Os proprietários de veículos deixaram a manutenção para depois durante a pandemia e isso representa uma demanda por serviços com a volta gradual das atividades. Existe em média três reparos por veículo esperando para serem realizados. E sua empresa? Quantos destes clientes vai atender?
Desde o início da pandemia pelo novo coronavírus diversos segmentos econômicos tiveram suas atividades reduzidas, alguns pela obrigatoriedade de manterem-se fechados, outros pela ausência de clientes.
No setor de reparação automotiva essa queda também foi percebida, pois, apesar das oficinas não serem proibidas de atender aos clientes, muitos consumidores adiaram a realização dos serviços de manutenção ou reparação automotiva.
Essa situação criou um represamento de serviços que agora começam a voltar para as oficinas, alguns pela consciência do proprietário sobre a importância da manutenção de seu veículo e uma grande maioria pela necessidade, uma vez que o que era um probleminha agora incomoda e atrapalha o bom funcionamento do veículo.
Esses serviços não feitos durante a pandemia estão batendo nas portas das oficinas mecânicas que já começaram a perceber um aumento nas comercializações de produtos e serviços. Segundo dados coletados por sindicatos do setor e empresas especializadas em pesquisa desde março de 2020 as oficinas já percebem um crescimento de 80% no volume de serviços, sendo que na venda de serviços online esse índice chegou a 89% durante a pandemia.
Esses estudos indicam que existem em média três serviços não feitos por veículo e os mais buscados são:
- Elétricos e eletrônica embarcada;
- Reparos de funilaria automotiva;
- Mecânica geral.
Esse movimento em busca de serviços de manutenção automotiva é reforçado também pelo adiamento na troca do veículo. Com as incertezas geradas pela pandemia, quem estava preparando para trocar de carro agora vai fazer manutenção do veículo e guardar o dinheiro, esperando por um momento melhor para fazer uma nova aquisição.
Nos serviços de natureza mecânica, os principais reparos por fazer sâo:
Revisão dos componentes de Freio – Além dos componentes como pastilhas e discos de freio, itens com desgaste constante, a checagem do sistema hidráulico e cabos de acionamento é de extrema importância para a segurança.
Sistema de Arrefecimento – Por serem componentes que atuam na refrigeração do motor exigem constantes cuidados para não acarretar prejuízos. Verificar o nível do líquido e concentração da solução água e aditivo, junto com a avaliação e troca, se necessário, de sensores e atuadores do controle de temperatura são ocorrências de simples correção, mas que podem gerar grandes prejuizos se não forem reparados.
Troca de óleo do motor – É um dos serviços mais frequentes dentro da oficina mecânica e, mesmo sendo um procedimento simples, é importantíssimo para manter o bom funcionamento do veículo. Com a redução do trânsito pelo distanciamento social, home office e aulas on-line serviços de troca do lubrifivcante e substituição de filtros foram adiados, mas continuam imprescindiveis.
Suspensão e direção – Aqueles pequenos barulhinhos e ruidos durante a rodagem ou ao passar em obstáculos não depareceram pela pouca utilização do veículo nestes quase cinco meses de pandemia. Pelo contrário, o barulhinho agora ficou mais nítido e frequente. Isso exige uma completa revisão de buchas, coxins, batentes, amortecedores, bandejas e rolamentos. Adiar a manutenção por mais tempo ou deixar de fazê-la irá comprometer outros itens e elevar o orçamento apresentado ao cliente.
Agora é só esperar os clientes chegarem, né? Com certeza, não!
É sua vez de ser proativo e chamar estes clientes para sua oficina. Crie campanhas de eslarecimento sobre a importância da mantenção do veículo e faça promoções para entrar em contato com seus clientes.
Não espere ele pesquisar em outras empresas. Chame-o para uma revisão gratuita e ofereça facilidades para acelerar sua decisão. Seja o lembrete sobre os cuidados necessários com o veículo.
E não se esqueça: peças de qualidade são a base de um bom serviço. Para isso, você pode contar com os produtos das marcas Dana. Albarus, Spícer e Victor Reinz. É Dana? Então manda!