Este problema pode ser um dos mais desafiadores para diagnosticar e resolver. E agora? Como atender esse tipo de reclamações dos seus clientes?
O cliente entra na oficina reclamando que sente que algo está vibrando no sistema de transmissão do veículo. E agora? Diagnosticar e resolver problemas de vibração oriundos dos componentes de transmissão pode ser um dos mais desafiadores para quem trabalha com manutenção automotiva.
O eixo de transmissão (ou eixo cardan) permite que a potência do motor impulsione o mecanismo e promova a conversão em torque, através de uma força motriz. Assim, com esse dispositivo, as rodas dos veículos se movimentam.
Identificar que realmente há um problema com o eixo de transmissão e consertá-lo pode ser muito irritante, pois você tem que encontrar uma maneira de reproduzir e medir a vibração. Isso será especialmente difícil para o técnico, pois o problema está relacionado à reclamação do seu cliente, como um zumbido, trepidação ou uma sensação no interior do veículo.
As vibrações do sistema de transmissão mudaram com os veículos modernos, assim, o eixo de transmissão formado por apenas uma peça se tornou a exceção e não a regra, já que você ainda pode encontrá-los em alguns caminhões maiores e carros esportivos.
Além disso, os eixos de transmissão de apenas uma peça ainda incorporaram atualizações, como juntas homocinéticas, construção em alumínio e designs aprimorados.
Já faz um bom tempo que as montadoras adotaram os eixos de transmissão de duas peças. O eixo cardan dividido em duas partes principais: o cardan primário, que se conecta à caixa de câmbio, e o cardan secundário, que se liga ao diferencial.
Essa colaboração das duas partes permite a transferência eficiente de energia mecânica para as rodas traseiras, garantindo um desempenho sólido e consistente.
Essa forma têm sido a maioria das aplicações de eixos de transmissão e, raramente, são a fonte de problemas, isso devido às estratégias de montagem do eixo de duas peças que se integram e ajustam harmoniosamente.
Ainda assim, com uma ampla gama de componentes de ligação, se houver ruído ou vibração, isso ainda pode ser desafiador para diagnosticar e consertar.
Quando se trata de inspecionar o eixo de transmissão para diagnosticar problemas, seus olhos, ouvidos e conhecimentos/informação são suas melhores ferramentas neste cenário, pois eles podem lhe dizer muito sobre a condição do eixo de transmissão.
Antes mesmo de olhar para o eixo de transmissão, verifique o compartimento do motor para ver se o motor não apresenta pontos de desgaste, especialmente nos suportes e coxins de transmissão, pois eles podem ser a causa de ruído e vibração.
Observe se os suportes não alteraram o alinhamento da transmissão e do eixo.
Após inspecionar o compartimento do motor, é hora de olhar para o eixo de transmissão em si – lembre-se, um eixo de transmissão saudável não deve ter amassados ou danos – eles podem criar pontos fracos e fazer com que o eixo falhe.
Observe se não há elementos estranhos como cordões, arames ou outros detritos longos e flexíveis da estrada que possam ter se enrolados ao redor do eixo.
Não se esqueça de inspecionar todo o conjunto, avaliando folgas entre componentes, desgaste de vedações, lubrificação de juntas, cruzetas, ponteiras, estado geral das borrachas e mancais e tudo mais que integra o sistema de transmissão.
Por fim, é muito importante conferir as vedações na caixa de transferência, transmissão ou eixo – esta é a parte mais ignorada do reparo do eixo de transmissão.
Muitas vezes, as vedações danificadas podem comprometer todo o sistema e gerar ruídos e a sensação de vibração e trepidação dos demais componentes.
Uma coisa é certa: uma vez encontrado o problema, não basta apenas substituir o componente ou componentes que deram origem ao problema. É importante checar outros aspectos para confirmar se aquele item que gerou a trepidação não foi submetido a uso indevido ou outro problema. Um eixo desalinhado ou desbalanceado pode afetar o mancal, a cruzeta ou danificar um garfo ou terminal.