As juntas homocinéticas fixas conferem estabilidade e tração constante para as rodas, assim são itens de segurança e que exigem inspeção periódica e manutenção preventiva. Substituir uma junta homocinética fixa é um procedimento simples e rápido, mas que exige conhecimento e rotinas para um bom trabalho. Confira nesta Bula Técnica Spicer.
A junta homocinética fixa atua entre o eixo homocinético e o cubo da roda e sua principal função é realizar a transmissão de torque e velocidade constantes para as rodas sempre na mesma angulação.
Existem tipos diferentes de juntas homocinéticas, mas, em resumo, ela é a peça que liga o semieixo da transmissão ao cubo da roda. Assim, ela é a responsável por fazer a tração, o que auxilia na transmissão de força para a roda, mesmo em condições diferenciadas.
A junta homocinética é composta por um sistema de rolamentos esféricos, que a auxiliam nas diferentes posições do eixo da roda durante o deslocamento do veículo. São elas que permitem a transmissão da rotação, sempre corrigindo a variação de ângulo. Sem as juntas homocinéticas, as rodas travariam, ou mesmo perderiam tração em condições como subidas e descidas, ao passar sobre obstáculos e depressões no asfalto ou mesmo em buracos da pista.
Existem algumas diferenças entres as juntas homocinéticas fixas e as deslizantes. Ambas são utilizadas nas extremidades do eixo e, basicamente, tem a mesma função. O que muda entre elas é o tipo de movimento em relação ao eixo.
A junta fixa trabalha entre o eixo homocinético e o eixo da roda e a deslizante trabalha entre esse eixo e o câmbio, além de possuir um design adaptado para ajudar no movimento axial, o que possibilita o uso de diferentes tamanhos de eixo homocinético e formas de movimentação.
Quando a junta homocinética fixa apresenta problemas, pode causar pânico no motorista, pois quando ela quebra, simplesmente o veículo não roda, fica totalmente imobilizado e não há transmissão de força do motor para as rodas.
Para evitar essa situação crítica é importante ficar atento a sinais de desgaste da junta homocinética fixa, principalmente a ruídos, e fazer a inspeção periódica do item, observando integridade das coifas, abraçadeiras e folgas no acoplamento aos eixos.
A substituição de uma junta homocinética fixa não leva mais que uma hora de trabalho de um profissional qualificado com as ferramentas adequadas e a peça de reposição correta e de excelente qualidade, Spicer, é claro!
Tomando como exemplo a Junta Homocinética Fixa Código Spicer 2891-1409, utilizada nos veículos da família Fiat Palio e Dobló como motorização 1.4 litros e 8 válvulas, apresentamos a seguir os procedimentos de substituição. Esta aplicação atende os modelos Fiat Palio, Palio Weekend, Dobló, Siena e Strada, todos com motor 1.4 litros e 8 válvulas. Sem ABS, fabricados entre 2005 e 2014.
Antes de começar será necessário separar algumas ferramentas:
- Torquímetro.
- Saca Pino.
- Martelo de Poliuretano.
- Chave de Fenda.
- Alicate de Braçadeira – Tipo “Ponte”.
- Alicate para Aplicação de Braçadeiras.
- Alicate para anéis internos.
- Extrator de Terminais.
- Extrator de Juntas Homocinéticas.
Etapa 1 – Remoção do semieixo
Com o veículo apoiado no chão, solte a porca do semieixo e os parafusos da roda. Com o veículo suspenso, remova a roda.
Solte as porcas do pivô e do terminal de direção. Utilizando um extrator, remova o pivô e o terminal.
Com o auxílio de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô.
Puxe a manga de eixo para liberar a Junta Fixa. Caso necessite, use um martelo de poliuretano.
Etapa 2 – Desmontagem da junta fixa
Remova a braçadeiras e afaste a coifa da Junta Fixa.
Utilizando um Extrator de Junta Homocinética, prenda a parte ajustável no rebaixo do semieixo (onde fica posicionado a braçadeira da coifa), coloque a porca da Junta Fixa e aperte até a liberação da trava.
Remova a Junta Fixa e a coifa.
Limpe o Semieixo para evitar a contaminação da graxa.
Etapa 3 – Montagem da junta fixa
Monte manualmente a Coifa.
Aplique graxa na junta, começando pelo fundo (usando o bico da bisnaga) e preencha toda cavidade, movimente a gaiola para facilitar o processo.
Posicione o estriado da Junta Fixa, no estriado do Semieixo. Utilize um martelo de poliuretano e bata na extremidade na Junta, até encaixar o anel trava na ranhura do Junta. Verifique se a Junta está firme no eixo, puxando pelo corpo.
Aplique o restante da graxa na coifa.
Fixe a abraçadeira maior com o auxílio do Alicate especial. Antes de fixar a braçadeira menor, utilize uma chave de ponta roliça entre a coifa e o eixo pra entrar um pouco de ar.
Fixe a braçadeira menor, posicionando no rebaixo do eixo.
Etapa 4 – Instalação do semi eixo
Coloque a ponta da Junta Fixa no Cubo. Encaixe a Manga de eixo no Pivô. Instale o terminal de direção.
Aperte as porcas dos Pivô e do Terminal de direção.
Coloque a nova porca da Semieixo, não reutilize a porca antiga. Posicione a Roda e os parafusos da roda.
Com o veículo apoiado no chão, aperte as porcas da roda. Aplique 280 Nm na porca do Semieixo.
Para evitar desaperto acidental, recrave o colarinho da porca do eixo no rebaixo da Junta.
Atenção: Evite danos e desgastes prematuros, após a instalação do Semieixo, verifique a geometria do veículo.
Etapa 5 – Segurança é o resultado do trabalho de todos nós
Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.
Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.
Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.
Respeite o Meio Ambiente
Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.
Saiba mais em http://www.spicer.com.br/danatureza .