Lançado em dezembro de 2007 no Brasil, o Sandero ultrapassou a marca de 900 mil veículos fabricados até setembro de 2022, quando saiu de produção, o que significa que existe uma grande quantidade destes modelos franceses rodando e necessitando de cuidados, principalmente na substituição de juntas homocinéticas. Confira o passo a passo da remoção e substituição deste componente na Bula Técnica Spicer.
O Sandero foi desenvolvido pela Dacia, marca romena pertencente ao grupo Renault, que mirava diretamente no mercado brasileiro, onde a montadora buscava um hatch para ser o sucessor do já desgastado Clio.
O carro começou a ser fabricado no Brasil em dezembro de 2007, em São José dos Pinhais (PR), já como linha 2008, em seis versões diferentes: duas com motor 1.0 litro de 16V e quatro possuindo o 1.6 litro de 8V, todos flex e com quatro cilindros.
Logo no primeiro ano, o Renault Sandero vendeu quase 40.000 unidades, demonstrando boa aceitação por parte do consumidor nacional, o que levou a montadora francesa a criar versões, com destaque para os modelos RS e Stepway, este último fabricado até outubro de 2022, quando foi encerrada a produção do modelo.
Com uma suspensão e transmissão bem ajustadas para o mercado brasileiro, o Renault Sandero tem poucas reclamações sobre problemas nestes quesitos registradas nos sites de defesa do consumidor.
No entanto, devido a alta exigência e importância da integridade das juntas homocinéticas na dirigibilidade e segurança do veículo, é recomendável a inspeção periódica do componente, principalmente, no estado das coifas e lubrificação, além de folgas, vibrações e ruídos.
Nesta edição do seu Dana Informa apresentamos um passo-a-passo para substituição da Junta Homocinética Fixa – código Spicer 4891-6358, aplicada nos modelos Renault Sandero 1.0 MT e Renault Sandero 1.6 MT, fabricados entre 2014 e 2020, que também pode ser substituído pelo item Albarus, código ALB4891-6358.
Para começar, este é um serviço que não toma mais do que uma hora de trabalho, sendo importante ter a peça nova para substituição, Spicer ou Albarus, é claro, e as ferramentas corretas para um serviço seguro e correto.
Separe sobre a bancada ou carrinho de ferramentas os seguintes itens:
- Torquímetro.
- Saca Pino.
- Martelo de Poliuretano.
- Chave de Fenda.
- Alicate de Braçadeira – Tipo “Ponte”.
- Alicate para Aplicação de Braçadeiras.
- Alicate para anéis internos.
- Extrator de Terminais.
- Extrator de Juntas Homocinéticas.
Com o veículo apoiado no chão solte a porca do semieixo e os parafusos da roda. Com o veículo suspenso, remova a roda.
Solte as porcas do pivô e do terminal de direção. Utilizando um Extrator, remova o pivô e o terminal.
Com o auxílio de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô.
Puxe a manga de eixo para liberar a Junta Fixa. Caso necessite, use um martelo de poliuretano.
Puxe o semieixo para soltar a tulipa do câmbio.
Remova a braçadeiras e afaste a coifa da Junta Fixa.
Utilizando um Extrator de Junta Homocinética, prenda a parte ajustável no rebaixo do Semieixo (onde fica posicionado a braçadeira da coifa), coloque a porca da Junta Fixa e aperte até a liberação da trava.
Remova a Junta Fixa e a coifa.
Limpe o Semieixo para evitar a contaminação da graxa.
Monte manualmente a Coifa.
Aplique graxa na junta, começando pelo fundo (usando o bico da bisnaga) e preencha toda cavidade, movimente a gaiola para facilitar o processo.
Posicione o estriado da Junta Fixa no estriado do Semieixo. Utilize um martelo de poliuretano e bata na extremidade na Junta, até encaixar o anel trava na ranhura do Junta. Verifique se a Junta está firme no eixo, puxando pelo corpo.
Aplique o restante da graxa na coifa.
Fixe a abraçadeira maior com o auxílio do Alicate especial. Antes de fixar a braçadeira menor, utilize uma chave de ponta roliça entre a coifa e o eixo pra entrar um pouco de ar. Fixe a braçadeira menor, posicionando no rebaixo do eixo.
Encaixe a tulipa no câmbio.
Coloque a ponta da Junta Fixa no Cubo. Encaixe a Manga de eixo no Pivô. Instale o terminal de direção.
Aperte as porcas dos Pivô e do Terminal de direção. Coloque as cupilhas.
Coloque a nova porca da Semieixo, não reutilize a porca antiga. Posicione a Roda e os parafusos da roda.
Com o veículo apoiado no chão, aperte as porcas da roda e porca do semieixo.
Para evitar desaperto acidental, recrave o colarinho da porca do eixo no rebaixo da Junta.
Atenção: Evite danos e desgastes prematuros. Após a instalação do Semieixo, verifique a geometria do veículo.
Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.
Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.
Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.
Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.
Saiba mais em http://www.spicer.com.br/danatureza
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