Este sedan japonês é o modelo mais vendido da história, com produção nos cinco continentes e vendas totais superiores a 50 milhões de automóveis desde seu lançamento, em 1966. No Brasil, ele chegou em 1998, já na sua 8ª geração, e ultrapassou a marca de 1.4 milhão de veículos fabricados. Confira o passo a passo da remoção e substituição da trizeta no Toyota Corolla em mais esta Bula Técnica Spicer.
Um modelo que foi lançado em 1966 e já iniciou vendendo mais de 40 milhões de unidades ao redor do mundo merece muita consideração, ainda mais se este modelo está em sua 12ª geração e até uma versão com motor híbrido (motor a combustão e elétrico).
Esse é um perfil do Toyota Corolla, um grande sucesso da marca japonesa, que chegou no Brasil em 1994 e desde 1998 é fabricado no país, na fábrica Toyota na cidade paulista de Indaiatuba.
Com mais de 1.4 milhão de unidades circulando no Brasil, as marcas Dana (Albarus, Spicer e Victor Reinz) têm uma ampla linha de itens para reposição e nesta Bula Técnica Spicer apresentamos os procedimentos para remoção e substituição da tripeça Código Spicer 5-135420XD, utilizada nos sedans da Toyota fabricados entre 1993 e 2002.
A trizeta (ou tripeça ou junta tripóide) é instalada junto com uma outra importante peça, a tulipa, pois é esta última que acomoda a junta com rolamentos dispostos em forma de triângulo (daí o nome trizeta), que assegura o baixo atrito e permite a transmissão de movimento entre o câmbio e o eixo.
É no interior da tulipa que as trizetas funcionam, e, por ser instalada ao lado do câmbio nos veículos, a tulipa automotiva permite que a trizeta transmita o torque do câmbio para o eixo homocinético.
A remoção e instalação da tripeça é um serviço automotivo de moderada dificuldade e, em geral, toma não que uma hora de trabalho de um profissional da reparação bem orientado e com as peças e ferramentas adequadas.
Substituir a tripeça requer alguns cuidados e ferramentas especificas.
Ferramentas
- Torquímetro.
- Saca Pino.
- Martelo de Poliuretano.
- Chave de Fenda.
- Alicate de Braçadeira – Tipo “Ponte”.
- Alicate para Aplicação de Braçadeiras.
- Alicate para anéis internos.
- Extrator de Terminais.
- Peças
Tripeça Spicer Código 5-135350XD – Se tiver dificuldades para encontrar no balcão de autopeças de sua preferência, entre em contato conosco. Veja como no final desta Bula Técnica.
1º Passo
Com o veículo apoiado no chão, solte a porca do semieixo e os parafusos da roda. Com o veículo suspenso, remova a roda.
Solte as porcas do pivô e do terminal de direção.
Utilizando um extrator, remova o pivô e o terminal. Com o auxílio de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô.
Puxe a manga de eixo para liberar a junta fixa. Caso necessite, use um martelo de poliuretano;
Retire as abraçadeiras da coifa da tulipa e remova o semieixo.
Passo 2
Utilizando um alicate para anéis, remova trava e a tripeça;
Limpe o semieixo para evitar a contaminação da graxa.
Passo 3
Monte manualmente a Coifa.
Posicione o estriado da tripeça no estriado do semieixo. A face plana deve estar voltada para extremidade do eixo.
Coloque a trava.
Monte a coifa no rolamento. Utilize o alicate do tipo ponte para apertar.
Passo 4
Coloque a ponta da junta fixa no cubo. Encaixe a manga de eixo no pivô. Instale o terminal de direção.
Encaixe a tripeça na tulipa. Utilize o alicate do tipo ponte para apertar a braçadeira da tulipa.
Aperte as porcas do pivô e do terminal de direção.
Coloque a porca do semieixo. Posicione a Roda e os parafusos da roda.
Com o veículo apoiado no chão, aperte as porcas da roda. Aplique 280 Nm na porca do semieixo.
Para evitar desaperto acidental, recrave o colarinho da porca do eixo no rebaixo da Junta.
Complete o óleo do câmbio conforme o manual do veículo.
Atenção: Evite danos e desgastes prematuros, após a instalação do semieixo, verifique a geometria do veículo.
Segurança é o resultado do trabalho de todos nós.
Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.
Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.
Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.
Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.
Respeite o Meio Ambiente
Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.
Saiba mais em http://www.spicer.com.br/danatureza
Peça pelos produtos Spicer no balcão do atacadista ou varejo de autopeças de sua preferência e, se não encontrar Spicer no seu comércio de autopeças favorito, entre em contato pelos nossos Canais de Atendimento.
Central de Atendimento Dana (SAC) – 0800 727 7012
Whatsapp – +55-51-99839-1377
e-mail – sac@spicer.com.br