Neste guia prático da série Spicer sem Segredos você conhece todas as etapas, ferramentas necessárias e procedimentos para um trabalho rápido e seguro na desmontagem e substituição da tripeça utilizada nos modelos Fiat Toro 2.0 4×4. Confira!
Substituir uma tripeça requer alguns cuidados e ferramentas especificas. Com a orientação certa e apenas cinco etapas é possível realizar um trabalho seguro e garantido em pouco mais de 40 minutos.
Para começar, será necessário adquirir a tripeça Spicer 5-135596XD. Você também pode utilizar a tripeça Albarus código ALB 5-13559, compatível para substituição nos modelos Fiat Toro com motor 2.0 litros, Diesel, com tração 4×4 e câmbio automático, fabricados entre os anos de 2016 e 2020.
Será necessário separar algumas ferramentas:
- Saca pino.
- Martelo de poliuretano.
- Chave de fenda.
- Alicate de braçadeira – Tipo “Ponte”.
- Alicate para aplicação de braçadeiras.
- Alicate para anéis internos.
- Extrator de terminais.
- Extrator de juntas homocinéticas.
Etapa 1 – Remoção do Semieixo
Com o veículo apoiado no chão, solte a porca do semieixo e os parafusos da roda. Com o veículo suspenso, remova a roda.
Solte as porcas do pivô e do terminal de direção. Utilizando um Extrator, remova o pivô e o terminal.
Remova a bieleta.
Com o auxilio de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô.
Puxe a manga de eixo para liberar a junta fixa. Caso necessite, use um martelo de poliuretano.
Retire o mancal do rolamento do semieixo.
Retire as abraçadeiras da coifa da tulipa e remova o semieixo.
Etapa 2 – Desmontagem da tripeça
Utilizando um alicate para anéis, remova trava e a tripeça.
Limpe o semieixo para evitar a contaminação da graxa.
Etapa 3 – Montagem da tripeça
Monte manualmente a coifa.
Posicione o estriado da tripeça no estriado do semieixo. A face plana deve estar voltada para extremidade do eixo.
Coloque a trava.
Monte a coifa no rolamento. Utilize o alicate do tipo ponte para apertar.
Etapa 4 – Instalação do semieixo
Encaixe a tulipa na PTU.
Coloque a ponta da junta fixa no cubo. Encaixe a manga de eixo no pivô. Instale o terminal de direção.
Instale o mancal do rolamento do semieixo.
Aperte as porcas dos pivô e do terminal de direção. Coloque as cupilhas.
Coloque a nova porca da semieixo. Não reutilize a porca antiga. Posicione a roda e os parafusos da roda.
Com o veículo apoiado no chão, aperte as porcas da roda e aplique 330 Nm na porca do semieixo.
Para evitar desaperto acidental, recrave o colarinho da porca do eixo no rebaixo da junta.
Etapa 5 – Conclusão
Evite danos e desgastes prematuros. Após a instalação do semieixo, verifique a geometria do veículo.
Segurança é o resultado do trabalho de todos nós
Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.
Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.
Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.
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Respeite o Meio Ambiente
Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.
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