• A Empresa
    • Visão geral
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Visão geral
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Notícias
  • Investidores
  • Fornecedores
  • A Empresa
    • Visão geral
    • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
 Busca

Dana Informa

Home / Mercados / Aftermarket / Dana Informa / Seis erros e um acerto na troca da junta homocinética
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
  • Aftermarket
    • Lançamentos
    • Dana Informa
    • Danatureza
    • Garantia

Seis erros e um acerto na troca da junta homocinética

25 julho, 2025

Ela tem a função de transmitir a força do motor para as rodas de forma eficiente, permitindo que o carro se mova, mesmo quando as rodas estão girando em diferentes ângulos. Conheça os descuidos mais comuns que podem comprometer a troca da junta homocinética e um cuidado indispensável para acertar na escolha.

A junta homocinética transmite potência em diversos ângulos e em velocidades de rotação constantes. Em um carro com tração dianteira, a junta permite que o eixo de transmissão e a roda girem harmoniosamente enquanto a direção e a suspensão se movem.

A junta homocinética pode falhar devido a diversos fatores, incluindo desgaste natural, falhas na vedação da coifa, problemas com as abraçadeiras, impactos e até mesmo a forma de condução do motorista. Contaminação da graxa, vazamentos na coifa e a falta de lubrificação adequada são as causas mais comuns de desgaste.

Conheça agora seis erros a serem evitados na substituição da junta homocinética:

1 – Alinhamento de eixos – Se houver desalinhamento no Subchassi ou os suportes estiverem desalinhados, a geometria das juntas será alterada. A junta homocinética possui um ângulo máximo de operação. A maioria das juntas homocinéticas permite um certo ângulo de movimentação; entretanto, ângulos excessivos por períodos prolongados podem causar desgaste na pista e nas esferas da junta homocinética.

2 – Eixo errado – Podem ocorrer problemas com um eixo errado se ele não for encomendado corretamente. Cada veículo requer um comprimento do eixo da transmissão específico e um erro de aplicação, mesmo que de apenas alguns milímetros, pode fazer com que a junta homocinética seja submetida a tensões ou folgas, danificando as superfícies das esferas, rolamentos e pistas.

3 – Alinhamento – Se uma junta homocinética estiver com defeito, verifique o estado da suspensão. Componentes empenados podem alterar a amplitude de movimento da junta. No suporte de alinhamento, certifique-se de verificar o ângulo dos braços de direção ou se existem barras de suspensão empenadas.

4 – Graxa em demasia – Nunca adicione muita graxa a uma junta homocinética. A junta homocinética pode aquecer por alguns fatores e o calor pode fazer com que a graxa e o ar dentro da junta se expandam. A pressão pode fazer com que a coifa seja forçada a se soltar do corpo da junta.

5 – Vedações – Ao instalar um novo eixo ou semieixo, um erro é não cuidar das vedações na transmissão, no diferencial ou na caixa de transferência. A maioria das vedações é montada em um eixo e normalmente possui um lábio e uma mola que o prendem ao eixo. Ao instalar uma vedação, leve o tempo necessário para instalá-la. Estrias podem danificar a vedação e causar vazamentos. Certifique-se de que a vedação esteja instalada na posição correta.

6 – Substituir apenas a coifa – Uma das causas mais comuns de desgaste da junta homocinética é a contaminação da graxa com resíduos que entram devido à falha de vedação da coifa, tornando-a uma pasta abrasiva que prejudica a superfície de trabalho dos rolamentos. O desgaste geralmente ocorre na gaiola, na engrenagem e na capa e, uma vez danificadas, as superfícies tratadas termicamente geralmente não podem ser restauradas. É melhor trocar a junta homocinética e não esquecer de instalar uma nova coifa e graxa na quantidade e especificação corretas.

Um acerto

Sempre que precisar substituir uma junta homocinética no veículo, use as juntas homocinéticas Spicer.

As juntas homocinéticas Spicer são reconhecidas pela sua alta qualidade e durabilidade, sendo a escolha certa para reparos em veículos. Elas se destacam pela precisão na fabricação, garantindo um bom funcionamento do sistema de transmissão.

Além disso, as juntas Spicer são projetadas para suportar altas temperaturas, choques mecânicos e altas rotações, transmitindo torque de forma eficiente.

Durabilidade, confiabilidade e precisão, então sua escolha só pode ser uma: Juntas Homocinéticas Spicer.

 

  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
Relatório Anual 2023 Relatório Anual 2023
Veja mais
A Empresa
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Tecnologia e Inovação
  • Liderança
  • Marcas
Produtos
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
Mercados
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
  • Aftermarket
  • e-Mobilidade
Dana
  • Certificações
  • Política Ambiental
  • Política Anticorrupção
  • Política de Saúde & Segurança do Trabalho
  • Política da Qualidade
  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
Contato
  • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
  • Termos de uso
  • Política de privacidade
  • Mapa do site
  • LinkedIn
© 2025 Dana Limited. Todos os direitos reservados.