Além da Copa Truck, a marca está nas pistas da Stock Car. A partir desta temporada 2025 a marca Spicer está presente nas duas principais competições automobilísticas do país. Confira!
Tradição e presença constante no apoio ao automobilismo de competição brasileiro, a Dana é uma empresa que tem uma história ligada à Stock Car, especialmente através da restauração de um Opala que estabeleceu um recorde de velocidade na categoria. A réplica do Opala, que alcançou 303,157 km/h em 1991, foi restaurada com foco nos detalhes e se tornou uma peça de coleção (clique na imagem para mais detalhes).
Agora, em 2025, a Dana retorna às pistas com força total e passa a ser patrocinadora oficial da Stock Car com a marca Spicer, também assumindo a função de fornecedora oficial dos eixos cardan para todas as equipes da categoria.
Assim, os carros que participam das etapas da temporada 2025 terão bolhas inspiradas nos modelos Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e o Mitsubishi Eclipse Cross, feitas a partir de material compósito incluindo fibra de carbono, fibra de vidro, aramida e kevlar.
Sob essa carroceria, na dianteira, existe um motor turbo de 2.1 litros, com quatro cilindros de 16 válvulas e injeção eletrônica, que gera 500 cv (7.600 rpm), ligado ao câmbio inglês XTrac de seis marchas (modelo P1529), sequencial e semiautomático.
Toda essa potência é transferida para as rodas traseiras por um eixo cardan Spicer que faz a ligação entre a caixa de câmbio e o diferencial, permitindo que os pilotos atinjam até 345 km/h nas retas e ultrapassem os 200 km/h em curvas fechadas. Essas são as configurações padrão para os carros das 15 equipes, assegurando a disputa intensa entre os 30 pilotos e muita emoção durante as 12 etapas da temporada.
Como não podia deixar de ser, a Dana, referência em confiabilidade e durabilidade, além ser fornecedora de 95% dos caminhões que saem das linhas de montagem no Brasil, também continua apoiando a Copa Truck, categoria máxima dos veículos pesados, por meio da marca Spicer, com o patrocínio aos pilotos José Augusto Dias (Jô) #81 e Paulo Salustiano #55, da equipe Odapel Racing/R9 Competições.
Afinal, só quem oferece peças originas e itens para reposição desenvolvidos e testados no Brasil para suportar as mais adversas condições das estradas do País, está preparada para equipar os gigantes da Copa Truck, que podem ultrapassar a velocidade final de 240 km/h (nas corridas a velocidade máxima é limitada em 160 km/h, por questões de segurança).
Os monstros das pistas e gigantes das estradas confiam nas marcas Dana para equipar seus caminhões tanto nas corridas, quanto nas linhas de montagem.