Veículos da linha pesada são submetidos diariamente a aplicações severas, com transporte de carga e passageiros e sujeitos a prejuízos elevados e riscos sérios de acidentes causados por falhas em um dos sistemas. A inspeção periódica no sistema de direção em ônibus e caminhões é uma das checagens mais importantes e a manutenção preventiva é fundamental. Confira.
O proprietário de um veículo pesado, gestor que atua com frota própria e até mesmo o reparador automotivo de uma oficina independente devem sempre estar atento aos sinais que podem indicar problemas com o ônibus ou caminhão.
As peças sofrem desgastes com o uso diário e podem prejudicar a segurança do condutor, passageiros e outros usuários das vias públicas e estradas. Um dos problemas mais críticos é o desgaste no sistema de direção em veículos pesados.
A direção pode ser hidráulica, elétrica ou até mecânica, mas sua função não muda: transmitir o movimento e força do volante até as rodas e pneus, fazendo com que eles rodem adequadamente e movimentem o carro.
Tudo começa no volante, componente que gera o comando para que a coluna de direção leve esse impulso para a caixa de direção, onde está o pinhão, que gira de um lado para o outro, forçando a cremalheira a fazer o mesmo, afinal eles estão conectados.
A cremalheira é também ligada às barras de direção em sua extremidade, e com o movimento descrito anteriormente, as barras ativam os terminais de direção para movimentar a suspensão e, finalmente fazer com que toda força mecânica desse processo seja transferida para as rodas e pneus, permitindo que o veículo se desloque da forma esperada.
Qualquer problema ou falha em um dos itens envolvidos neste processo pode gerar acidentes e prejuízos financeiros e danos físicos a motoristas, passageiros e outros usuários da via.
Para evitar essas situações críticas, a recomendação é fazer uma inspeção detalhada a cada 10 mil km, observando se não existe folga nos terminais e existência de coifa protetora rasgada ou danificada, falta de lubrificação ou graxa contaminada por agentes externos (água, areia, terra ou outro detrito).
Estes são indicativos que algo não está em boas condições e, além do risco de provocar acidentes, podem causar interferência na geometria da direção e desgaste dos pneus.
O sistema de direção do caminhão é composto por uma barra lateral, barra de ligação, terminal de direção, coluna e caixa de direção.
Essa composição é responsável por garantir a estabilidade e boa dirigibilidade do veículo, preservando a segurança do condutor e, consequentemente, contribuindo para que a carga ou passageiros cheguem em segurança ao seu destino.
Todos os veículos pesados devem passar por constantes revisões e manter a manutenção em dia e prevenindo eventuais panes. Caso as manutenções preventivas não sejam realizadas, os veículos podem sofrer sérios desgastes.
Entre os principais sinais da avaria, destacam-se:
Problemas na barra lateral e barra de ligação – A barra lateral e barra de ligação do veículo podem apresentar empenamento, folga, desalinhamento na direção, inversão de posição de montagem e coifa rasgada. Estes problemas prejudicam o desempenho do veículo e trazem risco de vida a todos os usuários.
Ruídos na coluna de direção – A coluna de direção pode apresentar folga ou travamento no acoplamento ou cruzetas, provocando um ruído. Esse ruído indica também que há desgaste acentuado em peças do sistema (barra, caixa e terminais de direção) e mais frequente em veículos que são usados de forma muito intensa.
Nesse caso, é possível reparar ou trocar a peça danificada para resolver o problema.
Vazamento na caixa de direção – O vazamento na caixa de direção pode indicar a perda no fluido hidráulico e/ou desgaste nos componentes internos, e pode acarretar problemas durante o funcionamento do caminhão ou ônibus.
Para evitar que esses desgastes no sistema de direção causem problemas maiores é importante que os que os gestores de frotas e responsáveis pela manutenção fiquem atentos aos programas de inspeção periódica dos veículos e realizem a substituição sempre que houver alguma falha detectada ou a troca programada por manutenção preventiva.
Para facilitar esse processo, deve ser realizado periodicamente os reparos e seguir o checklist de manutenção preventiva para caminhões, observando algumas recomendações:
- Fazer revisão a cada 10 mil km para verificar se todos os itens e peças estão em condições apropriadas para viagem.
- Atentar-se às peças soldadas ou consertadas, pois caso elas sejam aplicadas de forma inadequada podem acarretar acidentes graves e com o tempo se romper, fazendo com que o motorista perca o controle do veículo.
- Em qualquer caso de necessidade ou mesmo rotina, o caminhão deve ser levado para uma oficina equipada e com profissionais treinados e habilitados para a realização dos serviços. Fazer uma avaliação ou manutenção errada faz a empresa perder tempo e dinheiro.
- Use sempre produtos de qualidade e procedência nos serviços de reposição corretiva ou preventiva.
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