Nesta edição, apresentamos um passo-a-passo para a substituição da junta homocinética deslizante daquele que foi cotado para ser o sucessor do VW Gol.
O Volkswagen Fox foi projetado e desenvolvido no Brasil e um dos principais produtos da Volkswagen durante quase duas décadas. Lançado em 2003, acumulou mais de 2 milhões de unidades produzidas na planta de São José dos Pinhais (PR).
Nesta edição do seu Dana Informa apresentamos um passo-a-passo para substituição da Junta Homocinética Deslizante – Câmbio ambos os lados – código Spicer 483-829 (pode ser substituída pela peça Albarus – código ALB483-829) aplicada nos modelos Volkswagen fabricados entre 2003 e 209, equipados com motor EA111 – 1.0 L 8V SOHC L4.
Para começar, este é um serviço que não toma mais do que uma hora de trabalho, sendo importante ter a peça nova para substituição, Spicer, é claro, e as ferramentas corretas para um serviço seguro e correto.
Separe sobre a bancada ou carrinho de ferramentas os seguintes itens:
- Torquímetro.
- Saca Pino.
- Martelo de Poliuretano.
- Chave de Fenda.
- Alicate de Braçadeira – Tipo “Ponte”.
- Alicate para Aplicação de Braçadeiras.
- Alicate para anéis internos.
- Extrator de Terminais.
Com o veículo apoiado no chão, solte a porca do semieixo e os parafusos da roda.
Com o veículo suspenso, remova a roda;
Solte as porcas do pivô e do terminal de direção. Utilizando um Extrator, remova o pivô e o terminal.
Com o auxílio de uma alavanca, force a bandeja para baixo para desacoplar o pivô.
Puxe a manga de eixo para liberar a Junta Fixa. Caso necessite, use um martelo de poliuretano.
Solte os 6 parafusos de fixação da Junta Deslizante da tulipa e remova o semieixo do veículo.
Utilizando uma chave de fenda, abra o anel trava e remova do eixo.
Remova a Junta Deslizante, a mola prato e a coifa.
Limpe o Semieixo para evitar a contaminação da graxa.
Monte manualmente a Coifa, a mola prato (com a parte côncava, voltada para o lado de fora da articulação).
Encaixe a Junta Deslizante no semieixo. Atenção quanto ao posicionamento, o rebaixo deve estar voltado para o lado do câmbio.
Monte o anel trava.
Aplique a graxa na Junta Deslizante.
Fixe a abraçadeira maior com o auxílio do Alicate especial. Antes de fixar a braçadeira menor, utilize uma chave de ponta roliça entre a coifa e o eixo pra entrar um pouco de ar. Fixe a braçadeira menor, posicionando no rebaixo do eixo.
Encaixe a Junta Deslizante na tulipa do câmbio; encaixe o flange da coifa e a chapas de fixação. Coloque os parafusos.
Aplique 40 Nm de torque nos 6 parafusos de fixação da Junta Deslizante.
Coloque a ponta da Junta Fixa no Cubo. Encaixe a Manga de eixo no Pivô. Instale o terminal de direção.
Aperte as porcas do Pivô e do Terminal de direção.
Coloque a porca da Semieixo. Posicione a Roda e os parafusos da roda.
Com o veículo apoiado no chão, aperte as porcas da roda.
Atenção a sequência de torque da porca do Semi-eixo:
1º Passo :300 Nm; 2º Passo: – 360º; 3º Passo: 50 Nm; 4º Passo: + 30º.
Esses são passos são importantes, pois são eles que ajustam a folga do rolamento.
Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.
Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.
Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.
Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.
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