Segundo modelo a ser fabricado pela montadora japonesa no Brasil, o Honda Fit teve perto de 600 mil unidades produzidas e ainda hoje é um modelo com boa aceitação no mercado de revenda de veículos usados e bem recomendado pelos profissionais da reparação automotiva. Confira o passo a passo para troca da junta homocinética nesta Bula Técnica Spicer.
Lançado em abril de 2003, o Honda Fit atingiu a marca de quase 600 mil unidades produzidas na fábrica de Sumaré, em São Paulo, ao longo dos mais de 18 anos que esteve em linha.
Apesar da montadora japonesa oficializar o fim da produção do modelo no final de 2021 e a entrada do Honda City Hatch em seu lugar, milhares de proprietários do pequeno veículo Honda continuam fiéis aos seus carrinhos e existe um bom mercado para o comércio de usados das três gerações do Honda Fit (1ª – 2003 a 2008; 2ª – 2008 a 2014; e 3ª – 2014 a 2021).
Sem grande volume de reclamações nos sites de defesa do consumidor, o Honda Fit teve apenas duas chamadas da fábrica para Recall (ambas no sistema de alimentação de combustível, nos anos 2014 e 2015), e apresenta apenas um ponto de insatisfação para alguns proprietários no que se refere ao acerto da suspensão, que alguns consideram desconfortável ao passar sobre obstáculos e valetas.
Essa reclamação é um ponto importante a ser observado nas visitas de proprietários às empresas de reparação automotiva e propicia uma boa oportunidade de negócios com os serviços de manutenção preventiva.
Essa condição agrega importância na revisão de componentes que envolvem a dirigibilidade, conforto e segurança do veículo, sendo recomendável a inspeção periódica da suspensão e especial atenção às juntas homocinéticas, principalmente, no estado das coifas e lubrificação, além de folgas, vibrações e ruídos.
Nesta edição do seu Dana Informa apresentamos um passo-a-passo para substituição da Junta Homocinética Fixa – código Spicer 1621-1549, aplicada nos modelos Honda Fit como motor 1.4 litro fabricados entre 2003 e 2008 e nos modelos com motor 1.5 litro fabricados entre 2005 e 2008.
Para começar, este é um serviço que não toma mais do que uma hora de trabalho, sendo importante ter a peça nova para substituição e as ferramentas corretas para um serviço seguro e correto.
Separe sobre a bancada ou carrinho de ferramentas os seguintes itens:
- Torquímetro.
- Saca Pino.
- Martelo de Poliuretano.
- Chave de Fenda.
- Alicate de Braçadeira – Tipo “Ponte”.
- Alicate para Aplicação de Braçadeiras.
- Alicate para anéis internos.
- Extrator de Terminais.
- Extrator de Juntas Homocinéticas.
Com o veículo apoiado no chão, solte a porca do semieixo e os parafusos da roda. Com o veículo suspenso, remova a roda.
Solte as porcas do pivô e do terminal de direção. Utilizando um Extrator, remova o pivô e o terminal.
Com o auxílio de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô.
Puxe a manga de eixo para liberar a Junta Fixa, caso necessite, use um martelo de poliuretano.
Remova as braçadeiras e afaste a coifa da Junta Fixa.
Utilizando um Extrator de Junta Homocinética, prenda a parte ajustável no rebaixo do Semieixo (onde fica posicionado a braçadeira da coifa), coloque a porca da Junta Fixa e aperte até a liberação da trava.
Remova a Junta Fixa e a coifa.
Limpe o Semieixo para evitar a contaminação da graxa.
Monte manualmente a Coifa.
Aplique graxa na junta, começando pelo fundo (usando o bico da bisnaga) e preencha toda cavidade. Movimente a gaiola para facilitar o processo.
Posicione o estriado da Junta Fixa no estriado do Semieixo. Utilize um martelo de poliuretano e bata na extremidade na Junta até encaixar o anel trava na ranhura do Junta. Verifique se a Junta está firme no eixo, puxando pelo corpo.
Aplique o restante da graxa na coifa.
Fixe a abraçadeira maior com o auxílio do Alicate especial. Antes de fixar a braçadeira menor, utilize uma chave de ponta roliça entre a coifa e o eixo pra entrar um pouco de ar.
Fixe a braçadeira menor, posicionando no rebaixo do eixo.
Coloque a ponta da Junta Fixa no Cubo. Encaixe a Manga de eixo no Pivô. Instale o terminal de direção.
Aperte as porcas dos Pivô e do Terminal de direção.
Coloque a nova porca da Semieixo. Não reutilize a porca antiga. Posicione a Roda e os parafusos da roda.
Com o veículo apoiado no chão, aperte as porcas da roda. Aplique 230 Nm na porca do Semieixo.
Para evitar desaperto acidental, recrave o colarinho da porca do eixo no rebaixo da Junta.
Cuidado
Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.
Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.
Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.
Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.
Saiba mais em http://www.spicer.com.br/danatureza