Spicer Sem Segredos: troca das Cruzetas 5-510XS

Nesta edição trazemos do vídeo da série “Spicer Sem Segredos” o passo-a-passo para a troca e instalação de cruzetas 5-510XS, utilizada em caminhões das marcas Ford e Volkswagen, e nos ônibus Mercedes-Benz e Volvo.

As cruzetas Spicer 5-510XS são aplicadas de série nos caminhões Ford Cargo 4030 e nos modelos Volkswagen 4030, Constellation 26.280 e 31.280, e no Titan 18.310; além dos ônibus Mercedes-Benz O-400 nas séries R, RS, RSD, SER, RSL, UP e UPA e nos Volvo B10R.

Desmontar a cruzeta Spicer 5-510XS é um trabalho rápido e fácil, mas, antes de começar a realização dos serviços de substituição, confirme se tem às mãos todas as ferramentas necessárias:

Chave de boca nº 8 para a graxeira;

Torquímetro com soquete de boca nº 14 para os parafusos de fixação das abraçadeiras;

Martelo – de preferência de poliuretano para soltar e depois reposicionar as capas.

DESMONTAGEM

Comece removendo os parafusos de fixação dos pratos das capas e depois retire as capas. Remova a cruzeta.

Dica: Após a desmontagem das capas, verifique se todos os roletes estão devidamente posicionados nas capas e examine o corpo da cruzeta, procurando por marcas ou desgaste excessivo. Estas podem ser indicações de outros problemas no cardan, tais como desalinhamento ou falta de lubrificação.

Descarte apropriadamente os parafusos, capas e roletes usados.

Atenção: estes itens nunca devem ser reutilizados ou reaproveitados.

MONTAGEM

Na hora de montar a cruzeta nova é importante tomar alguns cuidados.

1 – Veja se a graxeira está na posição certa, com fácil acesso e sem travar o movimento da junta. Use os parafusos originais Spicer número 673709.

2 – Antes de instalar, tome cuidado ao remover as capas da cruzeta para que os roletes não caiam. Se algum cair, reposicione com atenção.

3 – Posicione a cruzeta e coloque uma capa de cada vez, deixando para fazer o aperto final depois que todas as capas estejam fixadas.

4 – Com auxilio do torquímetro, aplique 51,65 Nm em cada parafuso.

5 – Confira sempre se o cardan está bem nivelado e alinhado.

6 – Não aplique óleo ou graxa nos olhais. Isso pode provocar a rotação das capas.

7 – Depois de fixar as quatro capas, confira se a junta universal se movimenta livremente. Ela não pode ficar bloqueada, nem com ruídos.

8 – Por fim, realize a lubrificação da cruzeta. Se tiver dúvidas, confira as rotinas de lubrificação das cruzetas Spicer Série 10 em nosso Canal no Youtube (www.youtube.com/SpicerBrasil)

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