Dados do mercado de reparação automotiva e comércio de autopeças nos três primeiros meses de 2022 indicam crescimento no volume de serviços e aumentam a expectativa de um bom desempenho neste ano. Saiba como está o aftermarket automotivo e o que mudou após o período crítico causado pela pandemia.
Mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia nos dois anos anteriores o mercado de reparação automotiva continua tendo um bom desempenho. Essa reação era prevista. Com a situação voltando a procedimentos mais próximos do normal e a crise mundial na saúde causada pela covid-19 arrefecendo, era esperado que os indicadores econômicos do setor apontassem um desempenho ainda melhor.
Em 2021, enquanto a indústria em geral enfrentava diversos desafios e queda no desempenho, o setor de autopeças e reparação automotiva avançava, crescendo 25,2% no faturamento, alcançando a marca de R$ 158,1 bilhões e abrindo perspectivas positivas para 2022.
Essa expectativa se confirmou até o momento, com o 1º trimestre de 2022 superando em 12% os números de igual período no ano anterior (2021) e uma tendência de crescimento constante e sustentável para os próximos períodos.
Com o desabastecimento de itens eletrônicos nas linhas de montagem das montadoras em todo o mundo e a alta do preço do combustível, a venda de veículos novos cresceu muito menos que o esperado pelo setor, elevando o comércio de usados e seminovos, setor que só não vive um momento melhor pela alta na taxa de juros, o que dificulta o acesso a linhas de crédito e financiamento.
Com o preço elevado dos veículos novos, falta de componentes automotivos nas linhas de produção das montadoras e os juros em patamar estratosférico, muitos preferem ficar por mais tempo com o mesmo veículo (aumentando a demanda por manutenção) ou vão em busca de veículos usados. Isso significa que para cada veículo novo vendido, em média, 3,1 carros usados são negociados.
Aliás, o mercado de veículos usados é um espelho invertido do mercado de veículos novos e um reflexo direto no mercado de reparação automotiva, ou seja, se a venda de veículos novos cai, aumenta o comércio de usados e seminovos e, consequentemente, aumenta a demanda por serviços de reparação.
O mercado de reparação automotiva, como visto, está crescendo e mostrando sua capacidade de se reinventar em tempos de crise. Além disso, há uma forte tendência para manutenção de veículos cada vez mais tecnológicos.
Conclusão: a reparação automotiva tende a crescer (ainda mais) em 2022. E você e sua empresa? Estão prontos para acompanhar essa demanda?