Spicer Sem Segredos: Instalação e Manutenção de Cardans em etapas

Nova seção do portal Spicer Brasil, as Dicas Técnicas Spicers Sem Segredos trazem uma rotina passo-a-passo para desmontagem, limpeza, substituição, lubrificação e teste de cardans e cruzetas. Acompanhe a seguir como fazer um trabalho completo e correto da substituição de cardans

Conhecidos pela alta qualidade e durabilidade, os cardans Spicer equipam os principais caminhões e ônibus do Brasil e milhões de veículos em todo o mundo. Nesta Dica Técnica da Série Spicer Sem Segredos explicamos detalhadamente todas as etapas para um trabalho de diagnóstico e substituição no cardan.

Com quatro passos, você realiza um serviço com toda a qualidade original Spicer:

1 – Identifique; 2 – Lubrifique; 3 – Avalie; 4 – Troque.

Antes de começar, algumas recomendações e lembretes:

Respeite os intervalos de lubrificação: se o cardan ficar imerso em água ou lama (ao enfrentar enchentes, atravessar riachos, trabalhar em arrozais, entre outras situações parecidas), o ideal é refazer a lubrificação.

Use a Graxa Certa: A maior causa de problemas em cruzetas e juntas deslizantes é a aplicação de graxas erradas. Não tente economizar usando outro tipo de graxa. O prejuízo com o cardan será bem maior.

Limpeza é Fundamental: Antes de iniciar a lubrificação, é preciso:

1 – Limpar e avaliar o estado de conservação das graxeiras de cada cruzeta.

2 – Conferir se a engraxadeira não tem restos de graxa velha ou de outro tipo de graxa.

3 – Em sistemas pneumáticos, verificar se o ar não está contaminado com água ou óleo.

Como Avaliar?

Procure as Causas: antes de fazer qualquer manutenção no cardan, o mecânico deve ouvir quem dirige o veículo. Queixas de vibrações ou ruídos, como o famoso “som de sino”, geralmente indicam problemas.

A seguir, inspecione todo o conjunto do eixo cardan, do câmbio ao diferencial.

Procure por trincas, amassados ou perdas dos pesos de balanceamento soldados nos tubos.

Preste atenção em ruídos, folgas ou quebras nos mancais.

Veja se existem folgas ou trincas nas juntas universais.

Como Trocar?

Marque as Peças. Se for preciso retirar o cardan do veículo, o ideal é marcar a posição de todas as peças. Use um marcador industrial (ou tinta e pincel) para fazer as marcas antes da desmontagem.

Você notará que algumas peças, como a junta deslizante, até trazem marcas gravadas.

O posicionamento correto é fundamental. Se houver erro, o cardan quebrará ao menor esforço.

Trabalhe Correto: Após marcar a posição das peças, separe as ferramentas necessárias e inicie a desmontagem.

Muitos veículos usam parafusos tipo torx. Não tente retirá-los usando soquetes sextavados. Como são peças grandes e pesadas, prefira trabalhar em dupla. Se for preciso, use uma talha.

No transporte, tenha cuidado para não bater o cardan ou deixar que alguma peça caia no chão.

Limpeza e Organização: antes de iniciar o reparo no cardan, é preciso limpar todas as peças e a área de trabalho. Também é muito importante ter as ferramentas certas à mão, limpas e organizadas.

Não Faça Misturas: a qualidade da manutenção começa na escolha e compra das peças. Nunca misture produtos de marcas diferentes na junta universal ou na junta deslizante. Cada fabricante trabalha de uma forma e o resultado dessa “mistura” nunca acaba bem. Os componentes não encaixam direito ou ficam com folgas diferentes das indicadas.

Veja se existem cruzetas com capas espelhadas, problemas de fixação, falta de aperto ou outros defeitos.

Procure por folgas na junta deslizante.

Existem adaptações ou consertos mal feitos? Eles podem alterar o funcionamento do cardan.

Analisando a Cruzeta

Com a cruzeta fora do cardan, analise a peça. Alguns defeitos deixam dicas importantes:

Cruzetas com as espigas queimadas sofreram com a falta de graxa ou a graxa errada.

Espigas marcadas ou trincadas podem indicar empenamentos ou excesso de torque.

Marcas no topo da espiga costumam ser provocadas por adaptações ou empenamentos.

Ao notar qualquer um desses problemas ou outros desgastes anormais (como peças desalinhadas ou furos ovalizados), informe o dono do veículo e solucione a falha antes de montar a cruzeta nova.

Feita a análise, jogue fora (reciclagem, não esqueça) a cruzeta velha, parafusos, roletes, capas, anéis. Nada deve ser reutilizado. A cruzeta Spicer vem completa, com graxeira e anéis-trava novos.

Analise também, com o uso de gabaritos, o alihamento dos olhais. Um componente desalinhado vai causar problemas nas cruzetas e no próprio cardan.

Teste de Rodagem

Antes de entregar o veículo ao cliente, é sempre bom fazer um teste de rodagem.

Se notar vibrações no cardan, retire a cruzeta e a remonte girando 180 graus (meia volta).

Também será preciso lubrificar novamente, para repor a graxa perdida na desmontagem.

Balanceamento

Se o cardan seguir vibrando, a única solução será refazer o seu balanceamento. Muitas empresas dizem que fazem esse serviço, mas é bom ficar atento.

Para balancear um cardan da forma correta, é preciso ter uma máquina balanceadora.

Outras soluções, como o uso de torno e calor, não resolvem e podem até condenar a peça.

Siga os passos de troca específicos para cada série de cruzeta e depois confira também as instruções de lubrificação para a série (SPL ou Série 10).

Todas as informações desta Dica Técnica foram extraídas da série Spicer Sem Segredos, que está disponível do site Spicer. Além desta, existem mais 45 publicações iguais a esta, com um passo-a-passo detalhado com as rotinas de diagnóstico, limpeza e manutenção. Clique na imagem abaixo e veja esta Dica e todas a série que temos sobre instalação e lubrificação de cuzetas.

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