Spicer Sem Segredos: troca das Cruzetas 55-1XL, item aplicado nos modelos Ford F-4000 e Mercedes-Benz Accelo 715C. Acompanhe!

Aplicada nos caminhões Ford F-4000 e nos MB 710 e 715 Accelo, além dos ônibus Mercedes Benz LO-712, este componente é utilizado nos serviços de reparação e manutenção preventiva em veículos fabricados desde 2003.

Neste vídeo da série Spicer Sem Segredos, apresentamos os procedimentos para a troca e instalação de cruzetas da série SPL modelo 55-1XS. Um serviço simples, mas que requer cuidados e atenção.

Ferramentas necessárias:

  • Uma série de Calços variados, que serão usados para remoção das capas. Estes devem ser um pouco menores que a largura de cada capa. Se não tiver calços, pode usar um soquete de metal;
  • Prensa hidráulica;
  • Torno de bancada ou morsa;
  • Alicate específico para soltar os anéis trava;
  • Uma chave de boca nº 8;
  • Martelo (preferencialmente de poliuretano).

Desmontagem

Remova os anéis trava e retire as capas com o auxílio de uma prensa.

Prense aos poucos até o corpo da cruzeta encostar na outra peça, garfo, luva, flange e demais componentes. Se ao final da prensagem a capa não sair, use um alicate modelo bomba d´água para retirá-la.

Fique sempre atento ao alinhamento das peças e se uma capa travar, não force. Evite aumentar a força da prensa, é perigoso. Antes de qualquer ação, analise com cuidado e descubra as causas do travamento.

Dica: após a desmontagem das capas, verifique se todos os roletes estão devidamente posicionados nas capas e examine o corpo da cruzeta, procurando por marcas ou desgaste excessivo. Estas podem ser indicações de outros problemas no cardan.

A cruzeta pode ser considerada um tipo de “fusível” do cardan e o desgaste anormal ou prematuro indica outros problemas, como desalinhamento ou falta de lubrificação.

Descarte apropriadamente as capas e roletes usados que nunca devem ser reutilizados.

Montagem

 Na hora de montar a cruzeta nova é importante tomar alguns cuidados.

Veja se a graxeira está na posição certa, com fácil acesso e sem travar o movimento da junta.

Quando for prensar a cruzeta, confira se o cardan está bem nivelado e alinhado. Não aplique óleo ou graxa nos olhais, pois isso pode provocar a rotação das capas.

Nunca apoie o cilindro da prensa direto nas capas, use um apoio de metal.

Antes de instalar, tome cuidado ao remover as capas da cruzeta para que os roletes não caiam. Se algum cair, reposicione com atenção. Prense aos poucos e confira se a capa desceu o suficiente para colocação do anel trava.

Instale o anel trava na capa prensada antes de começar a prensar a próxima capa.

Depois de prensar as quatro capas, confira se a junta universal se movimenta livremente; ela não pode ficar bloqueada ou com ruídos.

A parte final do trabalho é a lubrificação da cruzeta e você encontra o vídeo sobre esse assunto em nossa página no Youtube. Este procedimento e outras dicas da série Spicer Sem Segredos estão no nossos Canal Spicer Brasil (www.youtube.com/spicerbrasil).

 

 

 

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