Evitar procedimentos errados ou incompletos, fazer um trabalho de forma rápida e eficiente, usar as ferramentas e peças corretas. Essas são algumas das vantagens que você obtém quando acompanha as dicas Spicer preparadas pelos técnicos Dana.
Neste vídeo preparado pelos técnicos especializados Dana, mostramos os benefícios de usar um kit de reposição do semi eixo no lugar de substituir apenas o componente ou componentes danificados. Este trabalho de substituição usou como exemplo a troca de peças em um modelo Jeep, substituindo todo o conjunto no lugar de trocar apenas componentes individuais.
No exemplo apresentado, foi detectado um vazamento na pastilha de freio.
O conjunto de semi eixo é composto por um semi eixo com parafusos de roda apertados e anel sensor de freio ABS embaixo do eixo, placa de contenção, selador de óleo, um conjunto de rolamentos e um anel de contenção.
Antes de começar, algumas recomendações de segurança:
- Nunca, sob qualquer circunstancias, execute um conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos adequados para o conserto.
- Sempre use equipamentos de proteção individual (EPI) que atendam às exigências de segurança. Não usar, óculos de segurança, por exemplo, pode resultar em ferimento e até em perda parcial ou completa da visão.
- Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.
- Sempre se certifique de seguir cuidadosamente as especificações de torque e aperto. Não o fazer pode levar a danos a outros componentes do veículo.
Nesta dica de reparo em semi eixos, vamos fazer a substituição completa do componente por um kit novo de semi eixos Spicer. Ele já vem com rolamentos, seladores e também com o eixo. Isso torna o conserto muito mais fácil e utiliza menos ferramentas.
É recomendável que você tenha uma marreta dinâmica de borracha ou outra ferramenta similar para ajudar a tirar o semi eixo do tubo. Além das ferramentas básicas, é claro.
Procedimentos
Com o pneu já removido, o próximo passo é retirar a pinça de freio. Uma vez solta, a pinça de freio deslizará para fora do rotor e você irá colocá-la fora do alcance dos demais componentes, para não atrapalhar.
Após isso, o rotor deve sair com facilidade. Caso pare no fim do flange, uma batida com a marreta dinâmica de borracha deve bastar.
Voltemos ao flange. Existem quatro pequenas porcas segurando esse flange. Solte-as para você poder continuar e remover o eixo.
O próximo passo, assim que o flange estiver firmemente conectado ao eixo de flange, é remover o eixo. Isso pode exigir algumas batidas da ferramenta de auxílio para remover o eixo..
Quando o eixo estiver livre do tubo, remova-o com cuidado.
Agora que está solto, lembre-se:
Você terá em suas mãos um semi eixo que terá entre 75 cm e 1 metro, dependendo do modelo do veículo, e ele estará encharcado com o óleo que está dentro do tubo do eixo. Portanto, tenha um balde ou recipiente para coletar este óleo e evitar que qualquer coisa caia e suje toda a oficina.
Remova o semi eixo e aproveite para verificar as ranhuras do tubo e o semi eixo que está em suas mãos.
Apenas para ter uma ideia da diferença entre o trabalho na troca dos componentes e a substituição de todo o conjunto, se não fosse substituir por um kit Spicer, você teria que remover o anel de retenção e o rolamento, antes de ter acesso ao selador que está danificado.
Com a substituição do conjunto, já é feita a troca de todos os componentes críticos. No novo semi eixo a tampa do rolamento está instalada no cone de rolamento e não pode ser separada. Na maioria das vezes que você retira o semi eixo do veículo, a tampa do rolamento se separa, tornando a reinstalação muito mais difícil.
Antes de começar a montagem, lembre-se de checar o furo do eixo antes de instalar o eixo, para garantir que não existam amassados ou arranhões.
Tenha certeza de ter escolhido o conjunto de semi eixo Spicer correto para o veículo. Veículos diferentes tem eixos com tamanhos diferentes.
Certifique-se que as ranhuras estão alinhadas com a engrenagem lateral do diferencial.
Deslize cuidadosamente o eixo, com os buracos alinhados. O rolamento deve entrar no buraco e depois apertar os parafusos.
Já com o eixo conectado à engrenagem lateral e com a placa de flange colocada na placa de freio, instale as porcas para segurar o eixo no tubo do eixo.
Para facilitar a instalação do rotor do freio, coloque um pouco de graxa no flange do freio. Desta forma, o rotor do freio entra por cima dos pinos com facilidade e se encaixará no flange.
Com o rotor de volta em sua posição, termine reinstalando a pinça de freio. Faça os apertos de acordo com as especificações de fábrica e reinstale a roda e o pneu.
Serviço finalizado com qualidade e segurança.
Se quiser ver o semi eixo Spicer em 3D, acesse o site Spicer Brasil ou clique na imagem abaixo.