Ao substituir o conjunto coroa e pinhão da transmissão é fundamental efetuar os ajustes para perfeito encaixe entre as duas peças. Acompanhe a rotina para a montagem correta do pinhão.
O pinhão recebe os movimentos do motor e os transmite para a coroa, que, por sua vez, regula a velocidade de rotação e transmite-a para outras partes do equipamento.
Ao realizar a manutenção do conjunto ou em caso de substituição ou regulagem da dupla pinhão e coroa, por uma questão de ajuste correto e perfeito encaixe entre os dentes, é recomendável que a substituição, quando necessária, seja feita sempre do conjunto, evitando que um pinhão novo trabalhe com uma coroa já em uso e vice-versa – veja mais sobre o assunto no link a seguir – https://dana.com.br/dana-informa/posso-trocar-somente-a-coroa-ou-o-pinhao/ .
Para tanto, serão necessários alguns cuidados durante a montagem do pinhão. Acompanhe.
Para a primeira montagem, instalar a mesma quantidade de calços que estavam no pinhão anterior.
NOTA: Não colocar os calços da pré-carga, nem o retentor de óleo do pinhão.
Para aumentar a pré-carga diminuir os calços.
Para diminuir a pré-carga aumentar os calços.
Instale os calços necessários de acordo com os cálculos realizados.
Monte a capa do rolamento interno em sua sede correspondente. Instale o cone do rolamento no pinhão
Insira o pinhão na carcaça e monte os calços de ajuste de pré-carga.
Monte o cone do rolamento externo e o terminal do pinhão. Instale as arruelas e a porca.
IMPORTANTE: gire a porca repetidas vezes em ambos os sentidos para que esse movimento permita o correto assentamento do pinhão.
O retentor também não deverá ser montado ainda, somente será após realizado o ajuste da pré-carga dos rolamentos.
Pré-carga dos rolamentos do pinhão
Para a realização deste procedimento, utilize a tabela de torque, pré-carga e folgas que pode ser encontrada na biblioteca disponível no site Spicer.
Instale o terminal, a arruela e a porca com o torque descrito na tabela.
Gire o pinhão com o Torquímetro a fim de conferir se os valores obtidos, de acordo com a tabela, estão dentro do padrão, considere os valores para o pinhão em movimento, nunca com o torque de partida.
- Caso seja necessário reduzir o torque, adicione mais calços. Caso deseje aumentá-lo, retire calços.
Quando a pré-carga for obtida, remova a porca e o terminal para instalar o retentor do pinhão. Aplique uma leve camada de óleo nos lábios do retentor para garantir seu correto funcionamento e também para evitar que a falta de lubrificação ocasione um incorreto torque de giro.
Reinstale o terminal e a porca e aplique o torque especificado.
Fixe o espelho traseiro para proteger o conjunto de engrenagens de agentes externos.
Abasteça o sistema com o óleo lubrificante especificado para o mesmo.
Lembre-se que a desmontagem, a regulagem e a posterior montagem dos componentes do eixo diferencial garantirão a preservação da vida útil do componente, além de assegurar o correto funcionamento do sistema de transmissão de acordo com o trabalho que for solicitado.
O excesso de folga entre dentes ou falta desta poderá também comprometer o conjunto seriamente, além de causar perigo a segurança do condutor do veículo.
Não se esqueça de efetuar a conferência do ponto de assentamento entre os dentes.
Para manter o pinhão em bom estado, é recomendável:
- Retirar periodicamente a tampa que protege o pinhão e limpar a região.
- Verificar o estado dos dentes e estriado do pinhão.
- Avaliar se a trava, caso exista, está danificada.
No site Spicer você encontra dezenas de matérias de orientação técnica sobre procedimentos de manutenção no sistema de transmissão e temos também uma playlist sobre o assunto no portal Spicer Brasil no canal de vídeos Youtube.
Para melhorar a vida útil de todo o sistema, é necessário ficar atento aos períodos de troca do óleo do diferencial, utilizar o lubrificante Spicer compatível com a recomendação do veículo, realizar a manutenção preventiva, dirigir com segurança, não ultrapassar o limite de carga e, se for realizar uma substituição, utilizar sempre peças originais.
Quando precisar trocar os componentes do diferencial, invista em peças com qualidade garantida que permitirão rodar com o veículo por muito mais tempo e com mais segurança e economia.
Para assegurar a qualidade e originalidade nos serviços de reparação, a Albarus e a Spicer, marcas Dana de muita tradição no mercado de reposição, possuem toda a linha de itens para sistema de transmissão, incluindo conjuntos de coroa e pinhão, que asseguram o perfeito dimensionamento de usinagem, acabamento e controle de qualidade para encaixe dos dentes de ambas as peças, além de uma completa linha de aplicações.