• A Empresa
    • Visão geral
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Visão geral
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Notícias
  • Investidores
  • Fornecedores
  • A Empresa
    • Visão geral
    • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
 Busca

Dana Informa

Home / Mercados / Aftermarket / Dana Informa / Serviços e peças para utilitários: um nicho de mercado em crescimento
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
  • Aftermarket
    • Lançamentos
    • Dana Informa
    • Danatureza
    • Garantia

Serviços e peças para utilitários: um nicho de mercado em crescimento

27 janeiro, 2020

Com as restrições de circulação de veículos pesados pelos grandes centros urbanos e a crescente demanda por transporte de cargas e passageiros, algumas empresas de reparação e comércio de autopeças já descobriram este filão de oportunidades

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, até 2018, última data do censo realizado pelo órgão, existiam quase 900 mil veículos classificados como utilitários e mais de 7,5 milhões de caminhonetes e picapes médias em circulação pelo País, de uma frota total estimada em mais de 65 milhões de veículos.

Na esteira desse potencial de serviços e fornecimento de peças, centenas de empresas buscaram especialização para atender estes clientes/proprietários destes veículos. Esse interesse pelo segmento é inteiramente justificado por três fatores:

  • Necessidade imediata de disponibilidade do veículo ao cliente, uma vez que ele é um instrumento de trabalho (veículo parado = faturamento zero),
  • Uso intensivo do veículo (praticamente 7 dias da semana) e
  • Tíquete médio do serviço/peças.

Entretanto, este não é um nicho de serviço para aventureiros. Antes de decidir por esta especialização é importante realizar algumas adequações ao seu negócio.

Informação e qualificação – Para atender esse mercado é necessário conhecer de veículos com motores da linha leve (gasolina, etanol e GNV) e da linha Diesel. Você e sua equipe precisaram saber realizar o reparo em todos tipos de motor.

Fornecedores especializados no segmento – Peças, ferramentas e outros insumos para os serviços de reparação são primordiais para um atendimento rápido e eficaz. E lembre-se: o veículo é o instrumento de trabalho do cliente. Van ou picape parada é prejuízo na certa para o cliente.

Elevador automotivo com capacidade acima de 2.3 mil kg – O elevador automotivo da linha leve não pode ser utilizado nos serviços de reparo de utilitários, picapes e vans. Como parte da manutenção e reparação os elevadores são usados todos os dias é importante ter disponível esta ferramenta para serviços de undercar.

Funcionários especializados – O primeiro passo é fazer a seleção de uma equipe especializada. Escolha profissionais qualificados com perfil atualizado sobre o mercado automotivo e que tenham bons conhecimentos para trabalhar com estes veículos.

Sua oficina pode investir também em treinamento para capacitar funcionários para estes serviços específicos.

Público-alvo definido – Se quer atender proprietários de utilitários, picapes e vans selecione os locais onde fará sua divulgação. Escolas, empresas de transporte de pessoas, pequenos negócios de transporte de carga e entregas podem ser uma boa base para iniciar seus atendimentos.

Divulgação – Após ter seu público-alvo definido, é fundamental definir uma estratégia de marketing. Sua mensagem deve conter os atrativos que farão o cliente decidir pela sua empresa e não pelo concorrente. Qualidade, rapidez no atendimento, garantia das peças e serviços, especialização no segmento, facilidades ao cliente e, é claro, preço justo são alguns dos principais diferenciais que podem capturar este cliente.

Divulgue sua marca pela região que você pretende atender, faça parcerias com estabelecimentos vizinhos e esteja presente na internet com site e blog e nas redes sociais.

A Dana apoia você

No que depender da Dana, pode contar conosco. Temos uma linha completa de aplicações para este nicho de mercado, com produtos Spicer, Albarus, AlbarusShocks e Victor Reinz, além do nosso acervo de informações técnicas em vídeos e impressos para orientar sua equipe nos serviços de reparação com utilitários, picapes e vans.

  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
Relatório Anual 2023 Relatório Anual 2023
Veja mais
A Empresa
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Tecnologia e Inovação
  • Liderança
  • Marcas
Produtos
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
Mercados
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
  • Aftermarket
  • e-Mobilidade
Dana
  • Certificações
  • Política Ambiental
  • Política Anticorrupção
  • Política de Saúde & Segurança do Trabalho
  • Política da Qualidade
  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
Contato
  • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
  • Termos de uso
  • Política de privacidade
  • Mapa do site
  • LinkedIn
© 2025 Dana Limited. Todos os direitos reservados.