Nesta Bula Técnica Spicer mostramos como substituir a junta homocinética deslizante (lado esquerdo, câmbio) nos modelos com motor Duratec 2.0 L 16V fabricados entre 2013 e 2014. Acompanhe.
Nesta edição do seu Dana Informa apresentamos um passo-a-passo para substituição da Junta Homocinética Deslizante – lado do câmbio, esquerdo – código Spicer 7327-6042, aplicada nos modelos Ford Ecosport com motor Duratec 2.0 litros e 16 válvulas DOHC L4, utilizado nas versões Freestyle e Titanium – fabricados nos anos de 2013 e 2014.
Este produto também pode ser substituído pela junta Homocinética Deslizante – código Albarus ALB7327-6042.
Com as ferramentas adequadas (conforme segue), o novo componente Spicer ou Albarus e as orientações deste Guia, o reparador consegue realizar todo o trabalho de desmontagem, limpeza e montagem em uma hora ou até menos, dependendo das condições do veículo em questão.
Separe sobre a bancada ou carrinho de ferramentas as seguintes ferramentas:
- Torquímetro.
- Saca Pino.
- Martelo de Poliuretano.
- Chave de Fenda.
- Alicate de Braçadeira – Tipo “Ponte”.
- Alicate para Aplicação de Braçadeiras.
- Alicate para anéis internos.
- Extrator de Terminais.
- Extrator de Juntas Homocinéticas.
Com o veículo apoiado no chão solte a porca do semieixo e os parafusos da roda.
Com o veículo suspenso, remova a roda.
Solte as porcas do pivô e do terminal de direção. Utilizando um Extrator, remova o pivô e o terminal.
Com o auxílio de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô.
Puxe a manga de eixo para liberar a Junta Fixa e, caso necessite, use um martelo de poliuretano.
Remova a Tulipa do Câmbio.
Remova as abraçadeiras da coifa e retire a tripeça da tulipa.
Utilizando um alicate para anéis, remova trava e a tripeça.
Limpe o Semieixo para evitar a contaminação da graxa.
Monte manualmente a Coifa.
Posicione o estriado da Tripeça no estriado do Semieixo.
Coloque a trava.
Encaixe a Tripeça na Tulipa.
Coloque as abraçadeiras da coifa.
Encaixe a Tulipa no Câmbio.
Coloque a ponta da Junta Fixa no Cubo. Encaixe a Manga de eixo no Pivô. Instale o terminal de direção.
Aperte as porcas dos Pivô e do Terminal de direção. Coloque as cupilhas.
Coloque a nova porca da Semieixo, não reutilize a porca antiga. Posicione a Roda e os parafusos da roda.
Com o veículo apoiado no chão, aperte as porcas da roda e porca do Semieixo;
Para evitar desaperto acidental, recrave o colarinho da porca do eixo no rebaixo da Junta.
Cuidado
Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.
Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.
Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.
Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.
Saiba mais em http://www.spicer.com.br/danatureza