Desenvolvido e fabricado pela General Motors do Brasil, o Chevrolet Onix foi apresentado no Salão do automóvel de São Paulo em 2012. A partir daí, tornou-se um dos carros mais vendidos no país, gerando diversas novas versões. Nesta edição, apresentamos um passo-a-passo para a substituição da junta homocinética. Confira na Bula Técnica Spicer.
Depois de seis anos como o veículo mais vendido (de 2015 a 2020), o Chevrolet Onix perdeu a posição nos anos de pandemia e no ano passado (2023) retomou o primeiro lugar no ranking de automóveis novos, ultrapassando a marca de mais de 100 mil unidades comercializadas e um total de mais de 1,6 milhão de veículos vendidos desde seu lançamento.
No entanto, nem mesmo os carros de maior sucesso estão imunes a apresentar problemas e o Chevrolet queridinho do consumidor também registra algumas reclamações nos sites de defesa do consumidor e algumas chamadas de recall da montadora para sanar problemas.
A boa notícia é que há poucas reclamações no sistema de suspensão e transmissão do Onix, o que não significa que não seja necessário estar atento à integridade das juntas homocinéticas, com a inspeção periódica dos componentes, principalmente, no estado das coifas e lubrificação, além de folgas, vibrações e ruídos.
Nesta edição do seu Dana Informa apresentamos um passo-a-passo para substituição da Junta Homocinética Fixa – código Spicer 4857-6449, aplicada nos modelos Chevrolet Onix fabricados entre 2012 e 2018, além dos veículos Prisma fabricados entre 2013 e 2018 e Cobalt fabricados entre 2011 e 2018, todos equipados com motor GM 1.4 litro MT.
Para começar, este é um serviço que não toma mais do que uma hora de trabalho, sendo importante ter a peça nova para substituição, Spicer, é claro, e as ferramentas corretas para um serviço seguro e correto.
Separe sobre a bancada ou carrinho de ferramentas os seguintes itens:
- Torquímetro.
- Saca Pino.
- Martelo de Poliuretano.
- Chave de Fenda.
- Alicate de Braçadeira – Tipo “Ponte”.
- Alicate para Aplicação de Braçadeiras.
- Alicate para anéis internos.
- Extrator de Terminais.
- Extrator de Juntas Homocinéticas.
Com o veículo apoiado no chão, remova a cupilha, solte a porca do semieixo e os parafusos da roda.
Com o veículo suspenso, remova a roda.
Solte as porcas do pivô e do terminal de direção.
Utilizando um extrator, remova o pivô e o terminal.
Com o auxílio de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô.
Puxe a manga de eixo para liberar a junta fixa. Caso necessite, use um martelo de poliuretano;
Remova a braçadeiras e afaste a coifa da junta fixa.
Utilizando um extrator de junta homocinética, prenda a parte ajustável no rebaixo do semieixo (onde fica posicionado a braçadeira da coifa), coloque a porca da junta fixa e aperte até a liberação da trava.
Remova a junta fixa e a coifa.
Limpe o semieixo para evitar a contaminação da graxa.
Monte manualmente a coifa.
Aplique graxa na junta, começando pelo fundo (usando o bico da bisnaga) e preencha toda cavidade. Movimente a gaiola para facilitar o processo.
Posicione o estriado da junta fixa no estriado do semieixo. Utilize um martelo de poliuretano e bata na extremidade na junta, até encaixar o anel trava na ranhura da junta. Verifique se a junta está firme no eixo, puxando pelo corpo.
Aplique o restante da graxa na coifa.
Fixe a abraçadeira maior com o auxílio do alicate especial. Antes de fixar a braçadeira menor, utilize uma chave de ponta roliça entre a coifa e o eixo pra entrar um pouco de ar. Fixe a braçadeira menor, posicionando no rebaixo do eixo.
Coloque a ponta da junta fixa no cubo. Encaixe a manga de eixo no pivô. Instale o terminal de direção.
Aperte as porcas do pivô e do terminal de direção.
Coloque a nova porca do semieixo, não reutilize a porca antiga.
Para evitar desaperto acidental, recrave o colarinho da porca do eixo no rebaixo da junta.
Importante
Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.
Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.
Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.
Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.
Saiba mais em http://www.spicer.com.br/danatureza
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