Nesta edição trazemos do vídeo da série “Spicer Sem Segredos” o passo-a-passo para a troca e instalação de cruzetas 5-510XS, utilizada em caminhões das marcas Ford e Volkswagen, e nos ônibus Mercedes-Benz e Volvo.
As cruzetas Spicer 5-510XS são aplicadas de série nos caminhões Ford Cargo 4030 e nos modelos Volkswagen 4030, Constellation 26.280 e 31.280, e no Titan 18.310; além dos ônibus Mercedes-Benz O-400 nas séries R, RS, RSD, SER, RSL, UP e UPA e nos Volvo B10R.
Desmontar a cruzeta Spicer 5-510XS é um trabalho rápido e fácil, mas, antes de começar a realização dos serviços de substituição, confirme se tem às mãos todas as ferramentas necessárias:
Chave de boca nº 8 para a graxeira;
Torquímetro com soquete de boca nº 14 para os parafusos de fixação das abraçadeiras;
Martelo – de preferência de poliuretano para soltar e depois reposicionar as capas.
DESMONTAGEM
Comece removendo os parafusos de fixação dos pratos das capas e depois retire as capas. Remova a cruzeta.
Dica: Após a desmontagem das capas, verifique se todos os roletes estão devidamente posicionados nas capas e examine o corpo da cruzeta, procurando por marcas ou desgaste excessivo. Estas podem ser indicações de outros problemas no cardan, tais como desalinhamento ou falta de lubrificação.
Descarte apropriadamente os parafusos, capas e roletes usados.
Atenção: estes itens nunca devem ser reutilizados ou reaproveitados.
MONTAGEM
Na hora de montar a cruzeta nova é importante tomar alguns cuidados.
1 – Veja se a graxeira está na posição certa, com fácil acesso e sem travar o movimento da junta. Use os parafusos originais Spicer número 673709.
2 – Antes de instalar, tome cuidado ao remover as capas da cruzeta para que os roletes não caiam. Se algum cair, reposicione com atenção.
3 – Posicione a cruzeta e coloque uma capa de cada vez, deixando para fazer o aperto final depois que todas as capas estejam fixadas.
4 – Com auxilio do torquímetro, aplique 51,65 Nm em cada parafuso.
5 – Confira sempre se o cardan está bem nivelado e alinhado.
6 – Não aplique óleo ou graxa nos olhais. Isso pode provocar a rotação das capas.
7 – Depois de fixar as quatro capas, confira se a junta universal se movimenta livremente. Ela não pode ficar bloqueada, nem com ruídos.
8 – Por fim, realize a lubrificação da cruzeta. Se tiver dúvidas, confira as rotinas de lubrificação das cruzetas Spicer Série 10 em nosso Canal no Youtube (www.youtube.com/SpicerBrasil)