Revisões de férias, frotas em paradas preventivas no final do ano, clientes aproveitando o período de festas para as manutenções veiculares. E você? Já preparou seu estoque para essa demanda?
Esse período das festas de fim de ano e férias escolares é propício para as empresas e profissionais do setor de transporte, além de proprietários de veículos em geral, fazerem as revisões programadas e as manutenções adiadas ao longo do ano.
Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, tradicionalmente, acontece um aumento no volume de passagens nas oficinas mecânicas, demandando mão de obra, peças de reposição e outros insumos necessários, como lubrificantes, ferramentas e equipamentos.
Esta oportunidade de negócios e geração de receita também carrega uma ameaça: a falta de peças, ou pior, peças de baixa qualidade no seu estoque.
É fundamental fazer uma análise e programação de estoque tendo como base o histórico de demanda dos anos anteriores. Sabendo quais itens apresentam maior demanda neste período é possível organizar e abastecer seu estoque com itens de mas de qualidade assegurada (como Albarus, Spicer e Victor Reinz) que serão demandados nos serviços deste período, reduzindo o tempo de parada do veículo e espera do cliente.
Em geral, as empresas realizam um balanço do estoque por questões contábeis, avaliando qual o capital imobilizado no estoque, mas ficar atento ao controle de estoque da empresa vai muito além. Quando bem gerenciado, evita o acúmulo ou a falta de produtos e ajuda a controlar as finanças e o espaço físico, é claro, mas também evita perda de tempo e ociosidade da equipe. Afinal, horas perdidas, não são horas de trabalho e não geram resultado.
Entre os principais problemas de um controle de estoque mal feito estão:
- Indisponibilidade de produtos com alta procura.
- Excesso de produtos com baixa procura.
- Estoque desatualizado e com informações divergentes (tem, mas ninguém sabia ou não tem e todos achavam que tinha).
- Produtos descartados por deterioração ou obsolescência.
- Desconhecimento da mercadoria disponível e do seu perfil de entrada/saída/retorno.
- Falta de estoque de segurança.
Além de ter a quantidade certa de itens em estoque, levando em consideração períodos sazonais e histórico de vendas, a gestão eficiente do controle de estoque reduz as chances de perdas, compras erradas ou itens sem giro.
Etapas para garantir a qualidade e disponibilidade do estoque
Registro: se refere à classificação dos produtos – do modelo ao custo.
Fiscalização: envolve tanto o controle dos produtos como o tributário.
Gestão: é a parte estratégica do processo, em que se analisam os indicadores para melhorar a operação.
Tempo de reposição: é o intervalo de tempo referente a identificação da necessidade do item, localização do item no seu fornecedor, emissão do pedido de compra do produto e seu recebimento pela empresa.
Seu estoque de itens Albarus, Spicer e Victor Reinz já está garantido? Ainda não? Avalie quais as aplicações podem gerar maior demanda e entre em contato com seu fornecedor (atacado ou varejo parceiro Dana em todo o Brasil) e faça o seu pedido.
A oportunidade é agora e seu cliente não pode ficar esperando!