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Substituição da junta homocinética deslizante nas picapes Toyota Hilux 4×4

12 julho, 2022

Nesta Bula Técnica Spicer apresentamos um passo-a-passo detalhado para a correta desmontagem e substituição da junta homocinética deslizante da picape de maior sucesso da montadora japonesa.

Substituir a junta homocinética deslizante nas picapes Toyota Hilux com tração 4×4 é um serviço simples e um tempo médio de mão de obra entre 40 minutos e uma hora, bastando que o reparador tenha as informações necessárias e ferramentas especificas.

Para começar, será necessário adquirir a junta homocinética deslizante Spicer código 7764-6228 ou o componente Albarus código ALB7764-6228, conforme boletim Dana Informa 51.2, de 19 de fevereiro de 2021. Clique na imagem abaixo e acesse o informativo.

A junta homocinética deslizante Spicer 7764-6228 ou sua equivalente Albarus ALB 7764-6228 são aplicadas nas picapes Toyota Hilux 4×4, fabricadas entre os anos 2016 e 2020.

Para começar será necessário separar algumas ferramentas:

  • Torquímetro
  • Saca pino
  • Martelo de poliuretano
  • Chave de fenda
  • Alicate de braçadeira – Tipo “Ponte”
  • Alicate para aplicação de braçadeiras
  • Alicate para anéis internos
  • Extrator de terminais
  • Extrator de juntas homocinéticas

Etapa 1 – Remoção do semieixo

Com o veículo apoiado no chão solte a porca do semieixo e os parafusos da roda. Com o veículo suspenso, remova a roda.

Solte as porcas do pivô e do terminal de direção. Utilizando um extrator, remova o pivô e o terminal.

Com o auxilio de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô.

Puxe a manga de eixo para liberar a junta fixa. Caso necessite, use um martelo de poliuretano.

Puxe o semieixo para soltar a tulipa do câmbio.

Etapa 2 – Desmontagem da junta deslizante

Remova as abraçadeira da coifa e retire a tripeça da tulipa.

Utilizando um alicate para anéis, remova trava e a tripeça.

Limpe o semieixo para evitar a contaminação da graxa.

Etapa 3 – Montagem da junta deslizante

Monte manualmente a coifa.

Posicione o estriado da tripeça no estriado do semieixo.

Coloque a trava.

Encaixe a tripeça na tulipa.

Coloque as abraçadeiras da coifa.

Etapa 4 – Instalação do Semieixo

Encaixe a tulipa no câmbio.

Coloque a ponta da junta fixa no cubo. Encaixe a manga de eixo no pivô. Instale o terminal de direção.

Aperte as porcas dos pivô e do terminal de direção. Coloque as cupilhas.

Coloque a nova porca da semieixo, não reutilize a porca antiga. Posicione a Roda e os parafusos da roda.

Com o veículo apoiado no chão, aperte as porcas da roda e porca do semieixo.

Para evitar desaperto acidental, recrave o colarinho da porca do eixo no rebaixo da junta.

Etapa 5 – Conclusão

Evite danos e desgastes prematuros. Após a instalação do semieixo, verifique a geometria do veículo.

Segurança é o resultado do trabalho de todos nós

Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.

Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.

Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.

Respeite o Meio Ambiente

Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.

Saiba mais em http://www.spicer.com.br/danatureza

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