Spicer Sem Segredos: dicas para a troca e instalação das Cruzetas 5-438XS

Neste vídeo da série “Spicer Sem Segredos”, apresentamos os procedimentos para a troca e instalação de cruzetas da série 10, modelo 5-438XS, utilizada em diversos caminhões das marcas Ford, Mercedes Benz e Volkswagen

Os principais veículos equipados com as cruzetas Spicer 5-438XS são:

Ford: B-1618 – F-14000 – F-16000 – Cargo 1419 – 1422 – 1618 – 1619 – 1621 – 1622 – 2221 – 2319 – 2324 – 3224

Mercedes-Benz: L1218E – L1618 – L1620 – L2318 – 1718 – 1720 – OF1620 – OHL1621

Volkswagen: 14.210 – 14.220 – 15.210 – 16.180 – 16.210.

Antes de começar a realização dos serviços de substituição, confirme se tem às mãos todas as ferramentas necessárias:

  • Chave de boca nº 8 para a graxeira;
  • Torquímetro com soquete de boca nº 13 para os parafusos de fixação das abraçadeiras;
  • Martelo – de preferência de poliuretano para soltar e depois reposicionar as capas.

DESMONTAGEM

Comece removendo os parafusos de fixação dos pratos das capas e depois retire as capas. Remova a cruzeta.

Dica: Após a desmontagem das capas, verifique se todos os roletes estão devidamente posicionados nas capas e examine o corpo da cruzeta, procurando por marcas ou desgaste excessivo. Estas podem ser indicativos de outros problemas no cardan, tais como desalinhamento ou falta de lubrificação.

Descarte apropriadamente os parafusos, capas e roletes usados.

Atenção: estes itens nunca devem ser reutilizados ou reaproveitados.

MONTAGEM

Na hora de montar a cruzeta nova é importante tomar alguns cuidados.

1 – Veja se a graxeira está na posição certa, com fácil acesso e sem travar o movimento da junta. Use os parafusos originais Spicer número 573709.

2 – Antes de instalar, tome cuidado ao remover as capas da cruzeta para que os roletes não caiam. Se algum cair, reposicione com atenção.

3 – Posicione a cruzeta e coloque uma capa de cada vez, deixando para fazer o aperto final quando todas as capas estejam fixadas.

4 – Com auxilio do torquímetro, aplique 35,47 Nm em cada parafuso.

5 – Confira sempre se o cardan está bem nivelado e alinhado.

6 – Não aplique óleo ou graxa nos olhais. Isso pode provocar a rotação das capas.

7 – Depois de fixar as quatro capas, confira se a junta universal se movimenta livremente. Ela não pode ficar bloqueada, nem com ruídos.

8 – Por fim, realize a lubrificação da cruzeta. Se tiver dúvidas, confira as rotinas de lubrificação das cruzetas Spicer Série 10 em nosso Canal no Youtube (www.youtube.com/SpicerBrasil)

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