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Home / Mercados / Aftermarket / Dana Informa / Substituição do mancal central nos caminhões Ford Cargo, MB Atego e VW Worker
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Substituição do mancal central nos caminhões Ford Cargo, MB Atego e VW Worker

13 agosto, 2022

Substituir um mancal central é um procedimento simples e rápido, que pode ser realizado de forma segura com apenas seis etapas: remoção do cardan, desmontagem da ponteira fixa, desmontagem do mancal central, instalação do rolamento e do mancal central, montagem da ponteira fixa e instalação do cardan no veículo. Confira nesta Bula Técnica Spicer.

O mancal central está instalado sob o chassis e tem a função de suportar e manter a posição correta do eixo cardan. Ele é um componente fundamental no sistema de transmissão de força e atua como um suporte em metal-borracha formado por cavalete, coxim e rolamento.

Devido a sua localização – está instalado sob o veículo exposto a intempéries, ruas e estradas esburacadas, pedras, poeira, obstáculos e outros detritos – enfrenta situações críticas e, se apresentar danos ou falhas, pode comprometer o bom funcionamento de outros componentes do eixo cardan, tais como o tubo, garfo, ponteira, luva, flange, cruzeta e terminal

Para começar o serviço de substituição será necessário adquirir um mancal central Spicer código 210121-1X, no comércio de autopeças de sua preferência. Esta aplicação atende 49 veículos diferentes, fabricados entre os anos de 1988 e 2015, como os Ford Cargo 1521, Ford Cargo 1621, Ford Cargo 2321, Ford Cargo 2428, Mercedes-Benz 1620 E, Mercedes-Benz 1718, Mercedes-Benz Atego 1419, Mercedes-Benz Atego 2425, Mercedes-Benz Atron 2324, Volkswagen 16.300, Volkswagen Worker 24.220, Volkswagen Worker 26.300, entre outros.

Com o Mancal Central Spicer 210121-1X em mãos, será necessário separar algumas ferramentas:

  • Martelo de Poliuretano.
  • Saca-Polia.
  • Torquímetro.
  • Soquete boca 3/8″.
  • Soquete 1-5/8″.

Remoção do cardan – Cuidados

Atenção – Nunca remova o cardan sem antes certificar de que o veículo está freado ou calçado. Antes de retirar o cardan, faça marcações dos componentes para garantir o alinhamento, use uma régua se necessário;

Etapa 1 – Remoção do cardan

  • Para facilitar o trabalho, desmonte o cardan pela cruzeta mais próxima ao mancal central;
  • Remova as braçadeiras da cruzeta.
  • Antes de remover o mancal, solte a porca da ponteira fixa.
  • Solte os parafusos que fixam o cavalete do mancal ao chassi.
  • Desmonte a cruzeta da outra extremidade do cardan.
  • Retire o cardan do veículo.

Etapa 2 – Desmontagem do mancal central

  • Com o cardan fora do veículo, não use martelos ou marretas de aço para soltar o terminal de cardan. Impactos podem fraturar as peças. Utilize extrator adequado e, caso necessário, utilize martelo de poliuretano;
  • Remova o coxim de borracha do mancal. Caso necessário utilize alavanca ou espátula.
  • Caso haja dificuldade em sacar o rolamento, não utilize serras ou talhadeira para cortá-lo. Impactos podem danificar a ponteira ou até mesmo desbalancear o cardan.
  • A utilização de maçaricos ou calor para dilatar o rolamento também não são indicados, a variação de calor pode gerar empenamento. Utilize um extrator de rolamentos (saca polia).

Etapa 3 – Montagem do mancal central

  • Limpe bem os componentes e alojamentos antes de montar.
  • Encaixe o conjunto do mancal central manualmente. Caso necessite, utilize um martelo de poliuretano para ajustar o posicionamento do rolamento. Monte o mancal central sobre a ponteira do cardan, utilizando uma extensão tubular apoiando o rolamento pelo anel interno metálico e tomando o devido cuidado para não danificar a vedação do rolamento.
  • Coloque o terminal de cardan.
  • Posicione a porca e a arruela na ponteira fixa.

Etapa 4 – Reinstalação do cardan

Atenção – Observe atentamente as marcações feitas no cardan para o correto alinhamento.

  • Comece a montagem pela extremidade oposta ao mancal de cardan.
  • Instale o mancal no chassis e aperte os parafusos do cavalete. Certifique que o mancal central não ficou deformado após sua fixação. Desalinhamentos podem causar danos ao coxim de borracha do mancal.
  • Aplique de 644 a 712 Nm de torque na porca da ponteira fixa.
  • Monte a cruzeta. Posicione as braçadeiras. Aplique de 162,7 a 183 Nm de torque nos parafusos das braçadeiras.

Etapa 5 – Verificações finais

Verifique as marcações para garantir o alinhamento.

Etapa 6 – Segurança é o resultado do trabalho de todos nós

Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.

Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.

Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.

A lubrificação inadequada ou o reaproveitamento das peças de acoplamento ou parafusos podem causar a falha do cardan ou até a separação do cardan do veículo. Um cardan separado do veículo pode causar acidente e até mesmo mortes. Não arrisque com a segurança.

Respeite o Meio Ambiente

Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.

Saiba mais em http://www.spicer.com.br/danatureza .

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