensão disponível. O termo First Come First Served significa que o primeiro veículo a ser conectado a um carregador receberá a maior potência que o carregador pode fornecer e que o veículo suportará. Os outros veículos que se conectarem aos carregadores subsequentes compartilharão a potência restante disponível no local.
DoD – Profundidade de descarga: A porcentagem da capacidade da bateria que foi usada.
EMV – Compatibilidade Eletromagnética: Capacidade dos dispositivos eletrônicos de operar sem interferir uns nos outros.
EVSE – Equipamento de Alimentação de Veículos Elétricos: Equipamento utilizado para carregar veículos elétricos.
FCV – Fuel Cell Vehicle: Tipo de veículo elétrico que utiliza uma célula de combustível para gerar eletricidade, em vez de uma bateria.
HEV – Veículo Elétrico Híbrido: Tipo de veículo que combina um motor de combustão interna e um motor elétrico.
IEC – Comissão Eletrotécnica Internacional: Organização internacional que desenvolve e publica normas para tecnologias elétricas.
kWh – Quilowatt-hora: Unidade de energia igual a um quilowatt de potência utilizada durante uma hora.
kW – Quilowatt: Unidade de potência igual a 1.000 watts.
kWp – Quilowatt de pico: Uma medida da produção máxima de um painel solar ou outro sistema de geração de energia em condições ideais.
LiFePO4 – Fosfato de Lítio e Ferro: Um tipo de química de bateria de íon de lítio que é conhecida por sua segurança e longo ciclo de vida.
Li-ion – Lithium Ion: Um tipo de bateria recarregável comumente usada em veículos elétricos.
L1 – Carregamento de Nível 1: Um tipo de carregamento de veículo elétrico que utiliza uma tomada doméstica padrão e fornece uma carga lenta.
L2 – Carregamento de Nível 2: Um tipo de carregamento de veículo elétrico que usa uma tomada de tensão mais alta e fornece uma carga mais rápida que o Nível 1.
L3 – Carregamento de Nível 3: Um tipo de sistema de carregamento rápido para veículos elétricos que fornece uma carga ainda mais rápida que o Nível 2.
NCA – Níquel Cobalto Alumínio: Um tipo de química de bateria de íon de lítio conhecida por sua alta densidade de energia.
NMC – Níquel Manganês Cobalto: Um tipo de bateria de íon de lítio conhecida por sua alta densidade de potência e longo ciclo de vida.
NiMH – Hidreto Metálico de Níquel: Um tipo de bateria recarregável comumente usada em veículos elétricos híbridos.
OCPP – Open Charge Point Protocol: Protocolo de comunicação utilizado pelas estações de carregamento de veículos elétricos para comunicar com sistemas de gestão central.
OCV – Tensão de Circuito Aberto: A tensão de uma bateria quando ela não está conectada a uma carga ou fonte de carregamento.
PHEV – Veículo Elétrico Híbrido Plug-in: Um tipo de veículo elétrico híbrido que pode ser carregado a partir de uma fonte de energia externa e possui uma bateria maior do que um veículo elétrico híbrido tradicional.
PID – Derivativo Integral Proporcional: Um tipo de algoritmo de controle usado em sistemas de carga para regular a tensão e a corrente.
Potência OBC – O onboard charger (OBC) é o carregador embarcado no carro. Ele é o componente do carro elétrico que transforma a corrente alternada da rede elétrica (CA ou AC) em corrente contínua (CC ou DC) para recarregar a bateria do carro. O OBC sempre tem uma potência máxima e o veículo elétrico não pode ser carregado acima disso. Por exemplo, se a potência OBC do carro for 11 kW, e o carregador utilizado for de potência maior como 22 kW, a recarga será limitada em 11 kW que é a potência máxima aceita pelo carro.
RFID – Identificação por Radiofrequência: Tecnologia utilizada em sistemas de carregamento de veículos elétricos para identificar e autenticar usuários.
SAE – Society of Automotive Engineers: Organização profissional internacional que desenvolve e publica padrões para a indústria automotiva.
SAEJ2595 – Um protocolo que permite carregamento sem fio de até 11 KW.
SOC – State of Charge: A porcentagem da capacidade da bateria que está atualmente disponível para uso.
SOH – Estado de Saúde: Uma medida da saúde geral e do desempenho de uma bateria.
V2G – Vehicle-to-Grid: Uma tecnologia que permite que veículos elétricos devolvam energia à rede quando não estão em uso, fornecendo uma fonte de armazenamento de energia e energia de reserva. O carro envia a energia de volta à rede elétrica, operação que ainda não é permitida no Brasil
V2H – Vehicle-to-Home: Tecnologia que permite a utilização de veículos elétricos como fonte de energia de reserva para residências e edifícios.
V2X – Vehicle-to-Everything: Termo usado para descrever a integração de veículos elétricos no sistema energético mais amplo, incluindo a rede, residências e outros edifícios.
W – Watt: Uma unidade de potência igual a um joule por segundo
Wallbox – Nome dado por algumas montadoras ao equipamento de recarga doméstica, de 11 kW ou 22 kW.
Zero emission – Uma das maiores vantagens do carro elétrico é ser zero emisson (emissão zero), ou seja, não despeja gases tóxicos, como o CO2, no meio ambiente enquanto está em movimento. O único dano à atmosfera causado pelo carro elétrico é o atrito dos pneus com o asfalto.