Serviços e peças para utilitários: um nicho de mercado em crescimento

Com as restrições de circulação de veículos pesados pelos grandes centros urbanos e a crescente demanda por transporte de cargas e passageiros, algumas empresas de reparação e comércio de autopeças já descobriram este filão de oportunidades

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, até 2018, última data do censo realizado pelo órgão, existiam quase 900 mil veículos classificados como utilitários e mais de 7,5 milhões de caminhonetes e picapes médias em circulação pelo País, de uma frota total estimada em mais de 65 milhões de veículos.

Na esteira desse potencial de serviços e fornecimento de peças, centenas de empresas buscaram especialização para atender estes clientes/proprietários destes veículos. Esse interesse pelo segmento é inteiramente justificado por três fatores:

  • Necessidade imediata de disponibilidade do veículo ao cliente, uma vez que ele é um instrumento de trabalho (veículo parado = faturamento zero),
  • Uso intensivo do veículo (praticamente 7 dias da semana) e
  • Tíquete médio do serviço/peças.

Entretanto, este não é um nicho de serviço para aventureiros. Antes de decidir por esta especialização é importante realizar algumas adequações ao seu negócio.

Informação e qualificação – Para atender esse mercado é necessário conhecer de veículos com motores da linha leve (gasolina, etanol e GNV) e da linha Diesel. Você e sua equipe precisaram saber realizar o reparo em todos tipos de motor.

Fornecedores especializados no segmento – Peças, ferramentas e outros insumos para os serviços de reparação são primordiais para um atendimento rápido e eficaz. E lembre-se: o veículo é o instrumento de trabalho do cliente. Van ou picape parada é prejuízo na certa para o cliente.

Elevador automotivo com capacidade acima de 2.3 mil kg – O elevador automotivo da linha leve não pode ser utilizado nos serviços de reparo de utilitários, picapes e vans. Como parte da manutenção e reparação os elevadores são usados todos os dias é importante ter disponível esta ferramenta para serviços de undercar.

Funcionários especializados – O primeiro passo é fazer a seleção de uma equipe especializada. Escolha profissionais qualificados com perfil atualizado sobre o mercado automotivo e que tenham bons conhecimentos para trabalhar com estes veículos.

Sua oficina pode investir também em treinamento para capacitar funcionários para estes serviços específicos.

Público-alvo definido – Se quer atender proprietários de utilitários, picapes e vans selecione os locais onde fará sua divulgação. Escolas, empresas de transporte de pessoas, pequenos negócios de transporte de carga e entregas podem ser uma boa base para iniciar seus atendimentos.

Divulgação – Após ter seu público-alvo definido, é fundamental definir uma estratégia de marketing. Sua mensagem deve conter os atrativos que farão o cliente decidir pela sua empresa e não pelo concorrente. Qualidade, rapidez no atendimento, garantia das peças e serviços, especialização no segmento, facilidades ao cliente e, é claro, preço justo são alguns dos principais diferenciais que podem capturar este cliente.

Divulgue sua marca pela região que você pretende atender, faça parcerias com estabelecimentos vizinhos e esteja presente na internet com site e blog e nas redes sociais.

A Dana apoia você

No que depender da Dana, pode contar conosco. Temos uma linha completa de aplicações para este nicho de mercado, com produtos Spicer, Albarus, AlbarusShocks e Victor Reinz, além do nosso acervo de informações técnicas em vídeos e impressos para orientar sua equipe nos serviços de reparação com utilitários, picapes e vans.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]