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Substituição da junta homocinética deslizante nos Ford Ecosport Freestyle e Titanium

27 setembro, 2024

Nesta Bula Técnica Spicer mostramos como substituir a junta homocinética deslizante (lado esquerdo, câmbio) nos modelos com motor Duratec 2.0 L 16V fabricados entre 2013 e 2014. Acompanhe.

Nesta edição do seu Dana Informa apresentamos um passo-a-passo para substituição da    Junta Homocinética Deslizante – lado do câmbio, esquerdo – código Spicer 7327-6042, aplicada nos modelos Ford Ecosport com motor Duratec 2.0 litros e 16 válvulas DOHC L4, utilizado nas versões Freestyle e Titanium – fabricados nos anos de 2013 e 2014.

Este produto também pode ser substituído pela junta Homocinética Deslizante – código Albarus ALB7327-6042.

Com as ferramentas adequadas (conforme segue), o novo componente Spicer ou Albarus e as orientações deste Guia, o reparador consegue realizar todo o trabalho de desmontagem, limpeza e montagem em uma hora ou até menos, dependendo das condições do veículo em questão.

Separe sobre a bancada ou carrinho de ferramentas as seguintes ferramentas:

  • Torquímetro.
  • Saca Pino.
  • Martelo de Poliuretano.
  • Chave de Fenda.
  • Alicate de Braçadeira – Tipo “Ponte”.
  • Alicate para Aplicação de Braçadeiras.
  • Alicate para anéis internos.
  • Extrator de Terminais.
  • Extrator de Juntas Homocinéticas.

Com o veículo apoiado no chão solte a porca do semieixo e os parafusos da roda.

Com o veículo suspenso, remova a roda.

Solte as porcas do pivô e do terminal de direção. Utilizando um Extrator, remova o pivô e o terminal.

Com o auxílio de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô.

Puxe a manga de eixo para liberar a Junta Fixa e, caso necessite, use um martelo de poliuretano.

Remova a Tulipa do Câmbio.

Remova as abraçadeiras da coifa e retire a tripeça da tulipa.

Utilizando um alicate para anéis, remova trava e a tripeça.

Limpe o Semieixo para evitar a contaminação da graxa.

Monte manualmente a Coifa.

Posicione o estriado da Tripeça no estriado do Semieixo.

Coloque a trava.

Encaixe a Tripeça na Tulipa.

Coloque as abraçadeiras da coifa.

Encaixe a Tulipa no Câmbio.

Coloque a ponta da Junta Fixa no Cubo. Encaixe a Manga de eixo no Pivô. Instale o terminal de direção.

Aperte as porcas dos Pivô e do Terminal de direção. Coloque as cupilhas.

Coloque a nova porca da Semieixo, não reutilize a porca antiga. Posicione a Roda e os parafusos da roda.

Com o veículo apoiado no chão, aperte as porcas da roda e porca do Semieixo;

Para evitar desaperto acidental, recrave o colarinho da porca do eixo no rebaixo da Junta.

Cuidado

Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.

Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.

Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.

Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.

Saiba mais em http://www.spicer.com.br/danatureza

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