Com as restrições de circulação de veículos pesados pelos grandes centros urbanos e a crescente demanda por transporte de cargas e passageiros, algumas empresas de reparação e comércio de autopeças já descobriram este filão de oportunidades
Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, até 2018, última data do censo realizado pelo órgão, existiam quase 900 mil veículos classificados como utilitários e mais de 7,5 milhões de caminhonetes e picapes médias em circulação pelo País, de uma frota total estimada em mais de 65 milhões de veículos.
Na esteira desse potencial de serviços e fornecimento de peças, centenas de empresas buscaram especialização para atender estes clientes/proprietários destes veículos. Esse interesse pelo segmento é inteiramente justificado por três fatores:
- Necessidade imediata de disponibilidade do veículo ao cliente, uma vez que ele é um instrumento de trabalho (veículo parado = faturamento zero),
- Uso intensivo do veículo (praticamente 7 dias da semana) e
- Tíquete médio do serviço/peças.
Entretanto, este não é um nicho de serviço para aventureiros. Antes de decidir por esta especialização é importante realizar algumas adequações ao seu negócio.
Informação e qualificação – Para atender esse mercado é necessário conhecer de veículos com motores da linha leve (gasolina, etanol e GNV) e da linha Diesel. Você e sua equipe precisaram saber realizar o reparo em todos tipos de motor.
Fornecedores especializados no segmento – Peças, ferramentas e outros insumos para os serviços de reparação são primordiais para um atendimento rápido e eficaz. E lembre-se: o veículo é o instrumento de trabalho do cliente. Van ou picape parada é prejuízo na certa para o cliente.
Elevador automotivo com capacidade acima de 2.3 mil kg – O elevador automotivo da linha leve não pode ser utilizado nos serviços de reparo de utilitários, picapes e vans. Como parte da manutenção e reparação os elevadores são usados todos os dias é importante ter disponível esta ferramenta para serviços de undercar.
Funcionários especializados – O primeiro passo é fazer a seleção de uma equipe especializada. Escolha profissionais qualificados com perfil atualizado sobre o mercado automotivo e que tenham bons conhecimentos para trabalhar com estes veículos.
Sua oficina pode investir também em treinamento para capacitar funcionários para estes serviços específicos.
Público-alvo definido – Se quer atender proprietários de utilitários, picapes e vans selecione os locais onde fará sua divulgação. Escolas, empresas de transporte de pessoas, pequenos negócios de transporte de carga e entregas podem ser uma boa base para iniciar seus atendimentos.
Divulgação – Após ter seu público-alvo definido, é fundamental definir uma estratégia de marketing. Sua mensagem deve conter os atrativos que farão o cliente decidir pela sua empresa e não pelo concorrente. Qualidade, rapidez no atendimento, garantia das peças e serviços, especialização no segmento, facilidades ao cliente e, é claro, preço justo são alguns dos principais diferenciais que podem capturar este cliente.
Divulgue sua marca pela região que você pretende atender, faça parcerias com estabelecimentos vizinhos e esteja presente na internet com site e blog e nas redes sociais.
A Dana apoia você
No que depender da Dana, pode contar conosco. Temos uma linha completa de aplicações para este nicho de mercado, com produtos Spicer, Albarus, AlbarusShocks e Victor Reinz, além do nosso acervo de informações técnicas em vídeos e impressos para orientar sua equipe nos serviços de reparação com utilitários, picapes e vans.