Pioneiro no segmento de SUV’s, o Ford Ecosport foi lançado em 2003 e teve mais de 1.2 milhão de unidades produzidas na planta da montadora na Bahia. Nesta Bula Técnica Spicer mostramos como substituir a junta homocinética deslizante (lado direito, câmbio) nos modelos com motor 1.6L 16V fabricados entre 2012 e 2017. Acompanhe.
Ele foi o modelo que introduziu o conceito de carroceria SUV compacto (Sport Utility Vehicles ou Veículo Utilitário Esportivo, traduzido para o nosso idioma) no mercado brasileiro.
O resultado desse pioneirismo foi que o modelo da Ford foi líder do seu segmento durante vários anos, popularizando o segmento (hoje um a cada quatro veículos vendidos é um SUV). Com apenas duas gerações (2003 a 2011 e 2012 a 2021), o Ford Ecosport fez o projeto brasileiro se tornar um modelo global da empresa.
A fábrica da Ford em Camaçari (BA) produziu o modelo até janeiro de 2021, quando EcoSport foi descontinuado, fruto da decisão da tradicional montadora norte-americana fechar as suas fábricas no Brasil.
Com alto volume de veículos vendidos em quase duas décadas de produção, ainda existe um grande número de proprietários visitando as empresas de reparação automotiva em busca de serviços corretivos e preventivos, o que significa boa oportunidade de negócios para oficinas e centros automotivos que ofereçam serviços mão de obra preparada e utilizem peças de qualidade e procedência em seus serviços.
Nesta edição do seu Dana Informa apresentamos um passo-a-passo para substituição da Junta Homocinética Deslizante – código Spicer 7684-6436, aplicada nos modelos Ford Ecosport com motor SIGMA 1.6 L 16V DOHC L4 – Lado do Câmbio, Direito, fabricados entre 2012 e 2017. Este produto também pode ser substituído pela Junta Homocinética Deslizante – código Albarus ALB7684-6436.
Com as ferramentas adequadas (conforme segue) e o novo componente Spicer ou Albarus, seguindo as orientações deste Guia, o reparador consegue realizar todo o trabalho de desmontagem, limpeza e montagem em uma hora ou até menos, dependendo das condições do veículo em questão.
Separe sobre a bancada ou carrinho de ferramentas as seguintes ferramentas:
- Torquímetro.
- Saca Pino.
- Martelo de Poliuretano.
- Chave de Fenda.
- Alicate de Braçadeira – Tipo “Ponte”.
- Alicate para Aplicação de Braçadeiras.
- Alicate para anéis internos.
- Extrator de Terminais.
- Extrator de Juntas Homocinética.
Com o veículo apoiado no chão solte a porca do semieixo e os parafusos da roda.
Com o veículo suspenso, remova a roda.
Solte as porcas do pivô e do terminal de direção.
Utilizando um Extrator, remova o pivô e o terminal.
Com o auxílio de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô.
Puxe a manga de eixo para liberar a Junta Fixa. Caso necessite, use um martelo de poliuretano;
Retire o mancal do rolamento do semieixo;
Remova a Tulipa do Câmbio.
Remova as abraçadeiras da coifa e retire a tripeça da tulipa.
Utilizando um alicate para anéis, remova trava e a tripeça.
Limpe o Semieixo para evitar a contaminação da graxa.
Monte manualmente a Coifa.
Posicione o estriado da Tripeça no estriado do Semieixo. .
Coloque a trava.
Encaixe a Tripeça na Tulipa.
Coloque as abraçadeiras da coifa.
Coloque a ponta da Junta Fixa no Cubo.
Encaixe a Manga de eixo no Pivô.
Instale o terminal de direção.
Aperte as porcas dos Pivô e do Terminal de direção.
Coloque a nova porca da Semieixo. Não reutilize a porca antiga.
Posicione a Roda e os parafusos da roda.
Com o veículo apoiado no chão, aperte as porcas da roda. Aplique 230 Nm na porca do Semieixo.
Para evitar desaperto acidental, recrave o colarinho da porca do eixo no rebaixo da Junta.
Cuidado
Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.
Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.
Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.
Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.
Saiba mais em http://www.spicer.com.br/danatureza