Neste mês de março é comemorado o Dia Mundial da Água. O que você faz na sua empresa para ajudar a preservar esse líquido precioso? Quer saber como ter um consumo consciente e cuidados com o uso de água na sua oficina?
Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é uma data importante para relembrar a todos nós sobre a importância desse recurso para a manutenção do ecossistema e da vida (humana, das plantas e dos animais).
A data tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca da necessidade de não desperdiçar água, pois esse é recurso indispensável na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas.
Embora seja um líquido abundante em todo o planeta, a falta de cuidados na preservação e proteção dos recursos hídricos do planeta pode ser um problema num futuro bem próximo. O planeta Terra tem muita, mas muita água. Aproximadamente 70% do planeta é coberto pelos oceanos, cuja média de profundidade é de cerca de mil metros. Isso significa que, mais ou menos, 98% da água da Terra não é própria para o consumo em razão da sua quantidade de sal. Dos 2% restantes, a maior parte está no gelo polar e nas suas geleiras. Outra parte está no subsolo, em aquíferos e poços e cerca de 0,036% está em lagos e rios.
A água é um dos recursos finitos mais essenciais para a sobrevivência da vida no planeta, pois colabora com os ciclos naturais e ainda, é fundamental para a produção de alimentos, isso sem falar que o nosso corpo é formado em grande parte por água (cerca de 70% de nossa composição).
Como vimos, a água tem grande importância na vida das pessoas, o que reforça a necessidade de preservar esse bem tão valioso. Assim, pequenas atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza, bem como de todo o planeta.
Em todas nossas operações Dana adotamos cuidados com a preservação da água, com atividades que focam três ações principais: reduzir, reutilizar e reciclar.
Diariamente, as operações da Dana atuam para reduzir o consumo de água, com ações como a instalação de inibidores de vazão nas torneiras dos banheiros e refeitórios das fábricas, campanhas permanentes de conscientização junto a nossos colaboradores e a ampliação e aperfeiçoamento das ETEIs – Estações de Tratamento de Efluentes Industriais – que ajudam a despoluir a água que sai de nossas operações industriais, além de outras ações como o reuso de água em nossas instalações e o premiado Projeto Zero Efluente, adotado no complexo industrial Dana em Gravataí (RS), que consiste na aplicação de efluente líquido tratado em solo para abatimento dos compostos presentes pós-tratamento terciário, tais como Nitrogênio e Fósforo, que servem de adubo para a vegetação.
Além de aproveitar esses elementos riquíssimos para o processo de fertirrigação, isso evita o lançamento dessa água tratada no Rio Gravataí, reduzindo os impactos adversos no meio ambiente e colaborando com a renovação do aquífero profundo.
Seja você também amigo Danatureza: nosso compromisso com o meio ambiente
As oficinas devem ficar muito atentas, a gestão ambiental será um dos pontos decisivos para o sucesso. Os clientes estão cada vez mais conscientes e não querem usar produtos ou serviços de empresas poluidoras.
Para começar essa mudança, o mais importante é ter boa vontade e criatividade. Não pense que a gestão ambiental é apenas um assunto para grandes empresas e que exige investimentos milionários. Com bem pouco, cada um de nós pode fazer muito para ajudar o planeta. Para saber mais, acesse https://spicer.com.br/danatureza/ e faça o teste abaixo…
E na sua oficina?
A água é um solvente universal, portanto, não é à toa que ela é muito utilizada na oficina mecânica para a limpeza das peças, do chão, dos equipamentos e até mesmo na higienização do motor dos automóveis.
Mas já existem alternativas para reaproveitamento de água ou uso de outras tecnologias que evitam o uso de água de forma indiscriminada nas atividades normais de uma empresa de reparação automotiva, tais como sistemas de captação de águas de chuva, tanque de separação de água e óleo, máquinas para limpeza de peças e outras.
Faça um teste rápido sobre como estão os cuidados com a preservação da água m sua empresa. Responda as perguntas a seguir:
- Existe tanque ou sistema de captação e separação de água e óleo na oficina?
( ) SIM ( ) NÃO
- É feito o reaproveitamento de água em sua empresa?
( ) SIM ( ) NÃO
- Periodicamente é feita a inspeção das instalações hidráulicas em toda empresa?
( ) SIM ( ) NÃO
- É utilizado água de reuso para a lavagem do pátio da oficina?
( ) SIM ( ) NÃO
- A lavagem das peças é feita um sistema fechado (tanque ou máquina de lavagem) sem contato com o sistema de água e esgoto?
( ) SIM ( ) NÃO
- Há um sistema de comunicação eficiente e permanente sobre o uso e consumo de água entre os funcionários da empresa?
( ) SIM ( ) NÃO
- A conta dos serviços de água e esgoto tem apresentado valores estáveis?
( ) SIM ( ) NÃO
- Sua empresa divulga a importância de todos estarem envolvidos com a preservação da água aos seus clientes e vizinhos?
( ) SIM ( ) NÃO
Confira a avaliação do compromisso de sua empresa com a conservação da água: Some 5 pontos para cada resposta SIM assinalada.
De 0 a 15 pontos – Existem muitos pontos a serem melhorados em sua empresa. Com poucas ações e quase nenhum investimento é possível melhorar os resultados em preservação da água e ainda melhorar o lucro da empresa.
De 20 a 35 pontos – Vocês estão no caminho certo. Continue assim, afinal sua empresa pode adotar outras ações e ainda servir de exemplo e estímulo para outras empresas e pessoas. Que tal começar a explorar melhor esse diferencial de ser uma empresa comprometida com o futuro do planeta em suas comunicações.
40 pontos – Parece que temos um case a ser seguido e divulgado. Continue preservando a água e pesquise outras formas de melhorar ainda mais seus cuidados com este líquido essencial para todos. Parabéns!